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Seguro Transporte paga R$ 2,8 bi em indenizações

No período analisado, foi identificado um avanço de 25,1% na arrecadação no Seguro Transporte, com um total de R$ 5,3 bilhões.

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26 de fevereiro de 2023
Vinicius Palermo
Seguro Transporte paga R$ 2,8 bi em indenizações
Indenizações de Seguro Transporte aumentaram 35,5% em 2022.

Proteger a carga transportada contra os mais diversos tipos de risco, desde a origem até o destino, é o objetivo do seguro Transporte. Somente em 2022, segundo um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a modalidade pagou mais de R$ 2,8 bilhões em indenizações para os segurados, o que representa um aumento de 35,5%, se comparado com 2021.

O pagamento das indenizações garantiu ao segurado o reembolso por perdas ou danos ocorridos durante o transporte aquaviário, rodoviário, ferroviário e aéreo, nacional ou internacional. No período analisado, foi identificado um avanço de 25,1% na arrecadação, com um total de R$ 5,3 bilhões.

“O seguro Transporte é importante para a economia porque garante a continuidade das cadeias de produção e de abastecimento em todo o país”, ressalta Dyogo Oliveira, presidente da CNseg.

São três as modalidades de seguro Transporte: Embarcador Nacional e Embarcador Internacional, que são seguros contratados pelo dono da carga e são obrigatórios caso este seja pessoa jurídica, com exceção aos órgãos públicos; e o Transportador, que é um seguro de responsabilidade civil contratado pelo transportador da carga.

O Embarcador Nacional, que pagou aproximadamente R$ 900 milhões em indenizações (+28%) e arrecadou R$ 1,5 bilhão (+29,8%), garante o reembolso dos prejuízos causados aos bens segurados durante transporte em vias nacionais terrestres, aéreas ou aquaviárias.

Já o Embarcador Internacional, que pagou R$ 353 milhões em indenizações (+132,5%) e arrecadou R$ 1,1 bilhão (+ 33,9%), garante ao exportador/importador o reembolso dos prejuízos causados aos bens segurados durante transporte em vias internacionais terrestres, aéreas ou aquaviárias. Por fim, o Transportador, que pagou R$ 1,7 bilhão em indenizações, montante 28,0% superior ao do ano anterior.


Qualiviva mira expansão no mercado de Brasília (DF)

A Qualicorp, plataforma de escolha de planos de saúde, expandiu as atividades de seu programa de atenção primária à saúde, Qualiviva, para a cidade de Brasília, no Distrito Federal. Essa será a primeira expansão desde que a iniciativa foi lançada, em 2015, para clientes da cidade de São Paulo. Na Capital Federal, o programa terá como foco o atendimento de funcionários públicos de mais de 24 órgãos com potencial de alcançar mais de 1 mil clientes, sem custo adicional no plano.

O Qualiviva é uma iniciativa de reforço da Quali no relacionamento com seus clientes que visa promover a saúde de forma integral, por meio do atendimento e acolhimento. O programa promove atividades que proporcionam uma experiência completa de saúde, com foco na orientação e promoção da importância da qualidade de vida e do bem-estar.

Segundo Liliane Pace, diretora de Inteligência Médica da Qualicorp, a ideia de levar o programa para Brasília surgiu a partir de experiências obtidas durante a parceria da empresa com entes públicos, como o Ministério da Justiça e a Infraero. “A alta adesão dos clientes a campanhas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul nos mostraram o quanto o programa pode beneficiar mais pessoas”, explica.


Sompo implementa Plano de Contingência no litoral de SP

A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, em virtude da situação de calamidade pública decretada por conta dos temporais que castigaram sobretudo as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, instaurou o Plano de Contingência de Sinistros.

A iniciativa visa garantir ainda mais agilidade no processo de comunicação, avaliação e indenização de perdas e danos sofridos por segurados do Litoral Norte do Estado de São Paulo.

“A Sompo Seguros já conta com processos estabelecidos para situações de impacto social e econômico relevantes como essa. O mais importante é garantir meios para o pronto atendimento, fácil comunicação e trâmite agilizado de todo o processo de análise e indenização de sinistros.

Temos uma equipe dedicada ao atendimento desses segurados, acionamos os prestadores locais e disponibilizamos todos os nossos canais de atendimento para prestar todo o suporte aos segurados e parceiros corretores de seguros”, avalia Andreia Paterniani, diretora da área de Sinistro da Sompo Seguros. “Até a manhã desta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, tivemos 34 aberturas de processos de sinistro por conta de danos em veículos, residências, condomínios e empresas.


Paraná Clínicas inaugura Centro Integrado de Medicina Medicina em Maringá

A Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, organizou na noite do dia 23, o evento oficial de lançamento de seu mais novo CIM – Centro Integrado de Medicina – em Maringá (PR), com presença de autoridades municipais, executivos(as) da seguradora e da operadora, além de convidados e convidadas do segmento de corretagem da região.

A unidade própria, localizada no bairro Maringá Velho, terá capacidade de oferecer até 30 mil atendimentos mensais de diferentes especialidades médicas e deve se tornar uma referência na estrutura de saúde privada da região.

Com 52 anos de atuação em Curitiba e região metropolitana, a Paraná Clínicas passou a fazer parte do Grupo SulAmérica em 2020, após a conclusão de sua aquisição pela seguradora. Com importante atuação na região Sul do país, em 2022, a operadora deu início a um ousado projeto de expansão pelo estado. Em novembro, inaugurou um CIM em Londrina (PR), consolidando o primeiro passo da iniciativa.