Economia
Armas

Taurus celebra acordo com saudita Scopa Defense Trading

O objetivo da joint venture, se obtidas todas as autorizações estatutárias e legais, será a fabricação de armas Taurus no Reino da Arábia Saudita

Compartilhe:
31 de julho de 2023
Vinicius Palermo
Taurus celebra acordo com saudita Scopa Defense Trading
A assinatura aconteceu durante o Fórum de Investimentos Brasil - Arabia Saudita.

A Taurus Armas celebrou um Memorando de Entendimentos (MoU), não vinculante, para permitir o estudo de viabilidade da constituição de uma joint venture no Reino da Arábia Saudita com a empresa Scopa Defense Trading LLC.

O objetivo da joint venture, se obtidas todas as autorizações estatutárias e legais, será a fabricação de armas Taurus no Reino da Arábia Saudita e comercialização em toda a região do GCC (Cooperation Council for the Arab States of the Gulf), que tem como membros os seguintes países: Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.

A assinatura aconteceu durante o Fórum de Investimentos Brasil – Arabia Saudita. O evento, realizado na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), contou com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmim, do governador Tarcisio de Freitas e do ministro dos Investimentos da Arábia Saudita Sr. Khalid A. Al-Falih, além do CEO Global da Taurus Salesio Nuhs e do diretor de Novos Negócios e Supply Chain da Taurus Eduardo Minghelli.

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa destaca que a parceria, caso efetivada, também busca atender uma série de programas e plataformas do projeto Saudi Vision 2030, que objetiva uma posição abrangente e ambiciosa para o Reino da Arábia Saudita (KSA) até o ano de 2030, com várias frentes estratégicas para promover o desenvolvimento econômico e social da região, principalmente na área de defesa.

A partir da assinatura do MoU, as partes terão até 12 meses para concluir os estudos de criação da joint venture e o plano de negócios a ser desenvolvido e, será definida a participação de cada uma das partes envolvidas, bem como as demais condições para efetivação da joint venture. Durante este período, a Scopa atuará como agente de negócios e distribuidora da Taurus para explorar oportunidades de negócios para as Forças Policiais e Militares em toda a região do GCC.

A Scopa Defense Trading é uma empresa de defesa do Reino da Arábia Saudita. A companhia pertence a Mohammad bin Abdulaziz Alajlan, vice-presidente do Grupo Ajlan & Bros, fundado em 1979, que detém participação em mais de 75 empresas e emprega cerca de 15 mil funcionários em diversos países, sendo um conglomerado atuante em diversos setores estratégicos.

Segundo a Taurus, a Arábia Saudita possui atualmente o 5º maior orçamento de defesa no mundo e planeja que, até o ano de 2030, 50% dos investimentos militares tenham origem em empresas locais.

“A celebração desse acordo é mais um passo importante na estratégia global da Taurus como líder mundial na fabricação de armas leves e transferência de tecnologias, tendo como base a rentabilidade sustentável, qualidade e melhoria dos indicadores financeiros e operacionais, além do forte investimento no desenvolvimento de tecnologias de novos produtos, processos e materiais”, afirma a empresa.

De acordo com o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, “a escolha pela Arábia Saudita e região do GCC está alinhada com o plano da companhia de expandir os negócios e aumentar a participação da Taurus no Oriente Médio, pois entendemos que esta região tem hoje o maior interesse na transferência de tecnologias para fabricação de armas leves. Esta parceria nos surpreendeu de forma positiva pela agilidade na condução do negócio”. A Arábia Saudita está na lista dos cinco maiores gastos militares do mundo e é considerado um dos países que mais investe em defesa.

Estabelecida como uma das principais empresas de defesa do Reino, a SCOPA tem como objetivo contribuir de forma efetiva para o ambicioso programa Visão 2030, criando indústrias militares orgânicas. Ao fornecer sistemas e serviços de defesa avançados e inovadores que atendam às necessidades e requisitos das Forças Armadas Sauditas, a SCOPA expandirá e aprimorará as capacidades e o ecossistema de defesa do Reino, além de alcançar os mercados globais de defesa e segurança.

A SCOPA foi fundada por Mohammad bin Abdulaziz Alajlan, vice-presidente do Grupo Ajlan & Bros, fundado em 1979, que possui participações em mais de 75 empresas e emprega cerca de 15.000 funcionários em 25 países, sendo um conglomerado ativo em muitos setores estratégicos.

Um dos objetivos mais importantes da SCOPA é contribuir para criação de um setor de defesa inovador, identificando formas de investir no setor privado, criando oportunidades de emprego para os cidadãos sauditas. Para isso, a empresa acredita que o estabelecimento de indústrias de defesa privadas estimule uma ampla gama de outros setores dentro do Reino, como equipamentos industriais, comunicações e tecnologia da informação, o que, por sua vez, criará mais oportunidades de emprego para os cidadãos sauditas.

A SCOPA está colaborando com empresas líderes de classe mundial para fornecer uma ampla gama de soluções avançadas de defesa, com foco na fabricação local, para contribuir com o objetivo da Visão 2030 de localizar mais de 50% dos gastos militares no Reino.