Economia
Produção recua

Volkswagen amplia lucro e vendas no 3º trimestre

O resultado superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam lucro de 3,85 bilhões de euros entre julho e setembro.

Compartilhe:
26 de outubro de 2023
Vinicius Palermo
Volkswagen amplia lucro e vendas no 3º trimestre
O lucro operacional do Grupo diminuiu 7 por cento para 16,2 mil milhões de euros

A Volkswagen divulgou na quinta-feira, 26, que teve lucro após impostos de 4,35 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2023, o dobro do ganho de 2,14 bilhões de euros apurado em igual período do ano passado. O resultado superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam lucro de 3,85 bilhões de euros entre julho e setembro.

As vendas da montadora alemã tiveram expansão anual de 3,5% no trimestre, a 2,34 milhões de veículos, enquanto as entregas avançaram 7,4%. No acumulado de janeiro a setembro, houve alta de 8% nas vendas, a 6,8 milhões de unidades. Por outro lado, a produção trimestral caiu 2,8% ante um ano antes, a 2,17 milhões de unidades.

Arno Antlitz, CFO e COO do Grupo Volkswagen, disse que a empresa está num caminho robusto e aumentou novamente os volumes de vendas e receitas no terceiro trimestre. No entanto, ele afirmou que não ficou satisfeito com a rentabilidade, que no terceiro trimestre ficou aquém dos ambiciosos objetivos. “Estamos agora concentrados na implementação sistémica do plano de 10 pontos e nos programas de desempenho multimarcas.”

O lucro operacional do Grupo diminuiu 7 por cento para 16,2 mil milhões de euros, com um retorno operacional sobre as vendas de 6,9 ​​por cento: 5 mil milhões de euros. O retorno operacional sobre as vendas no terceiro trimestre de 2023 foi de 6,2 por cento. Esta evolução deveu-se principalmente a efeitos de avaliação negativos, principalmente da cobertura de mercadorias fora da contabilidade de cobertura, no montante de -2,5 mil milhões de euros.

Ajustado pelos efeitos de avaliação correspondentes, o lucro operacional do Grupo aumentou 2 milhões de euros para 18,7 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2023. Com 8,0 por cento, o retorno operacional correspondente sobre as vendas esteve quase no mesmo nível do ano anterior.

No terceiro trimestre, o aumento significativo no volume de automóveis de passageiros teve um efeito positivo. No entanto, a situação foi compensada pelos custos relacionados com a interrupção da produção de um fornecedor resultante das inundações na Eslovénia e por custos mais elevados dos produtos, que afetaram especificamente o grupo de marcas Core.

O fluxo de caixa líquido de 4,9 milhões de euros nos primeiros nove meses, incluindo 2,5 milhões de euros só no terceiro trimestre, foi apenas ligeiramente inferior ao do ano passado, apesar dos estrangulamentos nas cadeias logísticas. Encargos adicionais de 1,5 milhões de euros no terceiro trimestre ocorreram devido a reembolsos de impostos de períodos de avaliação anteriores.

A Volkswagen AG atualizou as suas perspetivas para o ano fiscal de 2023 em 20 de outubro de 2023. A empresa continua a antecipar que as entregas aos clientes ficarão entre 9 e 9,5 milhões de veículos. A Volkswagen continua a esperar que a receita de vendas do Grupo seja 10 a 15 por cento superior ao valor do ano anterior.

O futuro desenvolvimento dos mercados de matérias-primas permanece imprevisível. No que diz respeito aos efeitos da remensuração do justo valor das transacções de cobertura fora da contabilidade de cobertura no resultado operacional, na perspectiva de hoje, a empresa já não espera ser capaz de compensar os efeitos de -2,5 mil milhões de euros contabilizados nos primeiros nove meses. Como resultado, a empresa espera agora que o resultado operacional para todo o ano de 2023 se situe em torno do nível do ano, que foi de cerca de 22,5 mil milhões de euros (anteriormente: retorno operacional sobre as vendas entre 7,5 e 8,5 por cento). Esta previsão inclui os efeitos da remensuração do justo valor dos instrumentos de cobertura acumulados nos primeiros nove meses do ano.

A Volkswagen AG continua prevendo um aumento significativo em relação ao ano anterior no fluxo de caixa líquido da Divisão Automotiva. A liquidez líquida na Divisão Automóvel ainda deverá situar-se entre 35 milhões de euros e 40 milhões de euros.