Economia
Alimentos

Lucro da General Mills subiu 21% e chegou a US$ 670 milhões

A receita no período ficou em US$ 5,1 bilhões, ante US$ 5,13 bilhões um ano antes, enquanto o lucro ajustado foi de US$ 1,17 por ação.

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21 de março de 2024
Vinicius Palermo
Lucro da General Mills subiu 21% e chegou a US$ 670 milhões
A General Mills fabrica diversas marcas de alimentos.

A companhia de alimentos General Mills, dos Estados Unidos, obteve lucro líquido de US$ 670,1 milhões, ou US$ 1,17 por ação, no terceiro trimestre fiscal (encerrado em 25 de fevereiro), segundo balanço publicado na quarta-feira, 20. O resultado representa alta de 21% ante igual período do ano anterior.

A receita no período ficou em US$ 5,1 bilhões, ante US$ 5,13 bilhões um ano antes, enquanto o lucro ajustado foi de US$ 1,17 por ação. O resultado superou a expectativa de analistas, que estimavam lucro líquido de US$ 607 milhões no trimestre, com receita de US$ 4,97 bilhões e lucro ajustado de US$ 1,05 por ação.

A fabricante de alimentos disse que as vendas para o segmento de varejo da América do Norte ficaram estáveis em relação a igual trimestre do ano anterior, em US$ 3,24 bilhões.

O resultado foi atribuído a uma realização de preço líquido e um mix favorável compensados por um volume de libras mais baixo. Já as vendas dos negócios internacionais recuaram 3%, US$ 680,1 milhões, com as vendas líquidas orgânicas também caíram, com recuos na China e no Brasil parcialmente compensados pelo crescimento na Europa e Austrália. O negócio de pets também recuou 3%, para US$ 624,5 milhões.

A General Mills reafirmou suas projeções para o ano fiscal de 2024, destacando que espera que os principais fatores que podem causar impacto em seu desempenho no ano são a saúde econômica dos consumidores, a taxa moderada de inflação de custos de insumos e a crescente estabilidade do ambiente da cadeia de suprimentos.

A empresa afirmou que espera que as vendas líquidas orgânicas variem entre uma queda de 1% e a estabilidade. Já o lucro operacional ajustado e o lucro diluído ajustado por ação devem subir de 4% a 5%, excluindo a conversão cambial.

O CEO da General Mills, Jeff Harmening, afirmou que no trimestre o foco estratégico da empresa na construção de marcas, inovação e execução em loja contribui para melhorias nas tendências de volume e participação de mercado. “Continuamos a navegar no ambiente operacional em constante evolução de hoje, ao mesmo tempo em que geramos níveis líderes na indústria de economia de custos e permanecemos comprometidos em investir ainda mais em nossas marcas e capacidades para impulsionar um crescimento lucrativo no longo prazo.”

A General Mills está executando sua estratégia Accelerate para impulsionar o crescimento sustentável e lucrativo e os retornos dos acionistas de primeira linha no longo prazo. A estratégia se concentra em quatro pilares para criar vantagens competitivas e vencer: construir marcas corajosamente, inovar implacavelmente, desencadear escala e ficar em busca de bem. A empresa está priorizando seus principais mercados, plataformas globais e marcas locais que têm as melhores perspectivas de crescimento lucrativo e está comprometida em reformular seu portfólio com aquisições estratégicas e desinvestimentos para melhorar ainda mais seu perfil de crescimento.

As vendas líquidas do terceiro trimestre para o segmento Pet caíram 3%, para US $ 624 milhões, impulsionadas pelo menor volume de libra, parcialmente compensado pela realização e mix de preços líquidos favoráveis. As vendas líquidas orgânicas ficaram 3% abaixo dos resultados do ano passado que cresceram dois dígitos; as vendas líquidas orgânicas subiram 5% em uma base de crescimento composto de 2 anos. Os resultados de vendas líquidas no trimestre incluíram declínios em guloseimas para animais de estimação e alimentos secos para animais, parcialmente compensados pelo crescimento de alimentos úmidos para animais de estimação. O lucro operacional do segmento de US$ 128 milhões aumentou 25%, impulsionado principalmente pela economia de custos do HMM e pela realização e mix de preços líquidos favoráveis, parcialmente compensados por menores volumes, maiores despesas de vendas, vendas gerais e administrativas (SG&A) e inflação de custos de insumos.

Ao longo de nove meses, as vendas líquidas do segmento Pet caíram 2%, para US$ 1,8 bilhão. As vendas líquidas orgânicas também caíram 2%. O lucro operacional do segmento subiu 10%, para US$ 342 milhões, impulsionado principalmente pela realização e mixagem de preços líquidos favoráveis e pela economia de custos do HMM, parcialmente compensada por menor volume, maiores custos da cadeia de suprimentos, maiores despesas de SG&A, inflação de custos de insumos e desalavancagem da cadeia de suprimentos.

As vendas líquidas do terceiro trimestre para o segmento de Foodservice da América do Norte aumentaram 1%, para US$ 552 milhões. As vendas líquidas orgânicas também subiram 1%, apesar de um vento contrário de 4 pontos do preço do índice de mercado na farinha de padaria. O lucro operacional do segmento caiu 1%, para US$ 82 milhões, impulsionado principalmente por custos mais altos da cadeia de suprimentos e maiores despesas com SG&A, parcialmente compensadas pela realização de preços líquidos favoráveis e pela economia de custos do HMM.

Ao longo de nove meses, as vendas líquidas da North America Foodservice aumentaram 3%, para US $ 1,7 bilhão, incluindo um benefício de 1 ponto da aquisição da TNT Crust. As vendas líquidas orgânicas aumentaram 1%. O lucro operacional do segmento subiu 9%, para US $ 236 milhões, impulsionado pela realização e mixagem de preços líquidos favoráveis e economia de custos do HMM, parcialmente compensada por custos mais altos da cadeia de suprimentos e maiores despesas de SG & A.