Economia
Modernização

Volkswagen anuncia R$ 3 bilhões de investimentos na produção de picape

Os recursos também serão destinados a adaptações da fábrica para a produção do sedã Virtus no local a partir do ano que vem.

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17 de junho de 2024
Vinicius Palermo
Volkswagen anuncia R$ 3 bilhões de investimentos na produção de picape
A fábrica da Volks no Paraná, que celebrou na segunda-feira 25 anos, produz atualmente o utilitário esportivo T-Cross e modelos da Audi

A Volkswagen anunciou na segunda-feira, 17, que vai investir R$ 3 bilhões para produzir uma picape inédita na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Os recursos também serão destinados a adaptações da fábrica para a produção do sedã Virtus no local a partir do ano que vem.

O anúncio faz parte do programa de R$ 16 bilhões a serem investidos pela Volkswagen no Brasil no período de 2022 a 2028. O ciclo de investimentos inclui 16 lançamentos, incluindo os primeiros híbridos – carros que combinam um motor elétrico com outro convencional, movido a gasolina ou etanol – produzidos pela marca no Brasil.

Segundo a montadora, mesmo após o início da produção em São José dos Pinhais, o Virtus, como acontece desde 2018, continuará sendo fabricado na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

A fábrica da Volks no Paraná, que celebrou na segunda-feira 25 anos, produz atualmente o utilitário esportivo T-Cross e modelos da Audi (Q3 e Q3 Sportback 2.0 quattro), marca que pertence ao grupo. Desde a sua inauguração, mais de 3 milhões de carros foram produzidos na unidade.

“Com o início da produção da nova picape e os volumes adicionais do Novo Virtus, continuaremos fazendo de São José dos Pinhais um hub de exportação de tecnologia do Paraná para o mundo”, declarou o presidente da Volkswagen na América do Sul, Alexander Seitz.

“O aumento dos volumes produtivos também impulsiona a cadeia local de fornecedores no Paraná, gerando desenvolvimento econômico, tecnológico e social para o Estado, além da forte movimentação de exportações pelo porto de Paranaguá”, acrescentou Seitz. No ano passado, a Volkswagen comprou R$ 5 bilhões, ou 20% do volume total no Brasil, de seus 54 fornecedores diretos e indiretos no Paraná.

Com um histórico de sucesso, o Virtus já soma mais de 245 mil unidades vendidas, sendo mais de 186 mil entregues aos clientes brasileiros e mais de 59 mil exportadas para 13 mercados da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, St Maarten e Uruguai.

Em 2023, o sedã foi totalmente reformulado em conforto, tecnologia, sofisticação e recebeu o nome Novo Virtus, com novo design mais imponente e iluminação 100% em LED. O Novo Virtus é o único modelo da linha Volkswagen, e também o único de seu segmento, que conta com três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI.

O Novo Virtus já se tornou um grande sucesso logo em seu lançamento, quando vendeu mais de 2.500 unidades em menos de 3 horas. Sedã com o maior espaço da categoria, o Novo Virtus também recebeu a nota máxima em segurança veicular (cinco estrelas) nos testes do Latin NCAP, que consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.

O Novo T‑Cross é o primeiro dos 16 carros que a Volkswagen do Brasil lançará no mercado até 2028. O SUV traz design inédito, sistema de iluminação ainda mais moderno, interior com novos materiais e acabamentos, além de itens de segurança que se destacam no segmento.

O Novo T‑Cross passa a disponibilizar de série, para todas as versões, faróis Full LED com assinatura VW LED, além de lanternas traseiras também em LED. O sistema de infotainment VW Play está disponível em todas as configurações, agora com tela semi flutuante. Em termos de segurança, o pacote ADAS acrescenta assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga.

Sucesso absoluto, o T‑Cross já está há seis anos no mercado e soma mais de 410 mil unidades vendidas, sendo mais de 325 mil unidades no Brasil e mais de 85 mil exportadas. Além de ser o SUV mais comercializado do Brasil, com mais de 27 mil unidades entregues neste ano no País, a paixão pelo modelo cruza fronteiras, tanto que o Novo T‑Cross será exportado para 17 países da América Latina, entre os quais Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

O sucesso do T‑Cross impulsiona os resultados da marca, que é líder de vendas nos principais segmentos do Brasil: SUVs e hatches, além dos carros de passeio. Em SUVs, a família SUVW, formada por T‑Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, já soma mais de 57 mil unidades emplacadas em 2024. O Novo Polo, com mais de 51 mil unidades entregues em 2024, é líder entre os hatches e também o carro de passeio mais vendido do Brasil.

Todos esses resultados contribuem para que a Volkswagen seja a marca que mais cresce em volume de vendas no Brasil, com mais de 149 mil unidades entregues em 202

A Volkswagen do Brasil investirá R$ 11,7 milhões em projetos de saúde e qualificação profissional no Paraná como contrapartida do Programa Paraná Competitivo. As ações são resultado da iniciativa firmada entre a Volkswagen do Brasil e o Governo do Paraná.

Desse total, mais de R$ 9,2 milhões serão investidos em 2024 na compra de equipamentos para quatro hospitais do Estado, contribuindo com a excelência no atendimento à população local. O Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, receberá equipamentos de tomografia e hemodinâmica. O Hospital da Providência, em Apucarana, receberá aparelho de cintilografia. A Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho e a Irmandade da Santa Casa de Arapongas receberão equipamentos de tomografia.

O projeto Carretas do Conhecimento, que já leva qualificação profissional há 6 anos a comunidades paranaenses, em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), receberá aporte de mais de R$ 2,5 milhões em 2024.

As Carretas do Conhecimento são escolas móveis que contam com salas de aula, oficinas e laboratórios para cursos. O objetivo é promover a inclusão social, desenvolvendo competências sociais e profissionais por meio da formação profissional. Desde 2019, o projeto já capacitou mais de 10 mil pessoas em 3 Estados brasileiros em cursos como: Mecânica Industrial, Mecânica Automotiva, Mecânica de Motos, Mecânica de Motores, Automação Industrial, Instalações Elétricas, Panificação, Refrigeração, Solda, Confecção, Informática, entre outros.

A Volkswagen do Brasil está presente há 25 anos no Paraná, com mais de 3 milhões de unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais. Somando suas três fábricas de veículos no Brasil, a Volkswagen já produziu mais de 25 milhões de unidades em 71 anos, sendo a maior fabricante de automóveis do País.

Com 1.300.000 m² de área construída, a unidade Volkswagen e Audi no Paraná é estratégica para os negócios das marcas. Além dos veículos fabricados atualmente, o Novo T‑Cross e os Audi Q3 e Q3 Sportback 2.0 quattro, nesses 25 anos já foram produzidos na unidade paranaense modelos que fazem sucesso nas ruas até hoje como o Golf, Fox, CrossFox, SpaceFox, a picape Saveiro, além do Audi A3.

“A fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais também é reconhecida pela alta tecnologia de seus processos produtivos, que utilizam inspeção por IA (Inteligência Artificial) desde a Estamparia, onde são moldadas as peças de aço, passando pela Pintura e Montagem Final do veículo. O sistema Smart Inspection faz análises detalhadas das peças e carrocerias dos veículos em segundos, interage com os colaboradores, compartilhando as informações, além de armazenar e avaliar os dados para que o processo produtivo evolua continuamente. É uma das tecnologias produtivas mais avançadas em nível global. Também contamos com laboratórios de Realidade Virtual para apoio na criação de postos de trabalho ergonômicos, cuidando das nossas pessoas colaboradoras na produção”, afirma César Drazul, gerente da planta da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais.

O sistema Smart Inspection consiste em câmeras instaladas no processo produtivo da Estamparia, Pintura e Montagem Final da fábrica de São José dos Pinhais para monitorar em tempo real 100% das peças e carrocerias de veículos que estão sendo produzidos.

Na primeira etapa do processo, a Estamparia, onde o aço é transformado em peças do veículo, as câmeras estão instaladas nas esteiras de saída da linha de prensa para monitorar todos os itens. Por ano, serão aproximadamente 2 milhões de peças avaliadas pela Smart Inspection só na fábrica da Volkswagen no Paraná, sendo uma média de 6,7 peças por minuto.

Por meio de IA (Inteligência Artificial), o sistema analisa em segundos toda a superfície da peça e grava um QR Code com as informações que poderá ser apagado na próxima etapa do processo, a Pintura. Se notar alguma peça em não conformidade, a IA envia alerta a uma tela LCD identificando o problema para que o operador a retire do processo. Além de garantir alta qualidade, eficiência e agilidade, a Smart Inspection permite rastreabilidade ao armazenar possíveis problemas detectados em um banco de dados com foco em melhoria contínua. Dessa forma, evita retrabalho e descarte de materiais, também reduzindo a pegada de carbono da operação.

As demais etapas da produção seguem o mesmo procedimento. Na Pintura, a Smart Inspection por Inteligência Artificial avalia todas as carrocerias: são apenas 145 segundos para analisar detalhadamente toda a pintura de cada carro. O mesmo sistema com IA monitora as carrocerias de 100% dos veículos prontos, e todos os detalhes de acabamento externo, ao passarem por cabines com câmeras na saída da Montagem Final. Em todas as etapas, a Smart Inspection avisa os colaboradores sobre possíveis não conformidades, para que possam retirar a peça ou a carroceria da linha imediatamente. A IA sempre alimenta o banco de dados para aprimorar o sistema e garantir a evolução do processo produtivo.

A fábrica conta também com Laboratórios de Realidade Virtual para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, na criação de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo. Nesses laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade.