Suellen Escariz
Suellen Escariz
Pelo mundo

Ciclos e Estações

O fim de uma estação é motivo de gratidão, o início da próxima é razão para novos planos e esperança. A beleza das mudanças de fases, a reflexão sobre o que foi e sobre o que virá.

Compartilhe:
21 de dezembro de 2023
Ciclos e Estações
Foto: Divulgação

O dia 22 de dezembro de 2023 marca o início do inverno no hemisfério norte, e o início do verão no hemisfério sul. E é interessante notar como os ciclos se renovam e, ao mesmo tempo, se repetem. Sejam as estações, as fases da lua, o tempo do plantio e da colheita, são diversas as formas que a natureza evidencia que existe tempo para todas as coisas.

Também é curioso observar que enquanto metade do mundo celebra o Natal com muito frio e criando uma atmosfera bastante singular e especial com “cara de Natal”, a outra metade se prepara para muito calor e celebrações mais tropicais em piscinas e praias. Assim, é possível ver que além das diversas fases, nas diversas circunstâncias, também existem diferentes realidades de diferentes povos e culturas que se adaptam ao clima, às estações e às escolhas feitas.

A natureza traduz a verdade de que no mesmo momento em que alguns celebram, outros choram. Enquanto alguns se reúnem com a família, outros tentam lidar com traumas. Enquanto uns procuram a pacificação e que prevaleça o amor, outros buscam ter razão, deixando prevalecer o orgulho.

Enquanto uns se preparam para o frio, outros fazem planos de verão. Enquanto uns refletem o quanto foram felizes no ano que se encerra, outros esperam apenas que o próximo seja melhor. Nesse ano que se aproxima do fim, algumas pessoas foram muito felizes e realizaram sonhos, outras sofreram decepções, mas acredito que a grande maioria teve ao menos um pouco de cada.

E é por isso que deixo aqui uma reflexão. Em relação ao passado e à estação que acaba, certamente, todos têm algo para agradecer, e quanto ao futuro e à estação que começa todos têm sonhos e expectativas para viver. E é neste momento de transição que vale a pena Sonhar e Agradecer. Ainda que os sonhos pareçam pequenos ou até inalcançáveis, ainda que os motivos de gratidão pareçam simples ou extraordinários.

O fim de uma estação é motivo de gratidão, o início da próxima é razão para novos planos e esperança. A beleza das mudanças de fases, a reflexão sobre o que foi e sobre o que virá. O futuro vai ser encaminhado de acordo com a gratidão que temos pelo passado, também será alterado de acordo com a fé que temos sobre o que há de vir.

A ideia de que tais princípios são clichês pode impedir que a reflexão seja feita, por isso, fica a sugestão: Agradecer por tudo que passou e acreditar que os sonhos são reais no futuro logo a seguir!