Economia
Custo alto

Air France-KLM amplia prejuízo, mas surpreende em receita

A expectativa de analistas consultados pela FactSet para a Air France-KLM era de receita de 6,54 bilhões de euros.

Compartilhe:
30 de abril de 2024
Vinicius Palermo
Air France-KLM amplia prejuízo, mas surpreende em receita
Segundo o balanço da empresa, a capacidade no primeiro trimestre aumentou 4,5% em relação ao ano passado

A Air France-KLM divulgou na terça-feira, 30, que teve prejuízo líquido de 522 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, ante prejuízo de 344 milhões de euros em igual período do ano passado.
Já a receita da companhia aérea franco-holandesa somou 6,65 bilhões de euros no trimestre, uma alta de 5,1% em relação a um ano antes. A expectativa de analistas consultados pela FactSet era de receita de 6,54 bilhões de euros.

O resultado operacional, uma métrica acompanhada de perto por analistas e investidores, mostrou prejuízo de 489 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, ante prejuízo de 306 milhões de euros do primeiro trimestre de 2023.

Segundo o balanço da empresa, a capacidade no primeiro trimestre aumentou 4,5% em relação ao ano passado, com taxa de ocupação de 86%.

Benjamin Smith, CEO do grupo, disse que, apesar de um início de ano desafiador, com tensões geopolíticas persistentes, a Air France-KLM

registrou mais crescimento de receita neste trimestre, capitalizando um cenário de viagens estruturalmente robusto. No entanto, como previsto, o resultado operacional foi impactado pelos custos de interrupção e um negócio de carga mais lento.

“Mesmo assim, continuamos confiantes em nossa capacidade de atingir a perspectiva de custos e estamos focados na execução de nosso roteiro estratégico para entregar nosso desempenho de médio prazo. Nosso roteiro de sustentabilidade também está no caminho certo, com a continuação da próxima geração de entregas de aeronaves e iniciativas de fornecimento de SAF. Por último, estamos a preparar-nos activamente para um futuro promissor na temporada de verão e, em Paris, com o tão aguardado Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Uma única oportunidade para a Air France mostrar sua experiência e excelência no atendimento ao cliente”.

No primeiro trimestre de 2024, a Air France-KLM recebeu 20,9 milhões de passageiros, 6,2% acima do ano anterior. Como a capacidade aumentou 4,5% e o tráfego cresceu 5,0%, a taxa de ocupação foi ligeiramente

A receita unitária de passageiros do Grupo por ASK aumentou 2,1% em moeda constante em comparação com o último ano. Este aumento foi impulsionado por uma alta no rendimento em todas as áreas, exceto na Ásia e Médio Oriente, onde a capacidade cresceu 32%, enquanto o rendimento de curto e médio curso também aumentou.

O resultado operacional ficou 183 milhões de euros abaixo do ano passado, situando-se em -489 milhões de euros e foi impactado por um aumento do custo unitário (243 milhões de euros) e diminuição das receitas unitárias de carga (157 milhões de euros),

embora parcialmente compensado por um preço mais baixo do combustível de aviação, incluindo o custo do RCLE (144 milhões de euros) e um receitas unitárias de passageiros mais elevadas (124 milhões de euros).