Marvym de Brito
Marvym de Brito
Saúde e Bem Estar

Movimente-se: o poder do cardio para transformar sua saúde

O treinamento cardiorrespiratório ou o famoso “cárdio” pode ser inserido de forma simples no seu dia a dia sem precisar de equipamentos de última geração.

Compartilhe:
09 de setembro de 2024
Movimente-se: o poder do cardio para transformar sua saúde
Foto: Pixabay

Em meio a uma rotina cada vez mais corrida, com compromissos do trabalhado, compromissos pessoais, encontro com familiares e amigos e a pressão de uma rotina diária que demanda de horas é fácil deixar de lado a atividade física. Começa aos poucos e sem perceber chegamos a conclusões por algumas vezes: nossa, essa semana não fui a ginastica dia algum ou preciso voltar a me exercitar. O sedentarismo vai tomando de conta do espaço e do tempo e a falta do autocuidado cresce, abrindo porta para uma série de complicações para a saúde. Sem o cuidado acabamos não dando importância de cuidar do corpo e principalmente do nosso sistema cardiorrespiratório.

O treinamento cardiorrespiratório ou o famoso “cárdio” pode ser inserido de forma simples no seu dia a dia sem precisar de equipamentos de última geração ou quando a rotina está puxada. Caminhadas rápidas corridas leves, pedalar ou até mesmo subir escadas são exemplos de atividades que fortalecem o coração e melhoram a atividade dos pulmões. Aumentando a resistência física,  esse tipo de treino melhora a circulação do sangue, ajuda no controle da pressão arterial e ainda ajuda a queimar calorias e a controlar o peso. Com uma prática frequente os benefícios vão para à saúde mental, diminuindo o estresse e melhorando o humor.

A corrida de rua tem se tornado um dos esportes mais praticados nos últimos tempos e ganhando inúmeros praticantes. Esse crescimento também tem fator importante em sua forma acessível de ser e os benefícios para a saúde. Pesquisas mostram que o ato regular de correr pode reduzir em até 45% o risco de doenças cardiovasculares, aumentando a expectativa de vida em média de três anos. Correr melhora a capacidade pulmonar e a circulação sanguínea gerando uma redução nos níveis de colesterol e pressão arterial. Não é a toa que sua popularidade vem crescendo e os benefícios são claros. Com vários corredores participando de provas, isso contribui para um estilo de vida mais saudável e ativo.

A falta de um trabalho cardiorespiratório regular pode gerar uma série de problemas a saúde. A falta de exercícios que que trabalhem o coração e os pulmões aumenta o risco de doenças crônicas como hipertensão, diabetes tipo 2 e obesidade. Sem estímulo, o sistema cardiovascular se torna menos eficiente gerando uma maior dificuldade para realizar atividades do dia a dia e maior risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). A falta de atividade cardiorrespiratória pode levar a queda da capacidade dos pulmões, aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuição da circulação sanguínea, o que compromete a saúde em geral.

Ter um treino cardiorrespiratório na sua rotina pode ser mais simples do que parece e o importante é começar aos poucos. Mudanças simples como caminhadas rápidas trocar o elevador pelas escadas ou pedalar no fim de semana já fazem uma grande diferença. O progresso pode e deve ser sem pressa, entendendo o seu próprio limite. Com o tempo você vai sentir os benefícios: mais disposição, melhor controle da respiração, e uma sensação de bem-estar. A saúde do seu coração e dos seus pulmões ficaram felizes com cada minuto dedicado a prática que não só melhora a qualidade de vida, mas também previne uma série de doenças. Sabe o que é mais importante: um passo de cada vez.