Registro empresarial
Registro empresarial

Jucema apresenta avanços dos 100 dias de governo

Balanço dos primeiros meses de trabalho na Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) é o destaque da coluna desta semana.

Compartilhe:
28 de abril de 2023
Vinicius Palermo
Jucema apresenta avanços dos 100 dias de governo
Jucema apresentou balanço em reunião em São Luís (MA)

Representantes das entidades empresariais maranhenses que compõe o vocalato da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) conheceram as principais realizações do Governo do Maranhão nos primeiros 100 dias da gestão de 2023. A apresentação foi feita pelo presidente Sérgio Sombra durante reunião plenária na sede do órgão, em São Luís (MA). Além do balanço do primeiro trimestre do governador Carlos Brandão, o presidente apresentou também os principais avanços no ambiente de negócios consolidados pela Junta Comercial durante o período em referência.

Sérgio Sombra destacou que a gestão estadual cumpriu metas importantes nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, segurança, cidadania, esporte, lazer e inclusão digital. Já na pauta do registro de empresas, o gestor apresentou dados estatísticos que comprovam o aquecimento no ambiente de negócios com a formalização de mais de 13 mil negócios no primeiro trimestre deste ano. O gestor abordou ainda os avanços da Fase 2 do Empresa Fácil, o cronograma de treinamentos técnicos nos municípios maranhenses e enfatizou as políticas de incentivo ao empreendedorismo, em especial às voltadas para o fortalecimento das micro e pequenas empresas.

A presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Socorro Noronha, falou da importância de manter a política de apoio aos empreendedores e o fortalecimento entre o poder público e privado. “Os números da abertura de empresas mostram a força do comércio na economia e o quanto é importante fortalecer o setor. Entendemos que esse é o caminho para o desenvolvimento, geração de emprego e renda”.


JucisRS: Lauren Momback é reconduzida à presidência

A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS -, Lauren de Vargas Momback, foi reconduzida ao cargo ontem (26), conforme publicação na página 8 do Diário Oficial do Estado. Primeira mulher a assumir a gestão da autarquia em 145 anos de fundação em 3 de agosto de 2020, Lauren em sua gestão tem como principais diretrizes o desenvolvimento e a melhoria do ambiente de negócios no estado do RS.

Desde que está à frente da JucisRS, o Rio Grande do Sul passou a liderar o Ranking do Ministério da Economia de Classificação de Atividades de Baixo Risco. A Junta Comercial ampliou o número de atividades consideradas de baixo risco de 24 para 770. Com a nova tabela de riscos, os empreendedores passaram a ter mais possibilidades para a abertura de empresas individuais e limitadas. Com a adesão dos municípios gaúchos ao Tudo Fácil Empresas, os empreendedores agora levam, no máximo, dez minutos para registrarem um empreendimento.

Lauren agradece ao governador Eduardo Leite pela confiança em seu trabalho a reconduzindo ao cargo. “Sou muito grata pela parceria com o governo estadual que está me possibilitando dar continuidade ao trabalho que estou desenvolvendo e aos novos projetos que envolvem o Registro Mercantil”, finaliza. (Com Denise Rodrigues / Ascom JucisRS).


Polícia Rodoviária Federal recebe comitiva da Jucepar

Na última quarta-feira, o presidente e vice-presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni de Mello e Sebastião Motta, visitaram a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná. A visita foi marcada por uma reunião entre os membros da Jucepar e o superintendente, Fernando César Oliveira e superintendente-executivo, Sergio Carvalho.

Durante a reunião, foram discutidos diversos temas relacionados à parceria entre a Jucepar e a PRF, visando uma atuação conjunta em prol da segurança e da legalidade no transporte no estado do Paraná. Os representantes da Jucepar apresentaram suas demandas e propostas para uma cooperação mais efetiva com a PRF, com o objetivo de garantir um ambiente seguro e propício para o desenvolvimento econômico do estado.

O superintendente recebeu as demandas apresentadas pela Jucepar e se comprometeu a estudá-las, visando uma parceria eficiente e benéfica para ambas as instituições.


Jucemg promove capacitação de municípios

Na última terça-feira, municípios mineiros integrados à Redesim participaram de capacitação online da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) sobre licenciamento de empresas pelo sistema integrador.

Em parceria com o Sebrae-Minas, o 11º encontro dirigiu aos servidores de prefeituras responsáveis pelo licenciamento e aos secretários municipais e ainda instruiu o público sobre o licenciamento dos bombeiros, além de apresentar informações sobre o programa Minas Livre para Crescer, do governo estadual.

Gabriel Tavares, gerente de Integração da Jucemg, destacou, logo de início, a importância das capacitações para discutir assuntos relevantes relacionados ao desenvolvimento econômico e à desburocratização. No encontro, mais de 400 pessoas participaram da capacitação transmitida via Teams.
As etapas de abertura de empresas na Redesim envolvem consulta prévia, coleta de dados, registro e inscrições e, por sua vez, as licenças.

Quanto ao licenciamento, o gerente da Jucemg dividiu em duas etapas: uma que se refere ao usuário, como deve proceder, e a outra, como a prefeitura deve emitir as licenças. No âmbito do cidadão, Gabriel apresentou um passo a passo de como deve ser realizada a solicitação de licenciamento, que pode ser tanto no portal de serviços da Jucemg ou da Redesim MG.