Marvym de Brito
Marvym de Brito
Saúde e Bem Estar

Os perigos do excesso de álcool na prática de exercícios

Uma das consequências mais graves do consumo de álcool antes do exercício é o aumento do risco de lesões. O álcool compromete nossa capacidade de reagir rapidamente a situações imprevistas o que pode resultar em acidentes durante a prática da atividade física.

Compartilhe:
21 de novembro de 2023
Os perigos do excesso de álcool na prática de exercícios
Foto: Divulgação

O brilho das luzes da cidade o som da música e a alegria contagiante que muitas vezes acompanham o consumo de álcool podem criar um clima tentador, porém quando se trata de combinar álcool e exercícios essa combinação está longe de ser positiva para a saúde. O álcool é conhecido por sua capacidade de desinibição e euforia momentânea. Muitas pessoas acreditam que um drinque antes de se exercitar pode melhorar seu desempenho ou tornar a atividade mais agradável. No entanto esse sentimento de euforia muitas vezes nos engana. O álcool é um depressor do sistema nervoso central, o que significa que apesar da euforia inicial, ele prejudica nossa capacidade de coordenação, equilíbrio e julgamento.

Uma das consequências mais graves do consumo de álcool antes do exercício é o aumento do risco de lesões. O álcool compromete nossa capacidade de reagir rapidamente a situações imprevistas o que pode resultar em acidentes durante a prática da atividade física. Seja levantando peso correndo ou participando de atividades que exijam movimentos precisos a coordenação comprometida pode ser perigosa e levar a lesões serias. Outro ponto de atenção a se levar em conta é a desidratação causada pelo álcool. O álcool atua como um diurético levando à perda de líquidos essenciais para o funcionamento adequado do corpo. Isso pode resultar em cãibras musculares, fadiga e uma maior dificuldade em regular a temperatura corporal, tornando o exercício menos eficaz e potencialmente perigoso.

O exercício é uma atividade que danifica tecidos musculares, mas é na recuperação que nossos músculos crescem e se fortalecem. O consumo excessivo de álcool pode atrasar esse processo de recuperação impedindo o corpo de se recuperar necessariamente após o exercício. Isso pode resultar em dores prolongadas redução do ganho muscular e um progresso mais lento em direção aos objetivos de condicionamento físico.

Além dos efeitos físicos o álcool também pode prejudicar a motivação e o foco durante o exercício. Ele pode diminuir a disposição para se exercitar e interferir na capacidade de concentração durante treinos ou competições. A falta de motivação e foco pode tornar o exercício menos eficaz e em uma última situação desanimar as pessoas a continuar com uma rotina de atividade física.

Em resumo o álcool e o exercício físico são uma combinação perigosa. O consumo excessivo de álcool pode comprometer a coordenação, aumentar o risco de lesões, prejudicar o desempenho físico, atrasar a recuperação muscular e aos poucos acabar com a motivação para se exercitar. Portanto para quem busca um estilo de vida ativo e saudável é fundamental fazer escolhas inteligentes e conscientes optando pela moderação e pelo equilíbrio, deixando o álcool de lado quando se trata de cuidar do corpo e alcançar metas para a saúde. Sua saúde e desempenho físico agradecerão.