Registro empresarial
Registro empresarial

Catarinenses visitam Sala do Empreendedor de Mesquita (RJ)

A ocasião da visita técnica de representantes da prefeitura de Itajaí (SC) foi marcada principalmente pela apresentação do Regin 2.0

Compartilhe:
22 de setembro de 2023
Vinicius Palermo
Catarinenses visitam Sala do Empreendedor de Mesquita (RJ)
Encontro na Sala do Empreendedor em Mesquita

A Sala do Empreendedor de Mesquita, na Baixada Fluminense, recebeu representantes da Prefeitura de Itajaí, de Santa Catarina, para uma visita técnica na última quarta-feira (20).

A ocasião foi marcada principalmente pela apresentação do Regin 2.0, que possibilita a abertura de empresas em até uma hora na cidade. O sistema foi implantado em Mesquita no primeiro semestre deste ano, consagrando o município como o pioneiro no Brasil a receber o novo portal.

“A equipe da prefeitura de lá entrou em contato com a gente para conhecer o ambiente de análise e a funcionalidade do sistema. Depois disso, marcamos um encontro e eles gostaram bastante da plataforma que temos. Então, pudemos trocar experiências e pensar, juntos, em como potencializar cada vez mais os processos da área”, aponta Andressa Chaves, coordenadora da Sala do Empreendedor de Mesquita. Além do desenvolvedor do sistema Regin 2.0, da Prosolution, Tiago Sebastião Luiz, também marcaram presença na visita o secretário de Tecnologia de Itajaí, Murilo Sodré, e a auditora fiscal do município, Aglaé Dobrachinski.

Além disso, o novo regin proporciona mais agilidade e desburocratização nos processos de alteração dos empreendimentos. Os pedidos e acompanhamentos podem ser feitos tanto de forma presencial, na própria Sala do Empreendedor, quanto on-line. A iniciativa é da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), junto com a Prefeitura Municipal de Mesquita.

“Hoje, a viabilidade nos processos acontece de forma imediata, diferente de antes, quando demorava em torno de 48 horas. A plataforma indica a possibilidade da solicitação prontamente, logo que o requerente coloca a atividade e o endereço da empresa no portal”, explica Andressa.


Com 8.189 empresas abertas em agosto, MG bate recorde no mês

Minas Gerais encerrou o último mês de agosto com um total de 8.189 empresas abertas em todo o Estado, aponta o mais recente balanço de registro mercantil da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), divulgado nesta sexta-feira (15). Esse é o melhor desempenho para o mês de agosto desde 2019, quando a Jucemg passou a disponibilizar a ferramenta de totalização em tempo real dos registros mercantis.

O número representa um avanço de 9,23% sobre agosto de 2022, quando foram constituídas 7.497 empresas. Na série histórica, conforme a Jucemg, foram 7.017 empresas constituídas em agosto de 2021, outras 5.553 no mesmo mês de 2020 e 4.845 em agosto de 2019.

“Chegar ao oitavo mês do ano batendo sucessivos recordes de aberturas de empresas só comprova que, em Minas Gerais, o empreendedor está encontrando um ambiente favorável para iniciar ou ampliar seus negócios. Isso é muito bom porque, onde tem empresas abrindo, tem emprego, renda e riqueza sendo gerados”, comenta Bruno Selmi Dei Falci, presidente da Jucemg.

Em relação às baixas empresariais, agosto apresentou um total de 4.402 extinções, o que representa alta de 2,42% sobre o mesmo mês do ano passado (4.298 baixas). Ao todo, Minas já acumula 58.856 empresas abertas desde o início do ano, um salto de 9,73% em relação aos mesmos oito meses do ano passado.


Governo do Estado da Paraíba anuncia obras na sede da Jucep

No último sábado (16), durante o encerramento do ciclo de Orçamentos Democráticos Estaduais de 2023, o Governador da Paraíba, João Azevedo, anunciou um marco significativo para a infraestrutura do estado. Durante um encontro com a 1ª Região, foi oficialmente anunciada e assinada a ordem de serviço para o início das obras de manutenção da Junta Comercial da Paraíba.

O projeto de manutenção da Junta Comercial da Paraíba representa um compromisso do governo em fortalecer a infraestrutura e os serviços públicos essenciais para o empresariado e a sociedade paraibana. O investimento total para essa obra está avaliado em R$2.419.504,12 (Dois milhões, quatrocentos e dezenove mil, quinhentos e quatro reais e doze centavos).

Este projeto reflete o compromisso contínuo do Governo da Paraíba em fortalecer as instituições públicas e apoiar o setor empresarial, promovendo um ambiente de negócios favorável e eficiente para os empreendedores do estado.

As obras de manutenção representam um passo importante na preservação do patrimônio público e na melhoria dos serviços oferecidos pela Junta Comercial da Paraíba.


Jucepar na da Feira do Empreendedor Sebrae 2023

Tirar dúvidas dos visitantes que desejavam abrir um empreendimento. Com esse objetivo a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) participou da Feira do Empreendedor Sebrae, que aconteceu em Curitiba, na Viasoft Experience, entre os dias 14 e 17 de setembro.

Integrando o stand da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), a Jucepar pôde auxiliar com informações tanto para abertura quanto e regularização de empresas.

Um dos destaques do evento foi a assinatura do Decreto de Baixo Risco pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que oficializou a regulamentação da Lei Estadual 20.436, de dezembro de 2020, conhecida como Lei de Liberdade Econômica.

O ato vai isentar empresas enquadradas como atividades econômicas de baixo risco das licenças no Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Água e Terra (IAT) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), no caso dos municípios em que as prefeituras não tenham suas próprias definições de atividades de baixo risco e acatem o Decreto Estadual. A ação faz parte do programa Descomplica Paraná, liderado pela Casa Civil, com apoio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.

O objetivo do decreto é elevar o ambiente de negócios, gerando mais renda e empregos a partir da desburocratização. Com a nova regra, o empreendedor cuja atividade econômica se enquadre como de baixo risco vai abrir sua empresa de forma efetiva e rápida.