Economia
Retração de 18%

Walmart teve lucro líquido de US$ 1,67 bilhão

O mix de vendas da Walmart foi afetado negativamente por uma mudança geral de mercadoria para mercearia e saúde e bem-estar.

Compartilhe:
18 de maio de 2023
Vinicius Palermo
Walmart teve lucro líquido de US$ 1,67 bilhão
o lucro por ação da Walmart caiu de US$ 0,74 para US$ 0,62.

O Walmart teve lucro líquido de US$ 1,67 bilhão em seu primeiro trimestre fiscal (encerrado em 30 de abril), valor 18,5% menor do que o ganho de US$ 2,05 bilhões apurado em igual período do ano passado, segundo balanço publicado na quinta-feira, 18.

Na mesma comparação, o lucro por ação da gigante varejista norte-americana caiu de US$ 0,74 para US$ 0,62. No entanto, o ganho por ação com ajustes, de US$ 1,47, superou as expectativas de analistas consultados pela FactSet, de US$ 1,32. A taxa de lucro bruto diminuiu principalmente devido ao mix de vendas global, parcialmente compensado pela normalização da cadeia de suprimentos e custos de frete nos EUA, mix de negócios favorável de iniciativas e margem mais alta.

O mix de vendas foi afetado negativamente por uma mudança geral de mercadoria para mercearia e saúde e bem-estar, incluindo a mudança de quase 360 ​​bps. Já a receita do Walmart teve expansão anual de 7,6% no trimestre, a US$ 152,3 bilhões, também acima do consenso da FactSet, de US$ 148,94 bilhões.

Para o ano fiscal de 2024, o varejista elevou sua projeção de lucro ajustado por ação para US$ 6,10 a US$ 6,20, ante uma faixa anterior de US$ 5,90 a US$ 6,05. Às 8h23 (de Brasília), a ação do Walmart subia 1,5% nos negócios do pré-mercado em Nova York.

A empresa prevê vendas ​​fortes globalmente, incluindo 7,4% para o Walmart U.S, como seu modelo omnichannel. “Tivemos um trimestre forte. As vendas foram altas globalmente, com um aumento de 26% no comércio eletrônico.”, disse Doug McMillon, prresidente e CEO do Walmart.

A taxa de margem bruta consolidada diminui 18 pontos base no mix de vendas. As despesas operacionais caíram 58 pontos base. O lucro operacional consolidado aumentou US$ 0,9 bilhões, ou 17,3%, margem operacional de 34 bps.

O ROA chegou a 4,5%, enquanto o ROI alcançou 12,7%1 e foram negativamente afetados pelas cobranças discretas, totalizando 140 bps no terceiro e quarto trimestres do ano fiscal de 2023. Os negócios globais em publicidade cresceram mais de 30% e a empresa se comprometeu a construir sua própria rede de carregamento em milhares de localidades nos EUA.

O eCommerce cresceu 27% nos Estados Unidos. A publicidade do Walmart Connect avançou quase 40% e ganhou participação de mercado em supermercados, inclusive com famílias de renda mais alta.

A alavancagem de despesas operacionais de 65 bps foi parcialmente compensada pela queda de 41 bps na taxa de lucro bruto. O estoque caiu 9% com níveis de reserva mais altos. No mercado internacional, houve forte crescimento nas vendas líquidas, liderado pela China, Walmex e Flipkart. A expansão no comércio eletrônico chegou a 25%, com força nas vendas em loja e publicidade.

A margem bruta expandiu 12 bps em relação ao ano passado e alavancagem das despesas operacionais atingiu 111 bps. O crescimento da receita operacional 41,5% com força em todos os mercados.

As recompras de ações durante o trimestre totalizaram US$ 686 milhões, representando 4,8 milhões de ações a um preço médio de US$ 143,46 por ação. A recompra de ações restantes chegou a US$ 18,6 bilhões. A empresa aumentou o salário médio para $ 17,50 por hora em fevereiro e as despesas operacionais como porcentagem das vendas líquidas chegaram a 65 bps.