Mundo
Estados Unidos

Kamala faz novos ataques a Trump em primeiro comício de campanha

Assim como fez em sua primeira aparição após a desistência de Biden, a vice-presidente comparou Trump a ‘trapaceiros’ e ‘fraudadores’

Compartilhe:
24 de julho de 2024
Vinicius Palermo
Kamala faz novos ataques a Trump em primeiro comício de campanha
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, deve ser confirmada como candidata democrata à Casa Branca

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, atacou o republicano Donald Trump, nesta terça-feira, em seu primeiro comício desde que substituiu o presidente Joe Biden como candidata presidencial democrata.

“Nesta campanha, prometo a vocês que orgulhosamente compararei meu histórico com o dele (Trump) em qualquer dia da semana”, disse ela a uma multidão de milhares de pessoas na West Allis Central High School, em um subúrbio de Milwaukee, em Wisconsin, um Estado crucial na eleição de 5 de novembro. “Queremos viver em um país de liberdade, compaixão e Estado de direito, ou em um país de caos, medo e ódio?”, questionou.

Assim como fez em sua primeira aparição após a desistência de Biden, a vice-presidente comparou Trump a ‘trapaceiros’ e ‘fraudadores’

“Como procuradora-geral da California eu enfrentei vários tipos de criminosos. Fraudadores que enganaram consumidores, trapaceiros que quebraram as regras. Então, acreditem em mim quando digo: eu conheço pessoas como Donald Trump”, afirmou sob aplausos
Harris também confirmou que já tem o apoio necessário de delegados para confirmar sua nomeação pelo Partido Democrata.

Pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris passou à frente do republicano Donald Trump na corrida presidencial dos Estados Unidos, segundo pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira, 23. Segundo o levantamento, Kamalas aparece com 44% das intenções de voto contra 42% de Trump.

A pesquisa foi realizada entre segunda e terça-feira, após o presidente Joe Biden anunciar a desistência da disputa, indicando Harris como sua sucessora.

A vice de Biden consolidou rapidamente seu nome como principal postulante do partido Democrata para a disputa à presidência, após ultrapassar o total necessário de delegados democratas para ser o nome do partido na disputa contra o republicano.

A pesquisa mostrou que 56% dos eleitores registrados concordaram com uma declaração de que Kamala, de 59 anos, é “mentalmente afiada e capaz de lidar com desafios”, em comparação com 49% que disseram o mesmo de Trump, de 78 anos. Apenas 22% dos eleitores avaliaram Biden dessa forma.

Biden, de 81 anos, encerrou sua campanha de reeleição após um debate contra Trump no qual teve um desempenho ruim, gaguejando com frequência e não conseguindo responder agressivamente aos ataques de Trump, que incluíam falsidades.

Quando foi mostrada aos eleitores da pesquisa uma cédula hipotética que incluía o candidato independente Robert F. Kennedy Jr., Kamala ficou à frente de Trump por 42% a 38%, uma vantagem fora da margem de erro. Kennedy, escolhido por 8% dos eleitores na pesquisa, ainda não se qualificou para a cédula em muitos Estados antes da eleição de 5 de novembro.

A pesquisa, que foi realizada de forma online, entrevistou 1.241 adultos norte-americanos em todo o país, incluindo 1.018 eleitores registrados.

Os números revelados pela última pesquisa Reuters/Ipsos surgem na contramão de outras sondagens recentes, que mostram que Harris possivelmente terá dificuldade para derrotar o ex-presidente americano, conforme um levantamento feito pelo Washington Post, feito com base em 11 pesquisas realizadas após o debate de 27 de junho, no qual o desempenho desastroso de Biden deu o pontapé inicial dos pedidos pela sua desistência.

No levantamento, Trump superou Harris por 1,5 ponto porcentual na média, uma vantagem ligeiramente menor do que o republicano teve em relação a Biden nas pesquisas, de 1,9 ponto.

Em uma enquete feita pela CNN americana entre os dias 28 e 30 de junho, Trump obteve 47%, enquanto a vice-presidente ficou com 45%. Segundo uma pesquisa da Yahoo News em parceria com o instituto YouGov, o candidato republicano lidera com a mesma margem de 2%. A amostragem foi feita entre os dias 28 de junho e 1 de julho.

Apoio

Kamala Harris recebeu o apoio para concorrer à presidência dos dois principais democratas no Congresso, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, e o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries.

Schumer declarou em um pronunciamento no Capitólio que a vice-mandatária “em breve será nossa indicada”, acrescentando que o partido está “transbordando” de entusiasmo.

O político também analisou que os democratas estão “mais fortes e unidos do que nunca”.  
“Ela está ganhando apoio de delegados de base de uma ponta a outra do país. Estamos ansiosos para nos encontrar pessoalmente com Harris em breve, enquanto trabalhamos para unificar o partido e o país”, acrescentaram.

Em uma pesquisa da Reuters/Ipsos, Harris passou à frente de Donald Trump na corrida pela Casa Branca por dois pontos percentuais. A democrata possui 44%, contra 42% do magnata. A diferença está dentro da margem de erro de três pontos percentuais.