Economia
Vendas menores

Nokia surpreende com lucro de 438 milhões de euros

A multinacional finlandesa Nokia registrou vendas líquidas de 4,667 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2024, representando queda de 20% ante igual período do ano passado.

Compartilhe:
19 de abril de 2024
Vinicius Palermo
Nokia surpreende com lucro de 438 milhões de euros
Pekka Lundmark, presidente e CEO da empresa

A multinacional finlandesa Nokia registrou vendas líquidas de 4,667 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2024, representando queda de 20% ante igual período do ano passado. O resultado ficou aquém da projeção de analistas ouvidos pela FactSet, de 4,95 bilhões de euros.

Já o lucro líquido avançou para 438 milhões de euros no trimestre, ante 289 milhões de euros no mesmo intervalo de 2023. Em termos ajustados, o lucro por ação entre janeiro e março foi de 0,09 euro, superando o consenso da FactSet, de 0,07 euro.

Pekka Lundmark, presidente e CEO da empresa, disse que, como esperado, a fraqueza contínua do mercado levou a um declínio anual de 19% em moeda constante nas vendas líquidas no primeiro trimestre. No entanto, a Nokia teve uma melhoria contínua na entrada de encomendas, o que significa que o segundo semestre deve ser mais forte.

“Impulsionados pelos acordos de licenciamento de patentes assinados na Nokia Technologies, atingimos uma margem operacional comparável de 12,8% no primeiro trimestre, em comparação com 8,2% no ano anterior. Também geramos quase 1 bilhão de euros em fluxo de caixa livre no trimestre, o que representa um desempenho muito forte.”

Lundmark disse que está satisfeito que a melhoria na entrada de pedidos em infraestrutura de rede no final do ano passado continuou no primeiro trimestre, com um crescimento ano a ano, o que levou a um aumento adicional na carteira de pedidos.

“As perspectivas para as Redes Fixas para 2024 melhoraram, o que é um sinal importante, uma vez que este mercado muitas vezes recupera primeiro. Contudo, acreditamos que a recuperação nas Redes Ópticas poderá demorar um pouco mais. Embora estejamos conscientes do ambiente económico mais amplo, considerando a força contínua na entrada de encomendas, esperamos que a Infraestrutura de Rede regresse ao crescimento das vendas líquidas durante todo o ano de 2024, com um desempenho mais forte no segundo semestre.”

As redes móveis foram impactadas por níveis particularmente baixos de gastos na América do Norte e na Índia, o que levou a um declínio nas vendas líquidas de 37% no primeiro trimestre em moeda constante. Foi previsto um ritmo mais lento de gastos na Índia após a rápida implantação do 5G observada no primeiro semestre de 2023, e as expectativas para a Índia para o ano inteiro permanecem inalteradas.

Globalmente, a empresa que o primeiro trimestre marque o ponto mais baixo da procura, com a atividade se recuperando progressivamente durante o resto de 2024, consistente com uma sazonalidade mais normal. “Vimos uma força significativa na margem bruta de 42% no trimestre, o que representa uma melhoria sólida em relação aos 34% do trimestre do ano anterior. Aproximadamente metade desta melhoria esteve relacionada com a melhoria do mix regional e de produtos, enquanto o restante se deveu ao custo indireto de vendas excepcionalmente baixo.”

Os serviços de nuvem e rede tiveram um início de ano suave, relacionado ao ambiente de gastos desafiador. “No entanto, estamos vendo uma melhora no recebimento de pedidos e na dinâmica do pipeline. É importante ressaltar que também estamos fazendo bons progressos com nossa plataforma Network as Code. Esta plataforma permite que as operadoras monetizem seus investimentos em 5G, criando novos fluxos de receita ao oferecer aos desenvolvedores acesso API avançado à rede. Temos agora um total de 11 operadores inscritos na plataforma e muitos mais em discussões ativas.”

A Nokia Technologies teve um início de ano muito forte, pois concluiu uma série de acordos de licenciamento pendentes no trimestre. Isto significou que a taxa anual de vendas líquidas de licenciamento melhorou dos 0,9 a 1,0 mil milhões de euros que tinha no quarto trimestre para aproximadamente 1,3 mil milhões de euros no primeiro trimestre. Além do aumento da taxa de execução, a empresa teve mais de 400 milhões de euros em vendas líquidas de recuperação no trimestre.

“Concluímos agora nosso ciclo de renovação de licenciamento de smartphones sem grandes renovações previstas para alguns anos. Isto significa que a Nokia Technologies entrou num período de estabilidade. A empresa irá agora concentrar os seus recursos na expansão em novas áreas de crescimento, com o próximo objetivo de aumentar a nossa taxa anual de vendas líquidas de licenciamento para 1,4 a 1,5 milhões de euros a médio prazo.”