Nos dois artigos anteriores, foi enfatizado que uma vez que um determinado investidor tenha decidido pela realização de um projeto, será importante acompanhar, periodicamente, o desempenho econômico-financeiro do investimento, o que poderá ser executado de diversas formas distintas, sendo uma das alternativas mais usuais, a implementação de um controle baseado em índices de desempenho, sendo que dentre as inúmeras possibilidades de indicadores de desempenho financeiro seria possível destacar os seguintes 12 exemplos, que por motivo de espaço, foram comentados parcialmente nos textos anteriores, em número de seis.
[(1) Faturamento, com foco no faturamento bruto, definido como Faturamento bruto = Preço unitário de venda x Quantidade vendida; e faturamento líquido, definido como Faturamento líquido = Faturamento bruto – Deduções de vendas – Impostos sobre vendas; (2) Lucro bruto e lucro líquido, definidos, respectivamente, como Lucro bruto = Receita total – Custos relacionados à produção; e Lucro líquido = Receita total – Custos e despesas totais; (3) Ponto de equilíbrio (break even point), definido como Ponto de equilíbrio = Custos e despesas fixas / Margem de contribuição; (4) Margem de lucro, definidas, respectivamente, nas formas bruta e líquida, sendo Margem de lucro bruta = Lucro bruto / Receita líquida x 100; e por sua vez, Margem de lucro líquida = Lucro líquido / Receita líquida x 100; (5) Margem de contribuição, definida como Margem de contribuição = (Custos variáveis + Despesas variáveis) / Faturamento x 100; e (6) Liquidez corrente, definida como Liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante], e sendo comentados em adição, ainda parcialmente, neste texto e, em complemento final, no próximo artigo.
Indicador de desempenho financeiro nº 7 – EBITDA – A sigla EBITDA significa “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”, ou seja, em livre tradução, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Como a própria denominação sugere, o EBITDA indica o potencial de quanto a empresa gera de recursos financeiros sem levar em consideração os desembolsos relacionados com as despesas financeiras e os impostos. A geração de caixa, neste indicador, é inicialmente estimada, por aproximação, na medida em que do lucro (contábil) são deduzidos os juros e as despesas com depreciação do valor dos ativos tangíveis e com amortização do valor dos ativos intangíveis.
Para calcular este indicador, será necessário utilizar a seguinte fórmula: EBITDA = Lucro operacional + depreciação + amortização. No caso, o lucro operacional é aquele gerado pela operação do negócio, subtraindo as despesas administrativas, comerciais e operacionais (Lucro operacional = lucro bruto – [despesas operacionais + receitas operacionais]). Portanto, as despesas e as receitas financeiras não devem ser consideradas como despesas ou receitas operacionais, para fins do cálculo do EBITDA.
Indicador de desempenho financeiro nº 8 – Lucratividade – A lucratividade indica quanto um negócio efetivamente gerou de lucro, em relação ao volume total de receitas. Quando uma empresa vende um produto ou um serviço, o preço cobrado não é totalmente destinado ao negócio, já que há custos, tais como, por exemplo, mão de obra, insumos, máquinas e equipamentos, dentre outros, assim como há despesas, tais como, por exemplo, pessoal administrativo, material de escritório e informática, dentre outras. Logo, em termos simplificados, a lucratividade serve para entender a relação percentual entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas.
Para calcular este indicador, será necessário utilizar a seguinte fórmula: Lucratividade = Lucro líquido / Receita líquida x 100. A porcentagem resultante deste cálculo pode ser utilizada para avaliar a capacidade da empresa de gerar lucro para sócios e acionistas, além de servir como parâmetro para comparações de evolução histórica e com a concorrência.
Indicador de desempenho financeiro nº 9 – Rentabilidade – É comum a confusão entre os conceitos de rentabilidade e de lucratividade, pois, de fato, são indicadores financeiros muito semelhantes. Todavia, enquanto a lucratividade representa o que a empresa lucrou em relação ao volume total de receitas, a rentabilidade compara os ganhos em relação aos investimentos realizados no negócio.
Logo, este indicador demonstra o quanto a empresa é capaz de gerar de retorno econômico a partir do capital investido em determinados ativos, por meio da utilização da seguinte fórmula: Rentabilidade = Lucro líquido / Investimento x 100. Nesta fórmula, investimento não é o capital social aplicado na companhia, e sim o investimento que foi realizado em máquinas, equipamentos e em outros ativos que estejam diretamente ligados com a produção.
Indicador de desempenho financeiro nº 10 – ROI – O indicador conhecido pela sigla ROI (derivada da expressão em inglês, Return on Investment) corresponde ao Retorno sobre Investimento, sendo uma métrica utilizada para identificar o quanto a empresa ganha em retorno econômico a partir dos investimentos realizados. Por meio deste indicador a empresa pode verificar qual foi o ganho (ou a perda) obtido em determinado período. A fórmula deste indicador é uma das mais conhecidas do mundo corporativo: ROI = (Ganho obtido – Valor do investimento) / Valor do investimento x 100.
É possível apurar o cálculo do ROI para medir o retorno do valor investido em produtos, serviços, campanhas, treinamentos e em qualquer outra atividade da empresa. Além disto, o ROI é um importante parâmetro para comparar o retorno de determinada empresa com o de outras companhias do mesmo segmento econômico. Sejam, por exemplo, os seguintes resultados obtidos para três diferentes campanhas de vendas. Na Campanha 1, foram investidos R$ 15 mil, resultando em vendas adicionais de R$ 25 mil. Na Campanha 2, foram investidos R$ 20 mil, resultando em vendas adicionais de R$ 35 mil.
Na Campanha 3, foram investidos R$ 10 mil, resultando em vendas adicionais de R$ 20 mil. Neste cenário, seria possível calcular que: Campanha 1 – ROI = [(25 – 15) / 15] x 100 = 67%, ou seja, isto significaria dizer, em outras palavras, que a cada R$ 1,00 investido houve um retorno de R$ 1,67 reais. Campanha 2 – ROI = [(35 – 20) / 20] x 100 = 75%, ou seja, isto significaria dizer, em outras palavras, que a cada R$ 1,00 investido houve um retorno de R$ 1,75. Campanha 3 – ROI = [(20 – 10) / 10] x 100 = 100%, ou seja, isto significaria dizer, em outras palavras, que a cada R$ 1,00 investido houve um retorno de R$ 2,00.