Economia
Carro elétrico

Renault supera expectativa de receita no 3º trimestre

O resultado da montadora francesa superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam receita de 10,34 bilhões de euros entre julho e setembro.

Compartilhe:
19 de outubro de 2023
Vinicius Palermo
Renault supera expectativa de receita no 3º trimestre
Ainda no trimestre, a Renault vendeu 511 mil veículos mundialmente

A Renault informou na quinta-feira (19) que garantiu receita líquida de 10,51 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2023, valor 7,6% maior do que em igual período do ano passado. O resultado da montadora francesa superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam receita de 10,34 bilhões de euros entre julho e setembro.

Ainda no trimestre, a Renault vendeu 511 mil veículos mundialmente, 6,1% mais do que no mesmo intervalo de 2022. A empresa também reafirmou projeções para 2023, com o objetivo de que a margem operacional deste segundo semestre seja maior do que a de 7,6% atingida na primeira metade do ano.

“Mais uma vez, o Renault Group apresenta uma sólida performance no terceiro trimestre, com um faturamento em alta de 13,8% com taxas de câmbio constantes. Iniciamos o último trimestre do ano com confiança e confirmamos a melhoria da nossa rentabilidade para além do segundo semestre, alavancada por nossa ofensiva de produtos, bem como pelos benefícios do nosso programa de redução de custos e uma rigorosa política comercial com foco no valor. Paralelamente, estamos avançando rapidamente em todos os nossos projetos Revolution e este trimestre foi bastante ativo. Lançamos oficialmente a Horse e assinamos o contrato de joint venture com a Geely”, disse Thierry Piéton, CFO do Renault Group.

O carve-out da Ampère será realizado em novembro e a empresa vai apresentar esta estratégia em detalhes durante um Capital Market Day, no próximo dia 15 de novembro.

Ele anunciou ainda o projeto Flexis em parceria com o Grupo Volvo e a CMA CGM, que vai mudar as regras do jogo para enfrentar os desafios da eletrificação dos veículos comerciais leves no setor de logística urbana.

“Construímos a cada dia nossa montadora de automóveis de nova geração. Por fim, depois da assinatura dos acordos definitivos da Aliança, em julho, confirmamos que a conclusão da transação é esperada para até o fim deste ano, conforme previsto. Isso permitirá criar valor graças a projetos operacionais comuns, oferecendo ao Renault Group a oportunidade de otimizar a realocação de parte de seu capital”, declarou.

As vendas mundiais da marca Renault atingiram 356.747 unidades, com uma alta significativa de 11% em comparação com o 3º trimestre de 2022. Nos nove primeiros meses do ano, a Renault vendeu 1.128.885 veículos, em alta de 11% em comparação com 2022.

A Renault é a segunda marca mais vendida na Europa em 2023, com um crescimento de 25% no 3º trimestre e 22% desde o início do ano (726.938 emplacamentos). A Renault superou o desempenho no segmento C, com uma alta de 36% desde o início do ano.

A Renault confirma sua posição de líder no mercado francês, tanto em carros de passeio (VP), com 206.734 unidades vendidas (+18% vs. 2022), como em veículos comerciais leves (VU), com 80.422 unidades vendidas (+12%). O Austral assume a liderança do segmento C-SUV, com 22.700 emplacamentos.

A Renault segue com uma forte progressão no mercado de veículos comerciais leves, com um crescimento de dois dígitos de suas vendas no mundo (+21%), principalmente na Europa (+26%). A Renault é líder na Europa no mercado de furgões.

Com uma alta de 48% nas vendas de veículos híbridos (HEV), para 127.224 unidades, a marca Renault avançou de maneira significativa no mercado de veículos eletrificados. Esta progressão dos modelos híbridos gerou um aumento global de 19% nas vendas de veículos eletrificados, para um total de 200.000 emplacamentos. Com respectivamente 65% e 55% das vendas na versão HEV, os modelos Austral e Arkana tiveram um protagonismo neste sucesso. Além disso, o europeu do Espace demonstrou um lançamento promissor das vendas na França e na Espanha, com planos de expansão para outros países europeus a partir de outubro de 2023.

O Megane E-Tech 100% elétrico teve mais de 35.000 unidades vendidas neste ano, contribuindo com 54% das vendas totais de veículos elétricos (VE) da Renault, que atingiram 64.854 unidades. Na Europa, o Megane E-Tech 100% elétrico representa 2,2% do mercado de VEs.

Para diversificar ainda mais a gama de VEs da marca, o Scenic E-Tech 100% elétrico – que foi revelado no Salão do Automóvel de Munique em setembro de 2023 – terá seu primeiro ano cheio de comercialização em 2024. A pré-reserva do Scenic E-Tech 100% elétrico será iniciada até o fim de 2023.

A gama de modelos do segmento C da Renault tem um papel a cada dia mais importante nas vendas globais da marca, com um crescimento considerável de 36%, para um total de 190.535 unidades vendidas. O Austral contribuiu amplamente para este sucesso, com 60.305 emplacamentos nos nove primeiros meses de 2023. O Arkana também continua avançando, com 59.542 unidades vendidas.

Apesar das dificuldades persistentes na supply chain, a Renault atingiu seu objetivo de vendas no varejo e conseguiu manter um nível ideal, com mais da metade de seu volume de vendas realizadas a clientes pessoa física. As vendas no varejo atingiram 50% no período de janeiro a setembro de 2023, com uma alta de 7 pontos percentuais em comparação com a média do mercado (43%).

.