Registro empresarial
Registro empresarial

Gregória Benário assume presidência da Fenaju após Cilene Sabino renunciar

A nova presidente da Fenaju exaltou o legado de Cilene Sabino e promete dar continuidade aos projetos em curso da entidade.

Compartilhe:
03 de maio de 2024
Vinicius Palermo
Gregória Benário assume presidência da Fenaju após Cilene Sabino renunciar
Gregória Benário, presidente da Jucep, assume o comando da Fenaju após renúncia de Cilene Sabino

A presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), Gregória Benário, assumiu a presidência da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju).

A líder da autarquia paraibana passa a ser a titular da Fenaju após a então presidente Cilene Sabino, mandatária também da Junta Comercial do Pará (Jucepa) ter oficializado, na última reunião ordinária da federação das Juntas Comerciais, em Recife (PE), sua renúncia por “motivo de ordem pessoal”.

A nova presidente da Fenaju exaltou o legado de Cilene Sabino e promete dar continuidade aos projetos em curso da entidade.

“Agradeço imensamente a presidente Cilene pela confiança de ter sido escolhida para ser a sua vice e pelo enorme aprendizado que tive ao lado dela, sempre buscando a melhoria para o ambiente de negócios no Brasil”, disse Gregória.

“Cilene deixa um enorme legado nessa entidade e se torna agora a nossa presidente da honra da Fenaju por todos os seus serviços prestados. Como nova presidente da Fenaju, sigo à disposição para levar adiante todos os projetos da federação, com o objetivo de fortalecer as juntas comerciais, visando sempre a desburocratização dos serviços, trazendo segurança e modernidade para o registro mercantil brasileiro”, completou a nova presidente da Fenaju.

Gregória Benário, foi reeleita ao cargo de vice-presidente da Fenaju em março. Com experiência e compromisso declarado com a melhoria do ambiente empresarial no país, Gregória se coloca à disposição para liderar a Fenaju em sua nova fase.


Redesim facilita legalização empresarial em Alagoas

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, gerenciada pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) tem promovido a integração de 100% dos serviços do Portal Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento empresarial no estado – aos sistemas utilizados pelas prefeituras municipais.

Com isso, de acordo com a gerência da Redesim, o Estado busca simplificar o acesso a inscrições municipais, alvarás e licenças, aumentando também o acesso dos municípios a informações empresariais em tempo real e evitando o retrabalho na emissão de documentos.

Alagoas possui os 102 municípios alagoanos com serviços integrados ao Portal Facilita Alagoas, onde eles respondem à consulta prévia de localização – pesquisa gratuita para saber se um negócio pode se instalar em um determinado local – e emitem inscrições, alvarás e licenças após o registro do empreendimento.

Porém, apenas 15 municípios possuem os sistemas direcionados para o ambiente empresarial 100% integrados ao Facilita Alagoas.

Para esses municípios, assim que uma empresa é registrada, a comunicação é feita automaticamente com o sistema municipal, gerando até inscrições de forma automatizada para o cliente. (Hotton Machado – Juceal).


Jucerja e Detro assinam acordo de cooperação técnica mútuo

A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (DETRO) assinaram, nesta terça-feira (30), um acordo de cooperação técnica entre as entidades.

Com o convênio, o DETRO passa a ter acesso ao banco de dados da Junta Comercial e, com isso, poderá aprimorar a fiscalização e gestão das empresas do setor de transporte.

O termo foi assinado pelo Presidente da Jucerja, Sergio Romay, e pelo Presidente do Detro, Leonardo de Lima Matias.

O Assessor da Presidência da Jucerja, Felipe Goloni, e a Vice-Presidente do Departamento de Transportes Rodoviários, Eneida Ferreira Paz, assinaram como testemunhas.

CAE em Realengo

A Jucerja vai inaugurar, no próximo dia 8, em Realengo, na Zona Oeste da capital o segundo Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE). A iniciativa é parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e o Conselho Regional de contabilidade (CRCRJ). A primeira unidade foi inaugurada em Campo Grande, no último dia 24.


Capacitação promovida pela Jucemg reúne representantes de prefeituras

Mais de 580 participantes representando prefeituras mineiras marcaram presença no XV Encontro de Municípios Integrados à Redesim MG, realizado via Plataforma Teams no último dia 30.
Promovida pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), a capacitação teve como foco principal fornecer orientações sobre os procedimentos e requisitos necessários para aderir ao projeto Redesim + Livre.

Desenvolvido pela Jucemg, em parceria com o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o projeto permite automatizar os processos de abertura e legalização de empresas de baixo e médio risco no âmbito municipal.

No evento, participaram gestores municipais, secretários e servidores integrados aos projetos da Redesim MG.

Em sua fala de abertura, o gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Tavares, explicou as funcionalidades do projeto, os benefícios gerados às prefeituras e como elas podem se inscrever. “Para avançar no projeto, é muito importante que os municípios cumpram todos os requisitos integralmente”, orientou.

Todas as etapas e requisitos necessários para a inscrição estão disponíveis no hotsite do projeto Redesim + Livre. Em fase de implantação, 73 municípios demonstraram interesse em participar do projeto. Deste total, 50 confirmaram o cumprimento dos requisitos.