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TIL anuncia investimento de R$ 17 bilhões no Brasil

O anúncio foi feito durante a noite, após reunião de representantes da multinacional no Palácio do Planalto com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

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23 de abril de 2024
Vinicius Palermo
TIL anuncia investimento de R$ 17 bilhões no Brasil
Entre as medidas está o termo aditivo para estender o contrato de arrendamento no Porto de Santos no valor de R$ 4 bilhões

A Terminal Investment Limited (TIL) – do grupo MSC – uma das maiores operadoras de terminais de contêineres do mundo, anunciou a intenção de realizar investimentos no Brasil que somam R$ 17 bilhões. O anúncio foi feito durante a noite, após reunião de representantes da multinacional no Palácio do Planalto com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as medidas está o termo aditivo para estender o contrato de arrendamento no Porto de Santos no valor de R$ 4 bilhões, R$ 2 bilhões já investidos e outros R$ 2 bilhões referentes ao aditivo. Há ainda a previsão de investimentos de R$ 3 bilhões em projetos para o aumento da profundidade do canal no Terminal da Portonave, e outros R$ 10 bilhões em novos investimentos, totalizando R$ 17 bilhões em projetos em prospecção no Brasil nos próximos anos.

A reunião no Planalto contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que, ao lado de Lula, recebeu o presidente do Grupo MSC, Diego Aponte; o CEO Global da TIL, Ammar Kanaan; o diretor de investimentos, Patricio Junior, e o presidente da MSC Shipping no Brasil, Elber Justo.

As melhorias em Santos incluem a aquisição de equipamentos, expansão e aprimoramento do pátio, automação, reorganização de portões e substituição de defensas, que deverão ser realizadas em até 72 meses após a assinatura do termo aditivo.

O grupo MSC acredita que reduzir o impacto ambiental do transporte de mercadorias é uma das principais formas de diminuir o impacto global na saúde do planeta. Na Europa, o transporte rodoviário representa atualmente mais de metade de todas as toneladas-quilómetros, com o transporte marítimo em segundo lugar, menos de um terço, segundo dados do Eurostat.

Existe, portanto, uma oportunidade significativa para fazer mudanças que terão um impacto positivo, e uma das mais simples é aumentar a utilização de rotas de transporte marítimo de curta distância.

O transporte marítimo de curta distância é uma das formas escolhidas pela UE para cumprir os seus objectivos de redução de 60% das emissões de gases com efeito de estufa provenientes dos transportes até 2050. O bloco motiva a utilização crescente de SSS através de investimentos em portos e operações portuárias, bem como a criação de eficiências com transporte terrestre e novas tecnologias. E exigiu mudanças através da pressão regulamentar.

Como resultado, o transporte marítimo de curta distância deverá crescer e a MSC é um dos fornecedores líderes na Europa, com a mais ampla rede de portos e especialistas em toda a região.

Como facilitador das cadeias de abastecimento globais, a indústria naval tem a responsabilidade de agir reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa. A MSC está empenhada em alcançar a descarbonização líquida zero até 2050, trabalhando com os clientes para atingir suas próprias metas climáticas, adaptando modos de transporte com menos emissões e cumprindo regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas.

Luca Russo, Gerente Comercial Sênior da MSC, disse que mudar da estrada para o mar pode representar soluções mais sustentáveis ​​para reduzir a pegada de carbono dos clientes. “Um exemplo de como essa intermodalidade promove o transporte sustentável de mercadorias é da Turquia para a Alemanha. Podemos utilizar rotas marítimas curtas e a nossa extensa rede ferroviária a partir de Trieste para ajudar a reduzir as emissões e encurtar os tempos de trânsito, utilizando apenas camiões no quilometro final.”

Tradicionalmente, o transporte marítimo de curta distância tem sido considerado mais complexo do que o transporte rodoviário. No entanto, a MSC elimina essa complexidade, fornecendo um ponto único de contacto e combinando os diferentes modos de transporte à disposição para fornecer transporte eficiente em termos energéticos e dentro do prazo.

A MSC possui uma equipe dedicada de especialistas em todos os países, com uma combinação de profunda experiência no setor e conhecimento local. “Entendemos como criar soluções porta-a-porta personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada cliente, muitas vezes sendo o transporte marítimo de curta distância o principal componente da rota.” Além disso, a MSC tem investido continuamente nas suas soluções de transporte terrestre e logística para fornecer aos clientes uma abordagem holística para o movimento de carga.

Michela Fonda, vice-presidente da MSC, afirmou que o transporte marítimo de curta distância é a solução perfeita para o transporte de mercadorias em toda a Europa. “Tudo o que precisa fazer é falar com um dos nossos especialistas e nós garantiremos que os seus produtos cheguem ao local certo, na hora certa, aproveitando a nossa rede global para capitalizar a eficiência energética e garantir as rotas mais ecológicas. Poderemos acabar por utilizar uma combinação de qualquer uma ou de todas as soluções de transporte à nossa disposição, incluindo navios de carga, comboios, barcaças e camiões. Cuidaremos da integração perfeitamente. Usar o serviço de transporte marítimo de curta distância da MSC é muito simples.”