Economia
Vendas menores

Apple teve lucro de US$ 23,64 bilhões no 2º trimestre

O resultado representa US$ 1,53 de lucro por ação em termos ajustados, superando a projeção de analistas da FactSet, de US$ 1,51.

Compartilhe:
04 de maio de 2024
Vinicius Palermo
Apple teve lucro de US$ 23,64 bilhões no 2º trimestre
A receita líquida foi de US$ 90,75 bilhões no trimestre encerrado em março, ante US$ 94,84 bilhões na comparação anual.

A Apple registrou lucro líquido de US$ 23,64 bilhões no segundo trimestre fiscal, uma queda em relação aos US$ 24,16 bilhões registrado em igual período do ano passado. O resultado representa US$ 1,53 de lucro por ação em termos ajustados, superando a projeção de analistas da FactSet, de US$ 1,51.

A receita líquida foi de US$ 90,75 bilhões no trimestre encerrado em março, ante US$ 94,84 bilhões na comparação anual. Neste caso, a previsão da FactSet era de US$ 90,37 bilhões.

Com exceção da Europa, as vendas da gigante de tecnologia caíram nas Américas, no Japão, na China e em outros países asiáticos. Particularmente, a China registrou a maior redução em receita de vendas na comparação anual, passando de US$ 17,81 bilhões para US$ 16,37 bilhões no segundo trimestre fiscal de 2024. A FactSet previa queda ainda maior, de US$ 15 bilhões.

As vendas de iPhone também foram o segmento com pior resultado, com perda de 10,5% na comparação anual, a US$ 45,96 bilhões no trimestre encerrado em março. Em nota, a Apple informou que aumentará seus dividendos em 4,2% e anunciou um programa de recompra de ações no valor de US$ 110 bilhões.

Diretor financeiro (CFO, na sigla em inglês), Luca Maestri disse que a autorização para o programa de recompra reflete a “confiança do conselho no futuro da Apple e suas ações”.

A partir de maio, uma série Today at Apple especial chamada “Made for Business” oferecerá a pequenos empresários e empreendedores a oportunidade de aprender gratuitamente como produtos e serviços Apple podem ajudar no crescimento e sucesso dos negócios. Apresentada por pequenos empresários, as sessões enfatizam como essas organizações usaram produtos Apple, como iPhone, iPad e Mac, e seus recursos, como Apple Business Connect, Apple Business Essentials e Tap to Pay no iPhone, para desenvolver seus negócios, encontrar novas formas de alcançar clientes e promover a empresa.

“Na Apple, sabemos que as pequenas empresas são o principal suporte de comunidades locais. Por isso, estamos inovando constantemente para ajudar em cada etapa do seu crescimento”, declarou Deirdre O’Brien, senior vice president of Retail da Apple. “Algumas lojas trazem experiências locais exclusivas, como sessões educativas e para a comunidade, séries Today at Apple gratuitas e suporte contínuo de especialistas na loja que ajudam pequenas empresas a encontrar a tecnologia perfeita para potencializar o trabalho.”

Apresentada por pequenos empresários, as sessões enfatizam como essas organizações usaram produtos e recursos Apple para desenvolver seus negócios, encontrar novas formas de alcançar clientes e promover a empresa.

Iniciado durante a Semana Nacional da Pequena Empresa nos Estados Unidos, o Today at Apple trará seis sessões “Made for Business” durante o mês de maio em Chicago, Miami, Nova York, San Francisco e Washington, D.C. Algumas lojas no mundo todo apresentarão a sessão de forma contínua ao longo do ano. Apresentada por pequenos empresários com histórias únicas e diversas, as sessões enfatizam como os produtos e serviços Apple ajudaram no sucesso dos negócios.

Entre essas empresas está Mozzeria, uma pizzaria de Washington, D.C., fundada por um proprietário surdo, que tem a missão de proporcionar uma experiência acolhedora, memorável e visualmente atraente da cultura surda. Durante a sessão na Apple Carnegie Library, Theodore Miller, diretor de operações nacionais da Mozzeria, demonstrará como a equipe do restaurante usa os recursos de acessibilidade da Apple para ajudar a superar as barreiras e capacitar a empresa.

“Para construir um negócio realmente inclusivo e voltado para a comunidade, é preciso priorizar as pessoas. Isso significa adaptar nossa tecnologia e práticas para sermos mais acessíveis. As inovações da Apple são essenciais para nos ajudar a aumentar a eficiência e nos conectarmos com os clientes”, disse Miller. “Do Ditado no iPhone ou iPad, para usar a vocalização de texto no app Notas, às Legendas ao Vivo em ligações, as ferramentas da Apple ajudaram a contornar as falhas de comunicação e a elevar os padrões para as empresas no mundo dinâmico de hoje.”

Nas lojas Apple, equipes comerciais dedicadas, conhecidas como Business Pros e Business Experts, estão disponíveis para ajudar pequenas empresas em cada etapa de seu crescimento. Seja para aprender quais produtos e serviços são ideais para suas equipes ou para usar mais ferramentas da Apple, a equipe de Business Pros pode ajudar a personalizar soluções, facilitar a compra e o envio e ajudar pequenas empresas a configurar os recursos Apple.

A tecnologia da Apple faz parte de pequenas empresas e permitiu que a empresa de design e produção Sock Club passasse de um pequeno serviço por assinatura a uma empresa têxtil sob medida. 

“É uma alegria estarmos em um período de crescimento rápido. A Apple foi essencial para que isso acontecesse”, afirmou Noah Lee, cofundador da Sock Club.