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Lucro da Embraer somou R$ 350,6 milhões no 4º trimestre

O backlog da Embraer atingiu US$ 18,7 bilhões ao final de 2023, maior número registrado nos últimos seis anos. A cifra cresceu em US$ 1,2 bilhão quando comparada a 2022.

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18 de março de 2024
Vinicius Palermo
Lucro da Embraer somou R$ 350,6 milhões no 4º trimestre
A Aviação Executiva encerrou o ano com um book-to-bill superior a 1,3:1

A Embraer encerrou o quarto trimestre de 2023 com lucro líquido ajustado de R$ 350,6 milhões. O número representa alta de 55% ante igual intervalo de 2022. Já o Ebitda ajustado da companhia atingiu R$ 1,244 bilhão entre outubro e dezembro, cerca de 4% a mais do que um ano antes. O Ebit ajustado ficou em R$ 889,6 milhões, crescimento de 2% na mesma base comparativa.

A receita líquida, por sua vez, ficou em R$ 9,728 bilhões, recuo de 7,5% ante o quarto trimestre de 2022.
O backlog da Embraer atingiu US$ 18,7 bilhões ao final de 2023, maior número registrado nos últimos seis anos. A cifra cresceu em US$ 1,2 bilhão quando comparada a 2022.

Segundo a companhia, a Embraer Serviços & Suporte foi o destaque, com uma carteira de pedidos de US$ 3,1 bilhão, US$ 400 milhões a mais em relação ao ano anterior e o nível mais alto já registrado.

A Aviação Executiva, por sua vez, encerrou o ano com um book-to-bill superior a 1,3:1 e uma carteira de pedidos de US$ 4,3 bilhões, US$ 400 milhões a mais em relação ao ano anterior.

Em Defesa & Segurança, a Coreia do Sul foi destaque com a vitória do C-390 Millennium. Por fim, a Aviação Comercial encerrou o ano com um book-to-bill superior a 1,1:1.

A Embraer entregou 75 jatos no quarto trimestre de 2023, sendo 49 jatos executivos (30 leves e 19 médios), 25 jatos comerciais e 1 C-390 militar.

Em 2023, a companhia forneceu 181 aeronaves, aumento de 13% em relação ao ano anterior, quando entregou 160 unidades. No release de resultados, a Embraer destaca que continua enfrentando atrasos na cadeia de suprimentos que impactaram negativamente as entregas de 2023.

A Embraer divulgou ainda suas estimativas para o ano de 2024, quando prevê receitas consolidadas entre US$ 6 bilhões e US$ 6,4 bilhões. A empresa projeta uma margem Ebitda ajustada entre 6,5% e 7,5% para o ano, com fluxo de caixa livre de US$ 220 milhões ou maior. No segmento de Aviação Comercial, a empresa prevê a entrega de 72 a 80 jatos neste ano. Já no segmento de Aviação Executiva, a previsão é de que as entregas fiquem entre 125 e 135 jatos.

A S&P Global Ratings elevou a classificação da Embraer para grau de investimento (IG), enquanto a Moody’s a elevou para Ba1 (um nível abaixo do IG). Enquanto isso, a Fitch, que classifica a empresa como BB+ (um nível abaixo do IG), revisou a perspectiva da empresa para positiva.

A dívida líquida da Embraer sem EVE diminuiu para R$3,9 bilhões no 4T23, comparada com R$5,4 bilhões no trimestre e no ano. O significativo fluxo de caixa livre positivo gerado no trimestre ajudou a explicar a melhora sequencial na posição da dívida líquida da empresa, conforme detalhado abaixo.

O prazo médio dos empréstimos aumentou para 4,6 anos no 4T23, comparado a 3,4 anos no comparativo anual. A estrutura de prazo da dívida foi de 96% em contratos de longo prazo e apenas 4% em contratos de curto prazo. O custo dos empréstimos denominados em dólares dos Estados Unidos foi de 6,33% a.a. no 4T23, mantendo os níveis do 3T23. Já o custo dos empréstimos denominados em reais diminuiu para 7,11% a.a. no trimestre, comparado a 10,85% no trimestre anterior.

A Embraer Serviços & Suporte atingiu um marco significativo no 4T23 com o avanço do programa de conversão de aeronaves de passageiros para cargueiros, marcando o início de uma nova fase com a apresentação da nova pintura e o início dos testes em solo.

A unidade de negócios continuou a acelerar sua expansão e dobrou a capacidade de serviços de manutenção de jatos executivos nos Estados Unidos. A expansão apoiará o crescimento contínuo de sua base de clientes por meio da adição de 3 instalações de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) da Aviação Executiva em Dallas Love Field (Texas), Cleveland (Ohio), e Sanford (Flórida).

A Embraer-CAE Training Services (ECTS) anunciou uma expansão estratégica de sua capacidade de treinamento com a introdução de dois simuladores de voo do Phenom 300. O principal objetivo da joint-venture é atender à crescente demanda por treinamento em jatos executivos nos mercados norte-americano e europeu, reforçando o compromisso da companhia com os clientes da Aviação Executiva.