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CVG-RJ mira popularização de seguros para as famílias

O Clube de Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ) realizou balanço sobre este ano e projetou metas ousadas para 2024.

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27 de novembro de 2023
Vinicius Palermo
CVG-RJ mira popularização de seguros para as famílias
Edson Calheiros, presidente do CVG-RJ

O Clube de Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ) está com metas ousadas para 2024. Há apenas quatro meses no comando da entidade, o presidente Edson Calheiros, conduziu a tradicional premiação Destaques do CVG-RJ, o Oscar do mercado de seguros e falou sobre o mercado.

“O balanço desses primeiros quatro meses é extremamente positivo. Iniciamos a reestruturação da sede para maior conforto dos nossos diversos públicos; retomamos a nossa agenda de cursos e palestras; estamos remodelando as nossas redes sociais; construindo um novo site e preparando a nossa esperada confraternização de final de ano, a popularíssima Feijoada do CVG-RJ, em sua 23ª edição”, relata o presidente Calheiros entusiasmado.

Ainda devem ser entregues esse ano o calendário anual de eventos de 2024 e a modernização da sede do CVG-RJ.

“As perspectivas para 2024 são extremamente positivas com a retomada da economia e principalmente da capacidade de podermos levar a cultura do seguro para quem realmente precisa”, explica o dirigente. Dando suporte a essa proposta estão as ferramentas tecnológicas hoje disponíveis e as facilidades dos meios de pagamentos, como por exemplo, o PIX, apoiando uma melhor distribuição dos seguros, especialmente os seguros inclusivos, o que diminui os custos operacionais tornando-os mais acessíveis para todos, na avaliação do presidente.

Além disso, o líder do CVG-RJ, Edson Calheiros, revela que a pandemia veio mostrar a relevância do seguro, em geral, em especial, o Seguro de Vida, como um item que não deve faltar em qualquer cesta de produtos para um indivíduo e, principalmente, para uma família no Brasil.


Rio de Janeiro contratou mais seguro residencial neste ano

A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) divulgou o aumento da preocupação de cariocas e fluminenses com suas residências.

De acordo com a entidade, de janeiro a agosto deste ano o seguro residencial arrecadou no estado R$ 361 milhões.

O valor representou crescimento de 34,4% sobre igual período de 2022. Já o valor devolvido à sociedade, na forma de indenizações, foi de R$ 46 milhões.

Segundo levantamento recente da FenSeg, 18% das residências do estado do Rio detêm apólices com proteção para incêndio, danos elétricos, vendaval, roubo e responsabilidade civil (quando a cobertura paga prejuízos causados a terceiros) – mesmo percentual da região Sudeste.

O aumento na contratação acompanha um movimento nacional já apontado pelo estudo da FenSeg, que revelou uma expansão de 25% na cobertura do seguro residencial entre 2017 e 2021. A participação, que era de 13,6% no primeiro ano da série histórica, pulou para 17%, que representa 12,7 milhões de residências seguradas em todo país.

“Olhando os últimos anos, vemos uma importante inclusão securitária, com mais 2,8 milhões de residências protegidas pelo seguro residencial, chegando a quase 13 milhões de moradias seguradas”, afirma o presidente da comissão de riscos patrimoniais massificados da FenSeg, Jarbas Medeiros.


Allianz é a principal marca global de seguros em 2023

Pelo quinto ano consecutivo, a Allianz foi nomeada a seguradora número um do mundo no ranking Best Global Brands, da Interbrand. Pela primeira vez, a Allianz ultrapassou os US$ 20 bilhões em valor de marca: com um crescimento de 11,5%, o valor da marca aumentou para US$ 20,85 bilhões, um aumento de US$ 2,15 bilhões em relação ao ano passado.

Entre as marcas globais de crescimento mais rápido, Allianz subiu três posições, ocupando a 31ª no ranking geral da Interbrand das 100 principais marcas do mundo.

“Nossa posição no ranking Best Global Brands é a mais forte de todos os tempos. Isto confirma a crescente força da marca Allianz e a confiança que nos é depositada por clientes, corretores, parceiros de negócios e colaboradores”, disse Bernd Heinemann, diretor de Estratégia, Marketing e Distribuição do Grupo Allianz.

“Ser a seguradora número 1 é apenas o começo. A Allianz está olhando além da indústria e busca competir com as marcas mais valiosas do mundo. Nesta liga, todos os jogadores têm uma coisa em comum: um entendimento do valor que suas marcas agregam aos seus negócios.”

A Allianz obteve sucesso em aumentar o valor monetário que a marca agrega ao negócio. A seguradora, com 122 milhões de clientes, 159 mil funcionários e mais de 315 mil corretores, implementa com sucesso globalmente a “One Brand Strategy”, reunindo várias unidades sob a marca mestre Allianz e várias submarcas.


Contribuições em previdência privada superam R$ 47,3 bi

De acordo com o último levantamento realizado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi junto às associadas, as contribuições em planos de previdência privada aberta no país ao longo do terceiro trimestre de 2023 somaram R$ 47,3 bilhões, aumento de 11,9% sobre igual período no ano passado.

Também neste intervalo os resgates totalizaram R$ 30,1 bilhões, revelando queda de 1,2%. Com isso a captação líquida (contribuições menos os resgates) cresceu 45,4%, encerrando o trimestre em R$ 17,2 bilhões.

No acumulado entre janeiro e setembro de 2023, a arrecadação dos planos de previdência privada aberta totalizou R$ 124,7 bilhões, enquanto R$ 96 bilhões foram resgatados desses mesmos planos, resultando na captação líquida de R$ 28,6 bilhões. Os valores indicam a resiliência dos participantes em construir uma poupança previdenciária.