Marvym de Brito
Marvym de Brito
Saúde e Bem Estar

O que são vícios posturais e como corrigi-los

A área de ortopedia considera os vícios posturais uma das principais causas de problemas no aparelho locomotor. E é justamente no trabalho onde passamos a maior parte do nosso tempo que ocorre os vícios posturais.

Compartilhe:
11 de abril de 2023
O que são vícios posturais e como corrigi-los
Foto: Divulgação

A tecnologia vem dando saltos com o passar dos anos, desenvolvendo aparelhos cada vez mais modernos, acessíveis, práticos de usar e que possivelmente se você não tem algum aparelho tecnológico ao alcance da sua mão, conhece alguém que tenha. Passamos boa parte do nosso dia junto a nossos celulares e computadores, seja trabalhando, estudando e resolvendo questões pessoais.

A tecnologia nos dá praticidade e permite, por exemplo, que trabalhemos em casa. E muitas vezes, sentados de frente para o computador, nos pegamos em uma postura relaxada, onde as costas se curvam e o pescoço cai à medida que somos condicionas a olhar para o celular. Ficar muito tempo sentado nos traz vícios posturais que com o passar do tempo pode gerar doenças.

A área de ortopedia considera os vícios posturais uma das principais causas de problemas no aparelho locomotor. E é justamente no trabalho onde passamos a maior parte do nosso tempo que ocorre os vícios posturais. Ao posicionar a coluna de forma indevida, por horas consecutivas, podemos gerar um vício postural por excesso de repetição.

De acordo com o Ministério da Previdência Social as principais causas de afastamento por problemas posturais são: lesões na coluna, tendinite, lombalgia, lesões por esforço repetitivo LER, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho DORT e até mesmo problemas de circulação.

A posição mais comum onde os vícios posturais começam a dar indícios é a sentada. A musculatura tende a se flexionar, reduzindo a circulação sanguínea dos tecidos e comprime articulações, discos e ligamentos. Esse é apenas o start para o surgimento das dores, um cansaço excessivo sem explicação, perda da produtividade e até desanimo.

Para evitar que os vícios posturais se instalem no nosso dia a dia, simples atitudes podem fazer toda a diferença. Estar atento a posição, procurar se policiar e corrigir-se, toda vez que a coluna começa a se curvar e o pescoço a cair levemente.

Procurar levantar e realizar alongamentos, evitar ficar muito tempo na mesma postura, fazer uso de materiais que sejam específicos para quem fica muito tempo sentado, a exemplo de almofadas ortopédicas.

Mas uma vez que os vícios posturais já fazem parte do nosso dia a dia a ponto de causarem incomodo e dor, uma ótima dica para reverter o quadro é praticar o fortalecimento de toda a região da coluna, optando por movimentos que a fortaleçam e alongamentos que tirem toda a tenção que acumulamos durante o dia.

Exercícios que diminuam o impacto das articulações como a natação, exercícios que por sua vez o foco é o alinhamento, fortalecimento e alongamento do corpo, como o pilates são excelentes para que o problema não traga grandes proporções.

Os cuidados com a postura precisam partir do auto cuidado, de estar atento aos excessos no trabalhos, as práticas indevidas de posição corporal e não esperar sentir dor ou desconforto para procurar alguma atividade física, orientada e segura.