Economia
Distribuição

Stellantis garante lucro recorde em 2023 e lança programa de recompra de ações

O resultado superou o consenso de 25 analistas consultados pela FactSet, que previam lucro anual de 18,18 bilhões de euros.

Compartilhe:
16 de fevereiro de 2024
Vinicius Palermo
Stellantis garante lucro recorde em 2023 e lança programa de recompra de ações
A receita da Stellantis atingiu valor inédito no ano passado, de 189,54 bilhões de euros

A Stellantis, empresa criada a partir da fusão das montadoras Fiat Chrysler e Peugeot, teve lucro após impostos recorde de 18,6 bilhões de euros em 2023, ante 16,78 bilhões de euros no ano anterior, segundo balanço divulgado na quinta-feira, 15. O resultado superou o consenso de 25 analistas consultados pela FactSet, que previam lucro anual de 18,18 bilhões de euros.

A receita do grupo automotivo também atingiu valor inédito no ano passado, de 189,54 bilhões de euros, representando avanço de 6% em relação a 2022. O número ficou bem próximo da projeção da FactSet, de 189,92 bilhões de euros.

Já o lucro operacional ajustado da Stellantis – medida preferida da empresa – somou 24,34 bilhões de euros em 2023, com alta de 1% e superando a previsão do mercado, de 23,75 bilhões de euros.

Diante dos resultados recordes de 2023, a Stellantis anunciou que lançará um programa de recompra de ações de 3 bilhões de euros.

A empresa distribuirá quase 1,9 mil milhão de euros este ano com base nos resultados financeiros e nas conquistas da empresa em 2023, tanto a nível global como local, reconhecendo o desempenho e o empenho dos seus funcionários em todo o mundo. Desde a sua criação, há pouco mais de três anos, a Stellantis distribuiu 6 milhões de euros à sua base global de colaboradores.

Desde 2021, a Companhia está comprometida em compartilhar seu sucesso com os colaboradores, reforçando seu pilar “Cuidado”, dedicado aos seus colaboradores, aos seus clientes e ao seu objetivo carbono líquido zero.

Os funcionários são o centro do desempenho da Stellantis. Em 2023, aproximadamente 95% dos seus colaboradores em todo o mundo beneficiaram de uma abordagem de “remuneração por desempenho”, que reconhece a sua contribuição para o sucesso da Empresa.

Esta abordagem é o resultado de um diálogo construtivo com os sindicatos dos países onde a Stellantis opera, bem como da vontade de propor uma política de remuneração e benefícios que seja justa e baseada nas práticas de mercado.

Para envolver mais os funcionários no sucesso da empresa, no ano passado a Stellantis lançou o plano de compra de ações para funcionários “Shares to Win” em Itália e França, como uma iniciativa piloto, com uma contribuição equivalente de 1.000 euros oferecida pela empresa.

A Stellantis planeia alargar este programa a 242.000 funcionários elegíveis em todo o mundo em 2024, com os mesmos princípios orientadores de incentivos.

“Num contexto altamente exigente e competitivo, todos os funcionários da Stellantis podem orgulhar-se do que temos vindo a construir juntos ao longo dos últimos três anos e quero agradecer calorosamente a cada um deles por isso”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Apresentámos fortes resultados de desempenho da Empresa, permitindo-nos distribuir quase 1,9 mil milhão de euros em participação nos lucros e bónus variáveis ​​pelo terceiro ano consecutivo. Estes programas de participação nos lucros e pagamentos variáveis ​​são mais do que um reflexo do desempenho e das conquistas dos nossos funcionários, são o justo reconhecimento do seu compromisso de ter sucesso como uma equipe.”

Ele lembrou que a empresa ultrapassou a marca de três anos desde o início da Stellantis. “Os resultados financeiros recordes são a prova de que nos tornamos um novo líder global em nosso setor e permaneceremos sólidos enquanto olhamos para um 2024 turbulento. Graças à nossa tecnologia flexível e ao nosso roteiro de produtos, estamos preparados para enfrentar os vários cenários que podem surgir e continuar cumprindo nossas metas Dare Forward 2030.”

A Stellantis continua no caminho certo para atingir sua meta de emissão líquida zero de carbono até 2038. A empresa reduziu as suas emissões absolutas de CO2 de âmbito 1 e 2 em 20% em 2023 em relação à linha de base 2021. Um foco constante no cliente levou a uma redução das taxas de defeitos dos veículos três meses após a entrega ao cliente em mais de 40%, em comparação com 2021.

Abraçando com um modelo de consumo circular, a empresa abriu seu primeiro Centro de Economia Circular na Itália, criando um centro de excelência que visa industrializar a recuperação e reutilização sustentável de materiais, e o negócio obteve um crescimento de vendas de 18% ano a ano.

A empresa assinou mais de 600 acordos coletivos cobrindo aproximadamente 90% dos funcionários em todo o mundo. Os Stellantis Student Awards homenagearam mais de 600 familiares de funcionários pela dedicação à aprendizagem e educação contínuas, e a Fundação Stellantis fez parceria com o CERN para inaugurar o Science Gateway em Genebra, o seu novo centro de divulgação para a educação científica.