Registro empresarial
Registro empresarial

Recife (PE) sedia Encontro Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais

Evento foi promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), em parceria com a Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe)

Compartilhe:
26 de abril de 2024
Vinicius Palermo
Recife (PE) sedia Encontro Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais
Representantes de Juntas Comerciais reunidos no encontro nacional de presidentes

A Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), em parceria com a Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe), realizou na quarta-feira (24), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), mais uma reunião mensal com a presença dos presidentes das Juntas Comerciais dos estados e de autoridades do poder público de Pernambuco.

Durante a reunião dos presidentes de juntas comerciais, a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), Amanda Aires, e o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, receberam a Comenda do Registro Mercantil da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju).

A reunião também foi marcada por pautas que discutiram boas práticas e inovações para o trabalho das Juntas Comerciais em todo o território nacional.

A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS -, Lauren de Vargas Momback, participou de forma digital, já o secretário-geral, José Tadeu Jacoby e a assessora Jurídica, Inês Conceição Antunes Dilélio representaram presencialmente a Autarquia.

Já a gestora da JucisRS, Lauren de Vargas Momback comentou sobre a implementação da IA no órgão de registro do RS, previsto para ser disponibilizado em Junho. “Estamos trabalhando para automatizar a análise dos processos, gerando mais agilidade na resposta ao usuário”, destacou.


Jucerja, CRC-RJ e IBAM inauguram CAE no bairro de Campo Grande, na capital do RJ

Foi inaugurado na manhã da última quarta-feira (24), em Campo Grande, na Zona Oeste da capital fluminense, o primeiro Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE), projeto da Junta Comercial do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e o Conselho Regional de contabilidade (CRC-RJ). O espaço tem como objetivos orientar o cidadão na baixa de empresas inativas e no cancelamento de CNPJs, assim como tirar dúvidas sobre serviços da Junta Comercial ou sobre MEI.

“Temos certeza que o CAE será um sucesso pois é mais uma forma de facilitar a vida dos empreendedores, atendendo todos aqueles que têm dúvidas ou alguma dificuldade”, disse o presidente da Jucerja, Sergio Romay.

Estiveram presentes, o Deputado Estadual André Correa, o Presidente da Associação Empresarial de Campo Grande (parceira da Junta Comercial na implementação do CAE), Samir Nehme, o Presidente do CRCRJ, Rafael Machado, a Superintendente Geral do IBAM, Cláudia Ferraz, o reitor do Centro Universitário São José, Charbel Zaib, entre outras pessoas.

Pela JUCERJA, compareceram o Secretário Geral, Gabriel Voi, os Superintendentes de Controle Interno, Wallace Pavão, Administração e Finanças, Lincoln Murcia, Informática, Aldo Ávila, e Registro de Comércio, Gustavo Vallim, além dos assessores da presidência Paulo Lacerda e Felipe Goloni.


Jucepar oficializa operação do escritório em Guarapuava

O presidente da Junta Comercial do Paraná, Marcos Rigoni, e o procurador regional, Marcus Pereira, estiveram na quarta-feira (24) em Guarapuava para oficializar o funcionamento do escritório da Junta na cidade. O termo de convênio foi assinado também pelo prefeito Celso Góes, além do secretário Municipal de Finanças, Diocesar Costa de Souza.

O escritório da Jucepar funcionará no Paço Municipal de Guarapuava, localizado na Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro.

Para Rigoni, a perspectiva é que a parceria com o executivo municipal ofereça ainda mais celeridade aos processos de legalização de empresas. “Estivemos em Guarapuava para assinarmos o convênio com a prefeitura local para cessão de funcionários para a função de relator, o que ajudará a dar uma celeridade maior na análise de processos de abertura, alteração e baixas de empresas. Agradeço imensamente ao prefeito Celso Góes pela parceria com a Jucepar, que assim como eu, pensa na valorização da atividade empresarial no estado do Paraná. O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas, dentre elas, funcionários da Prefeitura, empresários e muitos profissionais contábeis da região”.

A Junta é responsável pelo registro e integração dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas que funcionam no Paraná. Assim, as atividades da Junta irão compor as ações executadas pela Secretaria Municipal de Finanças do município.


Municípios de MG vão debater automatização de registros

Tendo como principal ponto de pauta a automatização do registro e licenciamento de empresas nos municípios, por meio do sistema Redesim + Livre, acontecerá no próximo dia 30/4 (terça-feira), o 15º Encontro de Municípios Mineiros Integrados à Redesim-MG.
Promovido pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), em parceria com Sebrae Minas e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), o evento é destinado a gestores, secretários e servidores municipais integrados aos projetos Sala Mineira do Empreendedor, Redesim-MG e à Liberdade Econômica.
O encontro acontecerá das 10h às 12h, via plataforma Teams, e terá ainda dois outros pontos de pauta. sendo:

  • A Resolução nº 03/2024 do Comitê Gestor Estadual da Redesim-MG, que definiu as 730 atividades classificadas como de baixo risco;
  • Os aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) referente a dados sensíveis compartilhados com as prefeituras por meio dos projetos acima integrados.
    O projeto Redesim + Livre tem o objetivo automatizar todas as etapas de abertura e legalização de empresas, no âmbito municipal.