Registro empresarial
Registro empresarial

Estado de São Paulo registra recorde de empresas abertas

Mais de 174 mil empresas foram abertas no estado de São Paulo no primeiro semestre deste ano. Esse número representa um aumento de 14,7%.

Compartilhe:
26 de julho de 2024
Vinicius Palermo
Estado de São Paulo registra recorde de empresas abertas
O recorde no 1º semestre foi impulsionado pelo registro de 29.699 constituições em junho

Mais de 174 mil empresas foram abertas no estado de São Paulo no primeiro semestre deste ano, estabelecendo um recorde na série histórica iniciada em 1998 pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo de SP.
Esse número representa um aumento de 14,7% em comparação com as mais de 152 mil constituições registradas nos primeiros seis meses de 2023, que até então era o maior total já registrado.

“Desde o início da gestão temos trabalhado para otimizar o gasto público, promovendo investimentos e, consequentemente, gerando mais oportunidades para o estado de São Paulo. Nossas ações, em especial do programa São Paulo na Direção Certa, tem o objetivo de tornar a estrutura do estado mais eficiente, competitiva e indutora do desenvolvimento”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

Em média, cerca de 29 mil empresas foram abertas por mês. Este resultado positivo reflete a eficácia das ações do Governo de São Paulo para promover o empreendedorismo, bem como a implementação de ferramentas tecnológicas pela Jucesp para melhorar o ambiente de negócios. O recorde de abertura de empresas no primeiro semestre de 2024 foi impulsionado pelo registro de 29.699 novas constituições em junho, que foi o melhor mês de junho na série histórica e o terceiro melhor resultado deste ano.

“Esse recorde de novas empresas é um reflexo na melhora do ambiente de negócios e da força produtiva do nosso estado. Uma das medidas determinadas pelo governador Tarcísio de Freitas foi a de desenvolver ações que contribuíssem com as atividades empreendedoras e geração de novos negócios, e é o que estamos fazendo, com impacto direto na geração de renda e emprego”, aponta Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do estado de SP.


Piauí abre mais de 15 mil empresas no 1º semestre

Mais de 15 mil empresas foram abertas no estado no primeiro semestre de 2024, segundo o levantamento da Junta Comercial do Piauí (Jucepi). Mais da metade dessas estão em Teresina, que teve um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Atualmente, o estado possui 286.485 mil empresas ativas, mostrando um dinamismo econômico impulsionado pelo apoio contínuo de políticas públicas realizadas pelo Governo do Estado, que motiva o empreendedorismo e atrai novos investimentos ao Piauí, gerando mais emprego e renda para a população.

Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a atuação do Governo do Estado para atrair investimentos tem beneficiado todo o estado, mas a capital se sobressai. “Teresina tem aumentado consideravelmente o número de empresas, mas destacamos a dedicação do governador Rafael Fonteles, que não tem medido esforços para atrair novos capitais e novos investimentos para todo o Piauí”, afirma a gestora.

Além de Teresina, outros municípios do Piauí também registraram um crescimento considerável no número de novas empresas. Picos teve um aumento de 8,2%, Parnaíba teve um crescimento de 7,7% e Floriano apresentou um aumento de 6,8%. Esses números indicam um desenvolvimento econômico mais descentralizado no estado.

O levantamento mostra que o setor educacional apresentou um crescimento de 24,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.


Jucemg terá painel estatístico com informações em tempo real

O Vocalato da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) aprovou, em reunião plenária no último dia 16, na sede da autarquia, em Belo Horizonte, a inclusão de novos serviços na tabela de preços da autarquia. A decisão ocorreu por unanimidade e em regime de urgência, e permitirá que a Junta ofereça produtos inéditos baseados em inteligência de dados.

Com isso, pessoas físicas ou jurídicas poderão adquirir informações diretamente do painel estatístico da autarquia, disponibilizados por meio da tecnologia Power Business Intelligence (Power BI). A aquisição dos dados se dará mediante convênio ou contrato. Aprovada pelo Vocalato, a Resolução 02/24 entra em vigor no próximo dia 1º de setembro.

Para apresentar o projeto, o Plenário recebeu o diretor de Integração, Negócios e Tecnologia, Henrique Petrocchi.

Ele explicou que o serviço representa um salto de qualidade e modernização em relação aos relatórios atuais, já que o novo painel possibilitará o acompanhamento em tempo real dos indicadores de abertura, encerramentos e demais movimentações do registro empresarial em Minas Gerais.


Jucepa adota Pix como meio de pagamentos para serviços da autarquia

Com o intuito de gerar mais praticidade para os empresários paraenses, a partir desta terça-feira (23/07), os usuários da Junta Comercial do Pará (Jucepa) podem realizar o pagamento do DAE, Documento de Arrecadação Estadual, usando o Pix, sistema de pagamentos instantâneos, de todos os serviços da Jucepa.

A autarquia é um dos primeiros órgãos do Governo do Pará a utilizar o Pix como forma de pagamento. A novidade traz mais rapidez para o andamento dos processos, já que o usuário não precisa esperar pela compensação bancária. O documento agora será emitido com QR Code, que pode ser lido pelo aplicativo do banco. O pagamento pode ser feito em qualquer instituição financeira que aderiu ao sistema.

“O Pix traz muita praticidade, agilidade e dinamismo. A comodidade de realizar um pagamento com tamanha facilidade, e ainda ter o seu pagamento compensado instantaneamente, é essencial para um ambiente de negócios desburocratizado”, afirma o presidente da Jucepa, Filipe Meireles.

O presidente explica que a Jucepa trabalha com ferramentas tecnológicas para aprimorar o seu serviço. “É mais uma facilidade oferecida, que vai melhorar e desburocratizar ainda mais a abertura de empresas. Estamos sempre alinhados com o Governo do Estado em trazer agilidade e modernidade para o serviço público”, ressalta.