Estados
Tecnologia

Rio Innovation Week começa com casa cheia no Pier Mauá

O evento contará com 34 conferências, com mais de 2.500 palestrantes convidados, 2.200 startups e incubadoras fomentando negócios

Compartilhe:
13 de agosto de 2024
Vinicius Palermo
Rio Innovation Week começa com casa cheia no Pier Mauá
Rio Innovation Week reunirá 350 expositores apresentando inovações e soluções para vários setores da economia.

Descarbonização, Inteligência Artificial, inovação, tecnologia, sustentabilidade… O que não faltam são temas que de tão atuais são capazes de desenhar o futuro da nossa sociedade. E todos eles estão em pleno debate no Rio Innovation Week, que começou nesta terça-feira (13) no Píer Mauá, na Zona Portuária da capital fluminense, e vai até 16 de agosto.

O evento contará com 34 conferências, com mais de 2.500 palestrantes convidados, 2.200 startups e incubadoras fomentando negócios, e mais de 350 expositores apresentando inovações e soluções para vários setores da economia.

Já nas primeiras horas de portas abertas quem estava no local já testemunhava uma grande circulação de público interessado nas mais variadas conferências e visitas aos estandes dos expositores.

O primeiro encontro do RIW Talks contou com a participação de Fabrício Tota, VP de Novos Negócios do Mercado Bitcoin, Alena Afanaseva, CEO da BeInCrypto, Aline Fernandes, jornalista, e Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!.

Em pauta, o “O Futuro do dinheiro: Como a inovação está mudando o mercado financeiro e os impactos na América Latina”. Nathalia destacou as dificuldades e potencialidades do continente: “Infelizmente, 70% da América Latina não tem a oportunidade de ter acesso a empréstimos e nem moedas digitais. E são justamente as criptomoedas que irão ajudar a remover todas essas fronteiras para que as pessoas possam construir um mundo mais visionário. A aposta da tokenização é transformar e simplificar o futuro”.

Para Fábio Queiróz, presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro e idealizador e CEO do Rio Innovation Week, o evento promete revolucionar múltiplos setores econômicos através da tecnologia e das inovações que serão compartilhadas com o público.

“Precisamos reconhecer a importância vital da inovação e da tecnologia para o impulsionamento econômico e social. O Rio de Janeiro, além de seu vibrante cenário cultural, possui um potencial incrível para sediar a maior conferência global de tecnologia e inovação”, ressalta.

“A cidade não só atrairá líderes e as mentes mais brilhantes do setor, mas também oferecerá um ambiente inspirador para a colaboração, o networking e o fechamento de milhares de negócios. Estamos ansiosos para promover a maior edição de todos os tempos do Rio Innovation Week, fortalecendo a imagem do Rio de Janeiro como a capital da inovação no país”, completa.

Parceria inédita entre RIW e ABF Rio

Um dos espaços que chamam mais atenção é a Arena do Franchising, fruto de uma parceria inédita entre a Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) e o evento, considerada a maior conferência de tecnologia do mundo.

O espaço concebido pela parceria contará com cerca de 20 marcas expositoras, apresentando projetos tecnológicos e talk show com diversos palestrantes, entre empresários e empreendedores do varejo. Em pauta, temas como inovação, digitalização no franchising, inteligência artificial, entre outros.

O presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, falou sobre a expectativa do volume de negócios no evento.

“Estamos aqui na RIW, maior evento de tecnologia e inovação e pela primeira vez a ABF rio está participando do evento trazendo grandes marcas do setor de franchising para poder estar aqui fazendo negócio, com uma expectativa extremamente positiva, aonde nós esperamos gerar negócios, vender franquias, já que as marcas proporcionam essa possibilidade de serem comercializadas franquias não só pro Rio de Janeiro, mas todo o Brasil. Esperamos negócios na casa de R$ 100 milhões”.

Inovação, entretenimento e sustentabilidade

O passeio pelo Píer chamava atenção pelas variedades de novidades, muitas ligadas a sustentabilidade, entretenimento e inovação, entre eles o espaço do e Museu do Esporte, em que é possível ter a experiência de praticar arco e flecha e andar de skate em ambientes virtuais, com imersão em cenários especialmente criados para as modalidades.

No galpão destinado ao Agro, a sustentabilidade também está entre as prioridades. O Solix AG Robotics, equipamento autônomo e movido por energia solar, mostra aos interessados como a tecnologia pode reduzir em até 95% a aplicação de herbicidas e reduzir a compactação do solo e a pegada de carbono, além de aumentar a produtividade.

Ainda para esta terça-feira, na parte da tarde, o painel “Inovação em Ação: Da Cultura Interna a Conexão com Startups chamou atenção para a relação entre meta e prática, principalmente por conta dos processos internos das companhias, que batem de frente com metodologias mais novas. É o ecossistema empresarial e de startups bambeando no uso prático da inovação.

Andréa Migliori, CEO da HRTech Workhub e uma das palestrantes do painel, explica que essa é uma conversa que precisa acontecer quanto mais cedo, melhor. “O interesse das empresas por soluções inovadoras é muito positivo, mas ele precisa ser estratégico e adaptável sempre que possível. Percebo que existem alguns impasses comuns quando uma relação entre grandes companhias e startups se inicia e é necessário pensarmos em modos de atravessá-los”, aponta.

Setur-RJ apoiam e se alimentam do sucesso do RIW

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio são apoiadoras institucionais do evento e este ano apresentam as belezas do estado em um estande próprio com ativações interativas, além da participação em palestras com grandes nomes no palco principal.

O estande do Rio de Janeiro (Lounge Setur-RJ/TurisRio) fica em um espaço próximo à plenária principal de palestras, localizado no galpão Kobra (1º piso). Serão apresentadas as potencialidades e atrativos das 12 regiões turísticas, que compõem o Estado. O espaço também recebe uma área instagramável, onde os visitantes poderão tirar uma linda foto em paisagens deslumbrantes de destinos do Rio. Outra ativação prevista: totens com perguntas interativas sobre curiosidades e informações relevantes das 92 cidades fluminenses estarão disponíveis, gratuitamente, para o público. Ao final do game, o visitante, que acertar todo o quiz, levará de presente um brinde, relacionado às segmentações turísticas.

Além disso a Setur-RJ e a TurisRio começaram a operar na segunda-feira (12) um lounge receptivo no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) que funcionará como centro de informações turísticas.

“Abrimos hoje (terça) o nosso Lounge G20, espaço onde iremos receber as delegações e também os turistas que irão frequentar o Rio de Janeiro nesse período, que vai até novembro, onde teremos a cúpula do G20, aqui, na capital do Estado. Antes de novembro, teremos vários outros temas em debate, aliados a essa pauta do G20. No nosso receptivo, teremos os guias bilíngues auxiliando os turistas e dando informações importantes sobre as nossas 12 regiões turísticas, fazendo com que essa chegada aqui no RJ seja mais agradável para todos que nos visitam”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, durante a visita ao espaço.

QUADRO RAIO-X do evento

3 mil palestrantes
2,5 mil startups
20 mil empregos gerados 75 mil m² de área
28 palcos simultâneos 2,6 bilhões em negócios 150 mil visitantes
350 expositores
19 patrocinadores
29 parceiros

PALESTRANTES DE RENOME NO MUNDO
Nadia Murad, ativista ganhadora do Nobel da Paz
Kip Thorne, físico teórico ganhador do Prêmio Nobel
Sandrine Dixson-Declève, cientista e liderança ambiental
Vandana Shiva, física e ativista ambiental
Eric Ries, autor do best-seller “Lean Startup”
Uri Levine, cofundador do Waze
Fritjof Capra, físico conhecido pela visão sistêmica da vida

PALESTRANTES DE RENOME NO BRASIL
Ailton Krenak, líder indígena e imortal da ABL
Marcelo Gleiser, físico ganhador do Prêmio Templeton
Fabrício Carpinejar, escritor ganhador do Prêmio Jabuti
Adriana Barbosa, CEO do PretaHub
Suzana Herculano, cientista que estuda a evolução do cérebro
Camila Farani, investidora e empreendedora
Zezé Motta e Larissa Manoela, atrizes Xuxa, ícone da TV e empresária
Luiza Brunet, ex-modelo, ativista e empreendedora
Sabrina Sato, apresentadora e empreendedora