Suellen Escariz
Suellen Escariz
Pelo mundo

Reflexão sobre a vida

Muitos são os caminhos propostos pela vida. Ela faz-se de descobertas, repetições, coragem e fé.

Compartilhe:
28 de junho de 2024
Vinicius Palermo
Reflexão sobre a vida
Vale a pena "perder tempo" contando minutos?

Muitos são os caminhos propostos pela vida. Ela faz-se de descobertas, repetições, coragem e fé. Às vezes, a intuição dá algumas dicas, outras vezes sonhamos, e outras vezes não acreditamos nem quando acontece.

Lágrimas de decepção misturam-se a sorrisos saudosos, a vontade de sumir em constante queda de braço com a certeza do propósito. Um dia, milhares de emoções, uma vida que, ainda assim, parece passar rápido.

E o tempo que passa, é o tempo que leva, e não vale a pena perder tempo contando minutos, o melhor é misturar os minutos com horas e dar sentido à vida, pra deixar de contar tempo e passar a contar história.

Por que desaprendemos tanto? Por que precisamos voltar ao lugar da dor?

Por que a vida é sempre igual e ainda nos desafia com surpresas?

Surpresas que fazem rir, surpresas que fazem chorar… Por que é sempre o mesmo a se desculpar? Por que são sempre os mesmos a fazer o melhor enquanto sementes ruins são plantadas?

Porque o joio precisa crescer junto com o trigo, de outra maneira o trigo morre, dessa forma, o trigo cresce, sobrevive, fica forte, e no tempo oportuno, o joio é jogado fora.

Conviver, reviver, e de novo, não saber. Sonhos realizados também carregam nuvens pesadas. É preciso dançar na chuva, ver a manhã que nasce com alegria.

Esperar com paciência que as águas passem e se acalmem. Às vezes, o maior controle que se pode ter é soltar a corda. A liberdade de compreender que não temos controle sobre a vida traz leveza e descanso.

É importante valorizar cada passo, cada mudança, cada vitória, por menor que pareça, nos faz melhor que ontem. A compreensão de que a mudança é uma constante torna-se um auxílio para quem gosta de rotinas, é sempre certo que algo mudará, a inteligência emocional está em adaptar-se da melhor forma.

Quem mais rápido compreende que a vida dificilmente será plena em todas as áreas, mas que são as adversidades que trazem valor ao que realmente importa, e ensinam a olhar com otimismo para o que está por vir, será aquele que encontrará o sentido para o qual estamos aqui.

A gratidão será sempre a melhor amiga da felicidade. E a felicidade não mora nas certezas ou em estar sempre no controle.

A felicidade não nasce de todas as vontades cumpridas, nasce das vontades resistidas que tornam o sonho realizado muito mais esperado e comemorado.

A gratidão torna o dia cinza cheio de cor, faz valer superar a dor e o medo. Para ver as cores da manhã, é preciso acordar cedo.

Para saber o sabor de vencer, é preciso aprender a perder primeiro.

E a vida vai sendo formada por dias de alegria, por dias de sossego, por dias de tristeza, por dias de medo.

A coragem faz sua parte quando, apesar de tudo, a decisão é tomada, o passo é dado, a mudança é encarada com alegria e gratidão.

Mais um dia para pensar, acalmar emoções e sentimentos, compreender que as coisas acabam por ser como devem ser e há beleza na vida. Por mais que a colheita pareça incerta e aparente demorar, ela vem no tempo oportuno.

Aqueles que perseveram, encontram respostas.

Aqueles que continuam, encontram a saída.

Aqueles que permanecem em fé, conseguem ver antes que aconteça.

A vida é feita de escolhas, desafios, emoções e propósitos. Nesses passos encontram-se as respostas.

Quem terá coragem de fazer as perguntas certas?

Quem estará pronto a ouvir?

Quando o mundo anda tão acelerado, conseguir um minuto para refletir será a diferença para seguir.

Fica o convite a parar, pensar, lembrar, planejar, sonhar. Fechar os olhos para ouvir a verdadeira razão. Encontrar as respostas a tanto tempo esperadas, acreditando que o melhor está por vir.


Suellen Escariz – Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – Instagram