Economia
Sustentabilidade

PepsiCo teve lucro de US$ 3,092 bilhões no 3º trimestre

Na mesma comparação, o lucro por ação da empresa americana de bebidas e alimentos subiu de US$ 1,95 para US$ 2,24.

Compartilhe:
10 de outubro de 2023
Vinicius Palermo
PepsiCo teve lucro de US$ 3,092 bilhões no 3º trimestre
Em dezembro de 2022, a PepsiCo recebeu a primeira entrega dos caminhões Tesla Semi totalmente elétricos

A PepsiCo anunciou na terça-feira (10) que teve lucro líquido de US$ 3,092 bilhões no terceiro trimestre de 2023, maior do que o ganho de US$ 2,702 bilhões obtido em igual período do ano passado.

Na mesma comparação, o lucro por ação da empresa americana de bebidas e alimentos subiu de US$ 1,95 para US$ 2,24. Com ajustes, o ganho por ação foi de US$ 2,25 entre julho e setembro, superando a expectativa de analistas consultados pela FactSet, de US$ 2,15.

Já a receita da multinacional atingiu US$ 23,45 bilhões no trimestre, subindo ante US$ 21,97 bilhões um ano antes e também superando levemente o consenso da FactSet, de US$ 23,41 bilhões. Para 2023, a PepsiCo elevou sua projeção para o lucro ajustado por ação, de US$ 7,47 para US$ 7,54.

A empresa mantém os investimentos em sustentabilidade. Os caminhões Tesla Semi da PepsiCo Beverages North America (PBNA) com sede em Sacramento participaram do evento nacional de transporte rodoviário “Run on Less: Electric Depot” do Conselho Norte-Americano de Eficiência de Frete (NACFE).

Em dezembro de 2022, a PepsiCo recebeu a primeira entrega dos caminhões Tesla Semi totalmente elétricos e, até 1º de setembro, quase 680.000 milhas com Emissões Zero (ZE) foram percorridas.

A instalação de produção e distribuição de engarrafamento da PBNA em Sacramento, Califórnia, está usando uma variedade de veículos elétricos, incluindo tratores de pátio BYD Electric, veículos leves Ford E-Transit Service e 21 Tesla Semis, enquanto a empresa está trabalhando em direção a sua ambiciosa meta pep+ (PepsiCo Positive). de emissões líquidas zero até 2040.

Os Tesla Semis que estão sendo implantados em Sacramento operam dois tipos diferentes de rotas: rotas de longa distância que transportam entre 250 e 520 milhas por corrida e com peso bruto do veículo mais carga de até 82.000 libras; E 18 rotas de entrega diferentes, onde os caminhões percorrem menos de 120 quilômetros por dia, transportando uma carga cada vez menor, que sai quase cheia e diminui ao longo do dia à medida que as entregas são feitas.

Os três Tesla Semis participantes do Run on Less dirigiram rotas de transporte de longa distância com assentos escorregadios. Após duas semanas (11 a 23 de setembro), essas semifinais acumularam um total de 19.122 milhas.

Aproximadamente 65 por cento das milhas percorridas durante as primeiras duas semanas de Run on Less foram carregadas com um peso bruto do veículo mais carga de mais de 70.000 libras. O programa também demonstrou a capacidade de carregamento de megawatts em operações de transporte, permitindo capacidades de transporte contínuo e com assento deslizante com um veículo elétrico.

“Na jornada da PepsiCo para zero emissões líquidas até 2040, estamos constantemente buscando ampliar nosso impacto além de nossas próprias operações”, disse Todd Squarek, vice-presidente sênior e diretor de sustentabilidade da PepsiCo Beverages North America. “À medida que electrificamos a nossa frota para reduzir as nossas emissões, captámos insights sobre infra-estruturas, carregamento, formação e parcerias que estamos entusiasmados em partilhar, juntamente com métricas capturadas no desafio Run on Less.”

Os preparativos para a implantação do Tesla Semis incluíram a instalação de quatro carregadores Tesla de 750 quilowatts para um total de 3 megawatts de capacidade de carga instalada por vez nas instalações de Sacramento. Os carregadores são complementados com o sistema de armazenamento de energia de bateria Telsa Megapack. A PepsiCo trabalhou em estreita colaboração com o Distrito Utilitário Municipal de Sacramento para garantir que as necessidades operacionais da frota 24 horas por dia pudessem ser atendidas.

Parte do progresso na expansão da frota eléctrica da PBNA foi possível graças a uma subvenção fornecida pelo conselho da California Air Resources como parte da sua iniciativa California Climate Investments.

O programa Run on Less da NACFE deste ano estava focado em compartilhar aprendizados de líderes da indústria para dimensionar caminhões elétricos em uma variedade de segmentos de mercado, ajudando a mostrar o que é necessário para passar de um ou dois veículos elétricos para 15 ou mais. O evento contou com dez depósitos de frota que abrangem 15 ou mais veículos elétricos com bateria Classe 3 a Classe 8 operando nos EUA, Canadá ou México.

Casey Thijon, motorista de transporte de PBNA Sacramento, dirige há 25 anos e se ofereceu para ser um dos primeiros a dirigir o Tesla Semi. “As pessoas às vezes ainda ficam surpresas ao ver uma mulher dirigindo um Semi, imagine a surpresa quando é um Tesla Semi!” disse Thijon. “Quando comecei a dirigir o Tesla Semi em minhas rotas comerciais regulares, recebi perguntas sobre se ele realmente estava funcionando com carga, quanto poderia transportar e como era dirigir. Algumas pessoas achavam que tudo era bom demais para ser verdade. Mas foi divertido dizer que é totalmente elétrico, pode transportar nossas remessas regulares de bebidas e é ótimo de dirigir.”