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Expansão

Latam estima alta de 9% da demanda no mercado doméstico

Para o Grupo Latam como um todo, o crescimento estimado é de 12% a 14% na operação de passageiros

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15 de dezembro de 2023
Vinicius Palermo
Latam estima alta de 9% da demanda no mercado doméstico
A aérea espera ainda que as operações da Latam Cargo cresçam entre 10% e 12% em ATK (toneladas-quilômetros disponíveis).

A Latam projeta que a demanda, medida em assentos-quilômetros oferecidos (ASK), deve crescer entre 7% e 9% no mercado doméstico brasileiro em 2024 ante 2023. Para o Grupo Latam como um todo, o crescimento estimado é de 12% a 14% na operação de passageiros, superando os níveis de 2019 no primeiro trimestre do ano que vem. A aérea espera ainda que as operações da Latam Cargo cresçam entre 10% e 12% em ATK (toneladas-quilômetros disponíveis).

Em termos financeiros, o grupo projeta um Ebitdar (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização e custos de aluguel) ajustado recorde para 2024, entre US$ 2,6 bilhões e US$ 2,9 bilhões.
O grupo espera encerrar 2024 com uma alavancagem líquida (dívida financeira líquida/Ebitdar ajustado) entre 1,8 vezes e 2,0 vezes, o que representa uma redução de aproximadamente 50% no endividamento em relação aos níveis de alavancagem após a saída do processo de reestruturação.
Até o final do próximo ano, a companhia pretende ter uma liquidez entre US$ 2,8 bilhões e US$ 3 bilhões, “além de manter forte estrutura de capital”.

Para tornar as suas operações ainda mais eficientes e reduzir o seu impacto ambiental, a Latam concluiu o processo de digitalização da documentação utilizada pelos pilotos em seus voos domésticos no Brasil. Na prática, a companhia deixará de imprimir mais de 6 milhões de folhas de papel por ano. Isso porque transferiu para iPads adaptados todas as informações e documentos que eram acessados pelos pilotos em aproximadamente 40 folhas impressas a cada voo.  

A inovação foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e até o fim de 2023 deve estar disponível também nos voos internacionais e cargueiros da LATAM. Além de eliminar a impressão de papel, o investimento em sustentabilidade reduz o peso embarcado nas aeronaves e, consequentemente, evita a emissão de mais de 5 mil toneladas de CO2 por ano.  

“Antes de realizar um voo, cada piloto recebe uma pasta com documentos essenciais para aquela operação. São informações sobre o plano de voo, aeroporto de origem, destino, meteorologia, dados de performance e balanceamento da aeronave que totalizavam uma média de 40 folhas por voo”, explica Harley Meneses, diretor de operações da LATAM Brasil. “O que fizemos agora foi ampliar o uso de uma tecnologia que implementamos nas aeronaves em 2017 com a instalação de chips nos iPads e softwares absolutamente seguros e que permitem acesso a esses documentos com mais agilidade, praticidade e sustentabilidade ao eliminar o papel”.  

A primeira fase do projeto aconteceu em julho de 2017, quando a LATAM eliminou os manuais impressos de pilotos em todas as suas aeronaves do Brasil com a instalação de iPads nas cabines de comando dos aviões. Agora, a companhia ampliou o uso dessa tecnologia com a instalação de chips e softwares em mais de 400 iPads que permitem aos pilotos o acesso a toda a documentação do voo sem a necessidade de papel em qualquer lugar do mundo. 

O projeto está alinhado à estratégia de sustentabilidade da LATAM nos pilares de Mudanças Climáticas, com o uso de novas tecnologias para reduzir as emissões da companhia e garantir sua eficiência, e de Economia Circular, com o compromisso de ser um grupo com zero envio de resíduos para aterros sanitários até 2027. 

Em setembro de 2022, a Latam também eliminou registros impressos de todos seus processos de manutenção de aviões e componentes aeronáuticos no Brasil. Desta forma, os mecânicos da companhia passaram a utilizar um sistema eletrônico para os registros de suas atividades, deixando de imprimir somente com este processo 3,36 milhões de folhas de papel por ano. 

Em dezembro do mesmo ano a companhia eliminou os manuais impressos de comissários de todas as suas aeronaves no Brasil. Todos os tripulantes agora acessam o documento, que tem como objetivo estabelecer e padronizar normas e procedimentos ligados à operação e segurança das aeronaves da companhia, de forma mais eficiente e rápida diretamente em seus celulares corporativos, distribuídos pela Latam para mais de 3.400 comissários no País. Os manuais impressos de comissários serão retirados de todas as aeronaves da companhia no Brasil até o fim de dezembro, e essa digitalização permitirá à LATAM deixar de imprimir 1,8 tonelada de papel e de emitir 362 toneladas de CO2 por ano.

Somadas todas essas iniciativas, a LATAM deixa de imprimir mais de 45 toneladas de papel por ano e de emitir mais de 5 mil toneladas de CO2 por ano no Brasil.