Economia
Identidade visual

Raia Drogasil anuncia mudança de marca corporativa e passa a se chamar RD Saúde

A Raia Drogasil informou na segunda-feira, 18, a mudança de sua marca corporativa, que passará a ser denominada RD Saúde. A mudança se torna efetiva a partir deste mês de março de 2024.

Compartilhe:
19 de março de 2024
Vinicius Palermo
Raia Drogasil anuncia mudança de marca corporativa e passa a se chamar RD Saúde
A RD vem se transformando de forma consistente e acelerada, e 2023 foi um ano que permitiu celebrar a consolidação das estratégias.

A Raia Drogasil informou na segunda-feira, 18, a mudança de sua marca corporativa, que passará a ser denominada RD Saúde. A mudança se torna efetiva a partir deste mês de março de 2024.

“Alinhada à sua ambição de se tornar o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável no Brasil, a nova marca reforça o conceito de empresa voltada para a saúde integral, com uma atuação que vai além do varejo farmacêutico e com um papel importante na promoção de saúde e de bem-estar para a sociedade”, diz a companhia.

Como parte deste projeto, a identidade visual das bandeiras Raia e Drogasil, além da 4Bio e demais empresas e unidades de negócios, também será revista para endossar e reforçar a nova identidade do grupo.

A RD vem se transformando de forma consistente e acelerada, e 2023 foi um ano que permitiu celebrar a consolidação das estratégias. Ao longo do ano, a empresa aumentou a base de clientes, incrementou a penetração dos clientes digitalizados e fortaleceu os vínculos de

engajamento, elevando o seu nível de satisfação e fidelidade. Melhorou também a experiência nos canais físicos e digitais, ganhando alavancagem operacional nas lojas maduras e avançando na construção de um ecossistema de saúde. Atuando em um mercado resiliente e

sustentado por um envelhecimento da população, a RD demonstrou novamente em 2023 a sua capacidade de criar valor. A empresa atingiu uma receita bruta de R$ 36,3 bilhões, com crescimento de 17,4% e incremento absoluto de R$ 5,4 bilhões, ampliando o diferencial de escala. Esse forte crescimento foi impulsionado pelo sólido crescimento nas lojas maduras, que pelo quarto ano seguido superou a inflação (8,0% em 2023, um crescimento real de 3,4 pontos percentuais), alavancado pelo aumento na digitalização da relação com os clientes, e também pela abertura recorde de 270 novas farmácias, 10 acima do guidance inicial. Para 2024 e 2025, o guidance é ainda superior, entre 280 e 300 lojas por ano.

Como consequência desse sólido crescimento e dos ganhos de alavancagem operacional trazidos pela digitalização, o EBITDA consolidado atingiu R$ 2,6 bilhões, com crescimento de 15,1% e margem de 7,2%, enquanto o lucro líquido atingiu R$ 1,1 bilhão, um crescimento de 11,4% com 3,0% de margem líquida.

O market share nacional atingiu 16,1%, um incremento de 0,9 ponto percentual, com ganhos expressivos em todas as regiões do País. A RD é hoje uma empresa verdadeiramente nacional, com quase 3 mil farmácias e presença em 574 cidades, incluindo 307 dos 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, além dos canais digitais. As farmácias atendem a 93% da classe A em um raio de 1,5 km e 59% da população total do país em um raio de 5 km de distância. Essa é uma capilaridade única, seja no varejo ou no setor de saúde, que credencia a RD para oferecer soluções cada vez mais completas às necessidades de saúde e bem-estar dos clientes em âmbito nacional.

A empresa atingiu no 4T23 uma venda média mensal de R$ 1,1 milhão por loja madura com NPS médio de 92, uma combinação única de excelência no atendimento com alta eficiência econômica e alavancagem operacional no varejo. As farmácias operam com vendas médias elevadas e consistentes em todos os estados do País. A RD segue abrindo novas unidades em âmbito nacional com taxas internas de retorno reais, descontando a canibalização, em torno de 25%, uma expansão altamente rentável, assertiva e em larguíssima escala.

E para suportar a expansão, a empresa inaugurou no ano 3 novos centros de distribuição (CDs) nos municípios de Cuiabá/MT, Benevides/PA e Manaus/AM, ampliando a estrutura logística para 14 CDs, que abastecem 92% das filiais diariamente, melhorando o nível de serviço e otimizando o capital de giro. Para suportar esse crescimento, a RD criou 4,2 mil novas posições ao longo do ano e atua fortemente na capacitação dos times com uma média de 108 horas de treinamento anual por funcionário, assegurando a excelência operacional e o atendimento diferenciado que sustentam o elevado NPS.