Economia
Móveis e eletrodomésticos

Vendas do varejo caíram 0,2% em agosto

Na comparação com agosto de 2022, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 2,3% em agosto de 2023.

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18 de outubro de 2023
Vinicius Palermo
Vendas do varejo caíram 0,2% em agosto
Quanto ao varejo ampliado - que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício -, as vendas caíram 1,3% em agosto ante julho

As vendas do comércio varejista caíram 0,2% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, informou na quarta-feira, 18, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi menos negativo do que a mediana das previsões de analistas consultados pela reportagem, que apontava recuo de 0,8%. O intervalo de estimativas ia de queda de 1,4% a alta de 0,9%.

Na comparação com agosto de 2022, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 2,3% em agosto de 2023. Nesse confronto, as projeções iam de uma alta de 0,4% a 4,6%, com mediana positiva de 1,3%.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,6% no ano, que tem como base de comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, houve alta de 1,7%.

Quanto ao varejo ampliado – que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício -, as vendas caíram 1,3% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal. O resultado foi mais negativo do que a mediana das previsões colhidas pelo Projeções Broadcast, que apontava queda de 0,8%. O intervalo das estimativas ia de queda de 1,9% a alta de 0,6%.

Na comparação com agosto de 2022, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 3,6% em agosto de 2023. Nesse confronto, as projeções variavam de uma elevação entre 2,8% e 7,3%, com mediana positiva de 4,7%. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,2% no ano e aumento de 2,7% em 12 meses.

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve alta de 0,2%. No varejo ampliado, o índice de média móvel trimestral das vendas caiu 0,1% em agosto.

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo ampliado em julho ante junho, de uma queda de 0,3% para uma redução de 0,4%. No varejo restrito, a taxa de julho ante junho foi mantida em alta de 0,7%.

Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram avanços nas vendas em agosto ante julho, enquanto outras quatro recuaram. Houve expansão em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%), Combustíveis e lubrificantes (0,9%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,2%), e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).

Na direção oposta, as perdas ocorreram em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,8%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,2%), Móveis e eletrodomésticos (-2,2%) e Tecidos, vestuário e calçados (-0,4%).

No comércio varejista ampliado houve recuo de 1,3% em agosto ante julho. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou avanço de 3,3%, enquanto Material de construção caiu 0,1%.
Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada. No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal.

O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.

De acordo com o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram perdas em agosto de 2023 ante agosto de 2022. Na média global, o comércio varejista teve uma expansão de 2,3%
Houve retração em Livros, jornais, revistas e papelaria (-15,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-7,9%), Tecidos, vestuário e calçados (-7,0%), Combustíveis e lubrificantes (-3,5%) e Móveis e eletrodomésticos (-1,5%).

Os avanços foram registrados por Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (6,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,6%).

No varejo ampliado, as vendas subiram 3,6% em agosto de 2023 ante agosto do ano anterior. O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças subiu 10,8% em relação a agosto de 2022, Material de Construção teve recuo de 0,5%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 8,8%.