Editorias
Desaceleração

PPI da zona do euro subiu 1% em abril

O resultado de abril ficou bem abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam acréscimo anual de 1,7%.

Compartilhe:
05 de junho de 2023
PPI da zona do euro subiu 1% em abril
Foto: Divulgação

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 1% em abril ante igual mês do ano passado, desacelerando fortemente em relação ao ganho anual de 5,5% de março, segundo dados publicados na segunda-feira, 5, pela Eurostat, como é conhecida a agência oficial de estatísticas da União Europeia.

O resultado de abril ficou bem abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam acréscimo anual de 1,7%. A leitura de março foi revisada para baixo, de 5,9% originalmente. Em relação a março, o PPI do bloco caiu 3,2% em abril. Neste caso, a projeção do mercado era de queda menor, de 2,8%.

Excluindo-se os preços de energia, que tendem a ser voláteis, o PPI da zona do euro recuou 0,1% em abril ante março e registrou alta de 5,1% no confronto anual. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 54,1 em abril para 52,8 em maio, atingindo o menor nível em três meses.

O número definitivo de maio ficou abaixo da leitura preliminar e da expectativa de analistas consultados pela FactSet, de 53,3 em ambos os casos. O PMI de serviços da zona do euro, por sua vez, recuou de 56,2 para 55,1 no mesmo período, também abaixo da estimativa inicial, de 55,9. Os PMIs acima da barreira de 50 indicam que a atividade econômica no bloco continuou se expandindo no mês passado, apesar das quedas.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da Alemanha subiu de 56 em abril para 57,2 em maio, atingindo o maior nível em 13 meses, segundo pesquisa final divulgada na segunda-feira, 5, pela S&P Global.

A leitura definitiva de maio, porém, ficou abaixo da estimativa prévia e da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 57,8 em ambos os casos. Já o PMI composto alemão, que engloba serviços e indústria, caiu de 54,2 para 53,9 no mesmo período. A estimativa inicial havia apontado alta marginal, a 54,3. Os resultados acima da barreira de 50 indicam expansão da atividade econômica alemã.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do Reino Unido caiu de 55,9 em abril para 55,2 em maio. O número definitivo de maio, porém, ficou ligeiramente acima da leitura preliminar e da projeção de analistas consultados pela FactSet, de 55,1 em ambos os casos.

Já o PMI composto britânico, que engloba serviços e indústria, recuou de 54,9 para 54 no mesmo período, também superando a estimativa inicial, de 53,9, e vindo em linha com o consenso da FactSet.
Os PMIs acima da barreira de 50 indicam que a atividade econômica do Reino Unido continuou se expandindo no mês passado, apesar das quedas.