Economia
Eólica offshore

Petrobras anuncia primeira plataforma all-eletric em 2025 no Espírito Santo

Essa tecnologia permitirá maior eficiência operacional e redução de emissões de gases do efeito estufa.

Compartilhe:
09 de agosto de 2023
Vinicius Palermo
Petrobras anuncia primeira plataforma all-eletric em 2025 no Espírito Santo
A gestora ressaltou a importância do Espírito Santo na história da Petrobras nos 66 anos de presença no estado.

A Petrobras instalará no litoral capixaba, em 2025, a primeira plataforma com sistemas totalmente eletrificados (all-eletric) de ciclo combinado no Brasil. Essa tecnologia permitirá maior eficiência operacional e redução de emissões de gases do efeito estufa.

A confirmação da data de instalação do FPSO Maria Quitéria no campo de Jubarte, no pré-sal, foi feita pela gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Petrobras no Espírito Santo, Eduarda Lacerda, durante a abertura, da MEC Show 2023, Feira da Metalmecânica e Inovação Industrial do Espírito Santo. A executiva também destacou outros projetos da companhia previstos para o estado.

 “No litoral sul do Espírito Santo, estamos estudando a implantação de um parque eólico offshore. Sob a gestão das nossas equipes capixabas das cinco plataformas previstas na Bacia de Campos no Plano de Negócios 2023-2027, três serão gerenciadas pela nossa unidade. Então, são vários projetos e investimentos para o presente e futuro da nossa empresa aqui no Espírito Santo. O futuro não é só produzir petróleo, não é só produzir gás. É produzir energia limpa e sustentável”.

 A gestora ressaltou a importância do Espírito Santo na história da Petrobras nos 66 anos de presença no estado.

“Nesse ano, a Petrobras completa 70 anos, e o estado sempre foi uma parte importante dessa história. Vivemos aqui – e não foi por acaso que fosse aqui – alguns dos episódios mais inovadores e marcantes de nossa história, como o primeiro poço no mar e a primeira produção no pré-sal, que neste ano chega aos 15 anos. Respeitamos esse passado e esse respeito não significa ficarmos presos a essa história. Para o presente e construção de nosso futuro, temos como um de nossos principais valores o respeito à vida, à diversidade, às pessoas e ao meio ambiente.” destacou a gerente geral da Petrobras durante o seu discurso.

 Durante a cerimônia o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, na ocasião representado pelo gerente executivo de Águas Profundas, Paulo Marinho, foi homenageado pela organização do evento pela importância da companhia para o Espírito Santo. Além dos representantes da Petrobras a cerimônia de abertura da MEC Show 2023 contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, entre outras autoridades. 

A Petrobras estará presente na Mec Show 2023, até amanhã, destacando seus investimentos em descarbonização, os mais recentes projetos de petróleo e gás implementados na região, além das tecnologias digitais que têm trazido ganhos de eficiência e redução de emissões de CO2. Especialistas da companhia participarão de painéis sobre o setor e farão apresentações sobre as inovações desenvolvidas pelo Centro de Pesquisas e Inovação da Petrobras (Cenpes). 

O estande da empresa contará com um circuito simulando uma área operacional para demonstração do robô “Anymal D”, especializado em operações de segurança. O equipamento é capaz de realizar atividades de inspeção autônoma em áreas industriais de plataformas marítimas e refinarias, com potencial de ampliar a eficiência e a segurança das operações. Seu formato é semelhante a um “pet”, com um design que lhe permite subir e descer escadas, inclusive com capacidade para desviar de obstáculos e parar caso detecte algo em suas proximidades. Este é o primeiro robô desse formato do mercado. 

O evento reúne anualmente os interessados em inovação industrial, networking e negócios com fornecedores e indústrias que trazem as últimas tendências e tecnologia de ponta para os setores naval, petróleo e gás, papel e celulose, siderurgia, metalúrgica, mineração, usinagem, química/petroquímica, portuária, engenharia, construção civil e moveleira. A feira é realizada no Pavilhão de Carapina, Serra, das 15h às 21h. A Petrobras participa da MEC Show desde 2011.

Na feira, o estande da empresa contará com um circuito simulando uma área operacional para demonstração do robô “Anymal D”, especializado em operações de segurança.

O equipamento é capaz de realizar atividades de inspeção autônoma em áreas industriais de plataformas marítimas e refinarias, com potencial de ampliar a eficiência e a segurança das operações. Seu formato é semelhante a um “pet”, com um design que lhe permite subir e descer escadas, inclusive com capacidade para desviar de obstáculos e parar caso detecte algo em suas proximidades. Este é o primeiro robô desse formato do mercado, disse a estatal em nota.