Economia
Reestruturação

Volkswagen registrou queda no lucro no 2º trimestre

O lucro antes de impostos avançou na mesma comparação, de 5,14 bilhões de euros para 5,45 bilhões de euros.

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27 de julho de 2023
Vinicius Palermo
Volkswagen registrou queda no lucro no 2º trimestre
A Volkswagen confirmou suas projeções gerais para 2023

A Volkswagen divulgou na quinta-feira (27) que teve lucro após impostos de 3,79 bilhões de euros no segundo trimestre de 2023, menor do que o ganho de 3,91 bilhões de euros apurada em igual período do ano passado. Por outro lado, o lucro antes de impostos avançou na mesma comparação, de 5,14 bilhões de euros para 5,45 bilhões de euros.

Já a receita da montadora alemã somou 80,06 bilhões de euros no trimestre, ante 69,50 bilhões de euros no mesmo intervalo de 2022. O lucro operacional subiu para 5,60 bilhões de euros, de 4,49 bilhões de euros um ano antes, gerando margem de 6,8%.

A Volkswagen confirmou suas projeções gerais para 2023, mas reduziu sua meta de entregas para uma faixa de 9 milhões a 9,5 milhões de veículos. O objetivo anterior era de 9,5 milhões de unidades.

Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, disse que a empresa se reestruturou estrategicamente, com um plano claro e metas mensuráveis. “No primeiro semestre do ano, o Grupo Volkswagen entregou de forma confiável com resultados muito sólidos. As vendas na América do Norte estão aumentando, estamos fortalecendo nossa posição na China por meio de parcerias tecnológicas e, além disso, a tendência de veículos totalmente elétricos está se movendo na direção certa. O que é importante para nós é o crescimento sustentável de longo prazo, com foco no valor sobre o volume.”

No primeiro semestre de 2023, o Grupo Volkswagen obteve um lucro operacional antes dos efeitos de avaliação, principalmente de hedge de commodities fora da contabilidade de hedge de EUR 13,9 bilhões, um aumento de cerca de 13%. Isso resultou em uma margem correspondente de 8,9%, acima da faixa de orientação de 7,5% a 8,5%.

O lucro operacional chegou a EUR 11,3 bilhões (1º semestre de 2022: EUR 13,2 bilhões), em grande parte devido a efeitos de hedge não monetário, principalmente de hedge de commodities no valor de EUR – 2,5 bilhões (1º trimestre de 2023 EUR – 1,3 bilhão; primeiro semestre de 2022: EUR 0,9 bilhão).

A receita geral cresceu 18% para EUR 156,3 bilhões no primeiro semestre (1º semestre de 2022: EUR 132,3 bilhões), impulsionada por uma recuperação contínua no volume, bem como mix e preços sólidos. As entregas de veículos diminuíram 1% na China, embora houvesse sinais notáveis ​​de recuperação no final do período do relatório. No geral, o Grupo continuou a ver uma demanda sólida.

A estratégia de eletrificação do Grupo continuou a acelerar, com veículos elétricos a bateria (BEV) representando uma participação de 7,4% no total de entregas no primeiro semestre (em comparação com 5,6% no primeiro semestre de 2022) e incluindo 18% de crescimento ano a ano na China no segundo trimestre, demonstrando uma tendência positiva.

Em um ambiente de mercado desafiador, a Volkswagen conseguiu aumentar sua participação, principalmente na Europa, onde o Grupo continua sendo o líder de mercado no segmento de BEV. No contexto de um ambiente de mercado mais desafiador, o Grupo Volkswagen pretende atingir uma participação de BEV de 8 a 10% do total de entregas no ano fiscal de 2023.

Os efeitos sazonais, juntamente com os prazos de entrega significativamente reduzidos, provavelmente contribuirão para uma proporção maior de Vendas de BEV em H2.

Tendo em vista os contínuos estrangulamentos nas cadeias logísticas, o fluxo de caixa líquido foi reduzido em 2,5 bilhões de euros no primeiro semestre do ano. Antecipando uma melhoria da situação logística e pequenos ajustes de produção na segunda metade do ano, o Grupo Volkswagen continua a ter como meta o fluxo de caixa líquido para o ano inteiro de EUR 6 bilhões e tomou medidas decisivas para garantir que o limite inferior dessa faixa fosse cumprida.

A liquidez líquida da divisão automotiva permaneceu sólida em EUR 33,6 bilhões no final do primeiro semestre, o que continuará a apoiar a estratégia de valor sustentável almejada do Grupo.