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GM processa São Francisco por cobrança tributária supostamente irregular

A GM alega que a cidade usou incorretamente seu negócio de robotáxi Cruise, com sede em São Francisco, para calcular os impostos cobrados.

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28 de dezembro de 2023
GM processa São Francisco por cobrança tributária supostamente irregular
Foto: Reuters

A General Motors abriu processo contra São Francisco pela cobrança supostamente irregular de US$ 108 milhões em impostos ao longo de sete anos, embora e montadora não tenha funcionários ou presença física na cidade.

A GM alega que a cidade usou incorretamente seu negócio de robotáxi Cruise, com sede em São Francisco, para calcular os impostos cobrados. Como resultado, US$ 3 bilhões da receita global da empresa foram atribuídos a São Francisco para questões tributárias apenas no ano passado.
A montadora também quer receber mais US$ 13 milhões em multas e juros, o que eleva o valor do pedido na ação para US$ 121 milhões.

A GM anunciou também que está fazendo diversas mudanças em sua equipe de desenvolvimento de produtos e criando uma nova função para supervisionar suas regiões globais. Estas medidas irão agilizar a organização, permitir uma implementação mais rápida de novos programas de veículos e tecnologia e acelerar as estratégias de entrada no mercado da empresa.

Este realinhamento é impulsionado pela aposentadoria de Doug Parks, vice-presidente executivo de Desenvolvimento Global de Produtos, Compras e Cadeia de Fornecimento da GM, após uma carreira de quase 40 anos na empresa. Parks começou na GM em 1984 e liderou várias equipes de engenharia responsáveis ​​pelo desenvolvimento de dezenas de veículos em todas as marcas e regiões da GM, incluindo a base da atual geração de EVs.

“Passamos anos preparando a GM para a transição para um futuro totalmente elétrico, e a liderança de Doug tem sido fundamental. Somos gratos por suas muitas contribuições para o sucesso da GM”, disse Mary Barra, presidente e CEO da GM. “As mudanças que anunciamos continuarão a impulsionar a excelência técnica e a fornecer veículos inovadores aos nossos clientes em todo o mundo.”

Ken Morris, atualmente vice-presidente de equipes globais de veículos e propulsão, será promovido a vice-presidente sênior de programas de produtos, segurança de produtos e esportes motorizados. Morris mantém suas responsabilidades atuais, liderando programas globais de veículos e irá agregar segurança global aos produtos, lançar excelência e desenvolver produtos para esportes motorizados.

Josh Tavel, atualmente vice-presidente global de Atendimento ao Cliente e Pós-venda, será promovido a vice-presidente sênior de Armazenamento e Propulsão de Energia, P&D e Engenharia de Manufatura. Esta função integrará os produtos e processos da GM em áreas-chave críticas para acelerar a estratégia de eletrificação da empresa, incluindo o desenvolvimento de baterias e atividades de engenharia de produção.

A GM também anunciou mudanças de liderança para aumentar a colaboração em seus mercados globais. Rory Harvey, atualmente vice-presidente executivo e presidente da GM América do Norte, passará para uma função recém-criada como vice-presidente executivo e presidente de Mercados Globais. Harvey trabalhará com as equipes regionais globais para levar os veículos, software e tecnologias certos para clientes em todo o mundo.

Marissa West, atualmente presidente e diretora administrativa da GM Canadá, se juntará à equipe de liderança de Mercados Globais como vice-presidente sênior e presidente da GM América do Norte, reportando-se a Harvey. Todas as mudanças de liderança entrarão em vigor em 2 de janeiro de 2024.