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Mizuho anuncia compra banco de investimento Greenhill por US$ 550 milhões

Após a conclusão, o Greenhill vai manter sua marca, operando como negócio de consultoria em fusão e reestruturação, pertencente ao Mizuho.

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22 de maio de 2023
Vinicius Palermo
Mizuho anuncia compra banco de investimento Greenhill por US$ 550 milhões
O presidente e CEO do Mizuho Financial Group, Masahiro Kihara

O Mizuho anunciou, na segunda-feira, 22, a compra do banco de investimentos Greenhill, por US$ 15 por ação, representando aproximadamente US$ 550 milhões. A transação deverá ser concluída até o fim do ano e está sujeita à aprovação dos acionistas da Greenhill e regulatórias.

Após a conclusão da transação, o Greenhill vai manter sua marca, operando como negócio de consultoria em fusão (M&A, na sigla em inglês) e reestruturação, pertencente ao Mizuho. Os líderes executivos do Greenhill também continuarão na empresa, segundo a nota.

O atual CEO do Greenhill, Scott Bok, vai se tornar presidente do conselho do negócio de M&A e restruturação.

Bok disse que a transação trará benefícios aos clientes e funcionários do Greenhill, à medida que o banco passa a fazer parte de uma instituição financeira maior e mais diversificada.

“Nossos clientes continuarão recebendo a mesma assessoria de alta qualidade da mesma equipe. Além disso, passarão a se beneficiar do acesso à ampla gama de financiamento, mercado de capitais e outros produtos oferecidos pelo Mizuho. Nossos funcionários verão poucas mudanças no seu trabalho do dia-a-dia e se beneficiarão do acesso à vasta base global de clientes da Mizuho, bem como à sua ampla gama de produtos”, disse ele.

O presidente e CEO do Mizuho Financial Group, Masahiro Kihara, e o presidente e CEO da Mizuho Americas, Shuji Matsuura, disseram em comunicado conjunto que a transação representa um marco estratégico importante para a instituição, e que planejam continuar investindo no seu crescimento. “Nossa divisão bancária hoje atende mais de 1,3 mil clientes nas Américas e 900 na Europa, assim como mais de 70% de todas as empresas listadas no Japão. Esperamos disponibilizar aos nossos clientes os recursos em M&A e reestruturação da Greenhill, e oferecer nossa ampla gama de soluções para os clientes da Greenhill”, declararam.

Masahiro Kihara opera o grupo Mizuho por meio de um sistema interno da empresa. Atualmente, o sistema é composto por cinco empresas que determinam estratégias em todo o grupo em bancos, trusts, valores mobiliários e outras áreas de negócios de acordo com os atributos dos clientes, bem como duas unidades que fornecem funções a todos as empresas. A fim de fortalecer ainda mais a capacidade de atender às necessidades cada vez mais diversas e complexas dos clientes, em abril de 2023, ele reestruturou parcialmente a organização.

Integrou a Empresa Corporativa e Institucional com as funções de banco de investimento da Unidade de Produtos Globais para estabelecer uma nova Empresa de Banco Corporativo e de Investimento. A integração acelerou ainda mais a consolidação de produtos e o gerenciamento de relacionamento corporativo, e os insights e sinergias resultantes beneficiarão cada uma das empresas internas que atendem a clientes corporativos. Isso nos permitirá ajudar melhor nossos clientes a melhorar seu valor corporativo e fornecer suporte mais oportuno para o crescimento dos negócios.

As funções bancárias de transações da Unidade de Produtos Globais se tornarão uma Unidade Bancária de Transações Globais separada. A nova unidade desenvolverá infraestrutura de liquidação estável para médio e longo prazo, produzirá soluções integradas em nível global e abrigará as funções de planejamento para estratégia de infraestrutura de liquidação de próxima geração.

Com o estabelecimento da Corporate & Investment Banking Company, a Global Corporate Company mudará seu nome para se tornar a Global Corporate & Investment Banking Company.

Dadas as mudanças significativas que vêm ocorrendo no ambiente de negócios global ao longo dos últimos anos, o grupo Mizuho tem reavaliado as maneiras pelas quais pode contribuir positivamente para resolver os problemas enfrentados pelos clientes e pela sociedade e facilitar o crescimento. Todos os funcionários e diretores executivos compartilham dessa meta e entendem a necessidade de agir.

Com esse objetivo comum, a empresa está redefinindo a Identidade Corporativa, que é seu alicerce, e traçando uma direção para o crescimento que buscará no longo prazo. Em conjunto com isso, outra iniciativa específica que está considerando atualmente é antecipar o final do atual Plano de Negócios de 5 anos em um ano e formular um novo plano de negócios de médio prazo de três anos para começar no próximo ano fiscal.