Marvym de Brito
Marvym de Brito
Saúde e Bem Estar

Tornando a alimentação infantil saudável e atraente

Na infância o corpo e até mesmo a mente encontram-se em um período de crescimento e desenvolvimento acelerado o que torna a absorção de nutrientes fator importantíssimo.

Compartilhe:
26 de agosto de 2024
Vinicius Palermo
Tornando a alimentação infantil saudável e atraente
Nutrientes como proteínas vitaminas e minerais são fundamentais não apenas para o desenvolvimento físico como também o crescimento ósseo e sua musculatura.

Na infância o corpo e até mesmo a mente encontram-se em um período de crescimento e desenvolvimento acelerado o que torna a absorção de nutrientes fator importantíssimo para o futuro de uma criança. É durante esses primeiros anos de vida que se formam as raízes para a saúde e o bem-estar durante a vida adulta. Nutrientes como proteínas vitaminas e minerais são fundamentais não apenas para o desenvolvimento físico como também o crescimento ósseo e sua musculatura.

A maturação cognitiva e o fortalecimento do sistema imunológico também fazem parte desse processo. Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é fundamental para garantir que as crianças cheguem a seu potencial máximo, criando uma base sólida para uma vida saudável. Muitos pais enfrentam desafios ao tentar garantir que seus filhos recebam a dieta necessária o que pode impactar negativamente durante o processo.

No período da infância muitos nutrientes têm papeis importantes no desenvolvimento saudável. As proteínas são fundamentais para o crescimento muscular e o desenvolvimento dos tecidos, quando por sua vez o cálcio e a vitamina D são essenciais para a formação e a manutenção de ossos e dentes fortes. O ferro serve para a produção de hemoglobina e para prevenir anemia enquanto as vitaminas A e C contribuem para a saúde dos olhos e o fortalecimento do sistema imunológico. A falta desses nutrientes pode resultar em problemas de grande relevância como: a deficiência de proteínas pode levar a um crescimento retardado e a problemas de desenvolvimento físico, a falta de cálcio e vitamina D pode causar fragilidade óssea e aumento do risco de fraturas e a carência de ferro pode gerar anemia, diminuindo a capacidade cognitiva e a energia. A falta de vitaminas A e C pode trazer problemas para a visão e a resistência a infecções. Garantir a ingestão adequada desses nutrientes é essencial para promover um desenvolvimento saudável e equilibrado.

Um dos grandes desafios enfrentados pelas famílias é a dificuldade das crianças em aceitar alimentos saudáveis seguido da falta de apetite ou a escolha por opções menos nutritivas. As crianças são atraídas por alimentos processados e ricos em açúcar que são mais atraentes devido ao seu sabor doce e de textura crocante, quando alimentos nutritivos como vegetais, frutas e grãos integrais por muitas vezes são menos interessantes. Essa escolha por alimentos não saudáveis pode trazer uma ingestão inadequada de nutrientes essenciais, dificultando o crescimento e o desenvolvimento. A dificuldade a experimentar novos alimentos e a vontade por opções menos nutritivas muitas vezes exigem criatividade por parte dos pais para criar refeições equilibradas e benéficas para a saúde das crianças. Buscar formas de tornar os alimentos saudáveis mais agradáveis é fundamental para ajudar as crianças a desenvolverem hábitos alimentares e garantir que recebam a nutrição adequada para seu desenvolvimento.

Uma forma atraente para estimular a vontade de comer saudável, pode ser em envolver a criança no processo de preparação das refeições, possibilitando que escolham e ajudem a preparar ingredientes saudáveis o que pode aumentar o interesse em experimentar novos alimentos. Transformar frutas e vegetais em pratos divertidos, como espetinhos de frutas, muffins de vegetais ou smoothies coloridos pode tornar as opções saudáveis mais atraentes. Introduzir receitas que imitem a textura e o sabor de alimentos como “chips” de vegetais assados ou bolos integrais com pedaços de frutas também pode ajudar a reduzir a atração por doces. Outra forma é substituir o açúcar refinado por alternativas naturais como mel ou frutas secas para adoçar e deixar o prato mais saudável. Ao fazer essas mudanças os pais podem criar um ambiente alimentar positivo e ajudar a criança a desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e reduzir o desejo por alimentos açucarados.

Para garantir que a alimentação das crianças seja equilibrada e nutritiva é essencial incluir uma variedade de alimentos saudáveis e aperitivos que sejam visualmente atraentes para cada idade. Acrescentar frutas, vegetais e grãos integrais de forma criativa pode tornar as refeições mais envolventes e menos desafiadoras. Oferecer opções de snacks saudáveis, como palitos de cenoura em formatos divertidos ajuda a aproximar a alimentação da realidade das crianças de forma divertida. Criar um ambiente onde a comida saudável seja tanto visualmente estimulante quanto gostosa é uma maneira eficaz de promover hábitos alimentares e saudáveis e assim preparar as crianças para uma vida de escolhas alimentares equilibradas.