Economia
Maior participação

Volkswagen lança plano para aumentar vendas no mercado chinês

A montadora definiu como meta principal atingir 4 milhões de vendas anuais em 2030, se tornando a maior produtora internacional no mercado chinês

Compartilhe:
25 de abril de 2024
Vinicius Palermo
Volkswagen lança plano para aumentar vendas no mercado chinês
Entre as medidas propostas, a Volkswagen pretende reduzir em 40% os custos dos projetos de produção local e de joint ventures com outras empresas da China

A Volkswagen anunciou na quarta-feira, 24, que planeja aumentar suas vendas e participação no mercado de veículos da China até 2030, segundo comunicado publicado no site da empresa alemã.

Particularmente, a Volkswagen prevê crescimento nos lucros com um “portfólio específico para a China”, focado em avanços tecnológicos e no mercado de carros híbridos e totalmente elétricos (EVs, na sigla em inglês).

A montadora definiu como meta principal atingir 4 milhões de vendas anuais em 2030, se tornando a maior produtora internacional no mercado chinês, com crescimento no resultado operacional correspondente a 3 bilhões de euros (US$ 3,21 bilhões). Caso conquistado, o número representará aumento de 23% em relação as vendas do ano anterior na China e uma participação de mercado de 15% em um ambiente altamente competitivo.

Entre as medidas propostas, a Volkswagen pretende reduzir em 40% os custos dos projetos de produção local e de joint ventures com outras empresas da China – como a iniciativa conjunta com a Xpeng para produção de baterias de veículos elétricos. O objetivo é alcançar a “paridade de custos” com a competição local no segmento de carros compactos até 2026, que deve representar mais da metade dos carros vendidos no país até 2030.

“Reforçamos nosso comprometimento com a estratégia ‘na China, para a China’, com medidas para atender melhor as necessidades de consumidores chineses, acelerar o desenvolvimento local de modelos e reduzir custos”, ressaltou a Volkswagen, em nota.

O show car CODE design que celebra sua estreia mundial esta semana na feira Auto China 24 em Pequim (de 25 de abril a 4 de maio de 2024) é testemunha dessa orientação sistemática aos desejos dos clientes chineses. A estética do carro-conceito é completamente nova e dá uma prévia de um grande SUV elétrico. O CODE foi projetado para condução totalmente autônoma de nível 4.

A nova submarca progressiva ID.UX também desempenha um papel fundamental em termos do perfil da Volkswagen no mercado chinês. Com modelos totalmente elétricos e orientados para o estilo de vida, esta submarca foi concebida para atrair especialmente os clientes mais jovens.

“A marca Volkswagen já pode relembrar 40 anos de sucesso na China e estamos continuando esta história de sucesso na nova era da mobilidade, confirmando assim a confiança dos nossos clientes chineses”, disse Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen. A

A estratégia apurada na China tem três pilares: um portfólio abrangente de produtos que acelera a eletrificação dos modelos da marca, uma linguagem de marca e design desenvolvida especificamente para o mercado chinês e desenvolvimento técnico local com parceiros fortes na China para acelerar o ritmo da inovação.

Thomas Schäfer disse que o ID. CODE dá uma primeira prévia do futuro da Volks na China: com um novo design, um novo padrão tecnológico e uma experiência de marca holística – especificamente orientada para as necessidades e desejos dos clientes chineses. “Estamos inaugurando uma nova era de mobilidade na China, juntamente com os nossos parceiros chineses.”

Com a estreia mundial do ID. CODE na Auto China 2024, a Volkswagen está dando uma primeira prévia da nova linguagem de design dos modelos futuros e, ao mesmo tempo, lançando uma nova era tecnológica. O carro-conceito foi desenvolvido especificamente para clientes na China. Com as suas superfícies poderosas, claras e fluidas, o carro-conceito lembra um Gran Turismo. O exterior também funciona como uma superfície de projeção para sistemas de iluminação e exibição assistidos por IA de próxima geração. Isso combina bem com o espaço recém-projetado a bordo do ID. CODE, onde os mundos real e virtual se encontram para criar uma nova experiência de mobilidade. O carro-conceito movido a eletricidade pode ser conduzido convencionalmente ou no modo de direção autônoma de nível 4.