Marvym de Brito
Persistência

Onde estão meus resultados?

Embora o número de praticantes de atividade física venha aumentando, o compromisso e dedicação, tanto na academia ou em qualquer outra modalidade fica em segundo plano.

Compartilhe:
24 de maio de 2023
Onde estão meus resultados?
Foto: Divulgação

A quem diga que o dia D de mudar hábitos é a segunda feira. Na segunda eu começo uma dieta, na segunda volto com todo o foco para a academia em busca dos meus resultados. Pena que alguns resultados não são instantâneos. Passam uma semana, duas um mês e as vezes aquela diminuição na gordura, aquele ganho de força e aquele abdômen mais definido vão ficando cada vez mais distantes e a pergunta que fica, onde estão os meus resultados?

Embora o número de praticantes de atividade física venha aumentando, o compromisso e dedicação, tanto na academia ou em qualquer outra modalidade fica em segundo plano. Às vezes não acordamos em um bom dia, indisposição, desânimo, sono, outras atividades que demandam do seu dia e, quando você se dá conta, já passou quase um mês e muito pouco você fez para cuidar da sua saúde, praticando alguma atividade física.

Os profissionais da área de educação física sinalizam que muitas das vezes uma atitude acaba desencadeando a outra e a lista de equívocos na pratica só aumenta.

Não usar a carga adequada durante as repetições. Antes de tudo vamos entender o que é a hipertrofia. Uma vez que as fibras musculares sofrem lesões pelo estímulo de peso, a sua recuperação gera o aumento desse tecido e é onde vemos o resultado, onde o musculo se desenvolve. Para que você alcance isso, um dos objetivos é que exista progressão de carga com segurança e com o passar do tempo você busque se superar.

Fiz um exercício muito pesado e preciso descansar, a questão é que, às vezes,  o descanso passa do recomendado ou a pressa gera um descanso mínimo para a sua recuperação, o que afeta na sua performance durante a sessão de treino. Para a hipertrofia a pausa varia de 45 segundos, 1 minuto a 1 minuto e meio, descansar mais do que isso fará com que seu corpo volte ao estado de repouso e descansar menor pode atrapalhar na questão da carga e execução do exercício.

O estresse é um grande inimigo dos bons resultados. O cortisol, popularmente conhecido como hormônio do estresse, em grandes quantidades no organismo, atrapalha na produção de testosterona (hormônio masculino), estrógeno (hormônio feminino) e o GH que são anabólicos, ou seja, favorecem a manutenção e construção do tecido muscular.

Cargas excessivas de estresse te levam a muitas vezes perder o sono e isso prejudica o organismo pois mais uma vez o nível de cortisol do corpo é elevado e atrapalha o descanso ente um treino e outro. O estímulo na academia se faz tão necessário quanto o seu repouso para a boa execução da série do dia seguinte.

Aquela pizza no meio da semana e que as vezes viram duas vezes na semana, acompanhados daquela cerveja, também estão atrelados a resultados positivos. É importante que exista um equilíbrio para todas as suas práticas, porém vale ressaltar que o excesso de determinadas atitudes está atrelado a falta de progresso. Quando o álcool está presente ele nunca vem sozinho, aquela fritura, ou massa de tira gosto estão em sua companhia. As questões vão além: o álcool fragmenta o sono, você desperta durante a noite sem perceber, dorme mal, prejudica a produção natural de hormônios e a recuperação muscular e o organismo de forma geral.

O equilíbrio precisa existir, as boas práticas precisam prevalecer, para que os maus hábitos sejam exceção e não regra, pois os resultados demandam de persistência e disciplina.