Marvym de Brito
Persistência

Perder peso ou emagrecer?

A questão com os números, muita das vezes, evidencia um número do qual fugimos ou a constatação de que “subimos de peso”.

Compartilhe:
30 de maio de 2023
Vinicius Palermo
Perder peso ou emagrecer?
É sempre bom emagrecer com saúde

Algumas vezes já nos pegamos fugindo da balança, aquela que fica na academia, farmácia, aquela que temos em casa e pensamos em evitar aquela que fica no consultório do nutricionista ou de algum médico. A questão com os números, muita das vezes, evidencia um número do qual fugimos ou a constatação de que “subimos de peso”.

O processo para entrar em forma geralmente começa na segunda feira, nova dieta, novos exercícios, cortou o carboidrato, aumentou a intensidade dos treinos e ao conferir o número da balança, você não entende, fez tudo de forma correta e os números subiram. Perder peso e emagrecer não são a mesma coisa?

Se está seguindo a dieta que o nutricionista passou, dando continuidade aos exercícios físicos orientados pelo profissional de educação física com frequência e o peso não diminuiu, não entre em pânico. Pode ser que tenha emagrecido sem ter perdido peso.

Para não ficarmos confusos, seguiremos de um princípio simples: você pode emagrecer, perdendo a gordura (tecido adiposo) e ao mesmo tempo manter o seu peso ganhando massa muscular. Se o seu peso de 80kg foi para 75kg, significa que você perdeu peso, pois essa conta se dá devido a diminuição do valor numérico de massa corporal total, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Por sua vez, o emagrecimento se dá com a redução de gordura no corpo. Entenderemos de forma mais simples com a divisão do corpo humano, feita por três tipos de tecidos: Massa de gordura, Massa livre e gordura (músculos, osso, cartilagens e ligamentos) e os Fluidos extracelulares e intracelulares. A massa magra está associada aos músculos, cartilagens, ligamentos e os fluidos, ou seja, por tudo que compõe o nosso organismo com exceção da gordura.

As células de gorduras ficam armazenadas em nosso corpo em forma de triglicerídeos, localizados entre a pele e as vísceras. O excesso ao consumo de alimentos que aumentam a produção de triglicerídeos no corpo humano se dá o processo de aumento de peso. Uma vez que ingerido mais do que o necessário, elas têm capacidade de armazenamento, crescendo até o seu limite e em seguida se multiplica causando o ganho de peso.

Gordura em excesso por sua vez traz diversos agravantes que prejudicam a nossa saúde. O excesso de peso está associado a obesidade que é porta de entrada para doenças cardiovasculares, aumento do colesterol e triglicerídeos e até alguns tipos de câncer.

A saúde dos nossos músculos por sua vez é representada pela massa magra, parte fundamental para as funções do corpo humano, incluindo o bom funcionamento do coração. Com o avanço da idade o nosso corpo entra em processo de perda de massa magra.

O processo de perder massa magra e massa óssea com o passar dos anos é natural, a sarcopenia que por sua vez enfraquece os músculos, se apresenta com o passar dos anos e o que auxilia no processo de sua prevenção é a prática regular de exercício físico.

O processo de emagrecimento é amplo e os seus frutos são colhidos com dedicação. A balança não precisa ser o inimigo durante esse processo, pois a diminuição ou aumento numérico encontra-se numa soma de ações durante o decorrer do processo de emagrecimento. Os hábitos saudáveis como se alimentar bem e praticar exercício físico regularmente precisam ser constantes para o alcance de bons resultados.