Economia
Insights

Insper e BFI anunciam parceria para pesquisa na área econômica

O objetivo da parceria Insper e BFI é produzir novos insights sobre as principais questões de política econômica enfrentadas pelo Brasil.

Compartilhe:
09 de maio de 2023
Vinicius Palermo
<strong>Insper e BFI anunciam parceria para pesquisa na área </strong>econômica
"A colaboração com o BFI é parte essencial do plano do Insper de fortalecer sua internacionalização por meio de parcerias com reconhecidos centros de estudo e pesquisa”, afirma Marcelo Knobel, presidente do Insper.

O Becker Friedman Institute for Economics (BFI), da Universidade de Chicago, e o Insper, uma das mais importantes instituições brasileiras de ensino superior e pesquisa, anunciaram na terça-feira uma colaboração abrangente e plurianual em pesquisa.

O objetivo é produzir novos insights sobre as principais questões de política econômica enfrentadas pelo Brasil, além de inspirar e capacitar uma nova geração de pesquisadores em início de carreira.

“A economia brasileira é uma das maiores do mundo. Nesse sentido, é extremamente importante que entendamos seus pontos fortes e desafios”, diz Michael Greenstone, Milton Friedman Distinguished Service Professor of Economics na Universidade de Chicago e diretor do BFI.

“Por meio dessa parceria, os acadêmicos da UChicago e do Insper produzirão novos insights sobre questões econômicas e políticas urgentes enfrentadas pelo Brasil, pela América Latina e pelo mundo – ao mesmo tempo em que apoiarão a próxima geração de grandes acadêmicos que terão a experiência necessária para levar o tema adiante.”

Por meio do acordo, o BFI e o Insper produzirão pesquisas de ponta envolvendo acadêmicos de ambas as instituições, organizarão uma série de conferências e workshops sobre tópicos importantes para promover o intercâmbio e desenvolverão um canal para treinar pesquisadores em início de carreira em métodos avançados de pesquisa econômica.

Um novo programa de intercâmbio de profissionais de pesquisa para os alunos do Insper alimentará o renomado programa do BFI, que conta com cerca de 80 pesquisadores residentes em início de carreira que auxiliam o corpo docente de economia da UChicago. O programa dará a alguns dos melhores alunos graduados do Insper a oportunidade de serem assistidos pelo corpo docente da UChicago em compromissos de pesquisa de dois anos.

“A colaboração com o BFI é parte essencial do plano do Insper de fortalecer sua internacionalização por meio de parcerias com reconhecidos centros de estudo e pesquisa”, afirma Marcelo Knobel, presidente do Insper. “Essa conquista traz ainda mais oportunidades para nossos alunos e professores, abrindo caminho para o desenvolvimento de soluções e ideias, sempre baseadas em pesquisas científicas, que possam melhorar nossa comunidade e incentivar a transformação.”

Knobel, que assumiu a presidência do Insper em março de 2023, é um físico com vasta experiência no setor de ensino superior. Foi reitor da Universidade de Campinas (Unicamp) – uma das principais universidades da América Latina. Ao longo de sua carreira, ajudou a criar o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp e foi diretor executivo do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do Brasil.

O Insper é uma das escolas de negócios, economia, engenharia, ciência da computação e direito mais prestigiada da América Latina. Foi fundado em São Paulo, Brasil, em 1999. A missão do Insper é promover a transformação do Brasil por meio da formação de líderes inovadores e da pesquisa aplicada – atuando com excelência acadêmica e uma visão integrada do conhecimento que transcende as disciplinas acadêmicas tradicionais. O Insper busca acelerar transformações de alto valor econômico e social por meio da pesquisa aplicada.

A parceria acadêmica entre o BFI e o Insper foi possível graças ao apoio da Haddad Foundation. Claudio Haddad é fundador e presidente do Conselho Deliberativo do Insper, membro do Conselho Consultivo do BFI e presidente do board da Haddad Foundation. Ele recebeu seu PhD em Economia pela Universidade de Chicago em 1974. Anteriormente, atuou como diretor responsável pela dívida pública e por operações de mercado aberto do Banco Central do Brasil. Posteriormente, foi sócio e, em seguida, diretor executivo do Banco de Investimentos Garantia SA, um banco de investimentos brasileiro.

“Meu objetivo é trazer as melhores pesquisas e pensamentos para o Brasil e estabelecer as bases para a próxima geração de economistas talentosos que estudam a economia brasileira”, afirma Haddad. “Essa nova colaboração de pesquisa entre o Insper e o Becker Friedman Institute da UChicago nos ajudará a colocar novas pesquisas em andamento e a melhorar nosso conhecimento das questões que afetam o Brasil.”

O BFI é um renomado centro de pesquisa econômica da Universidade de Chicago. O instituto reúne mais de 200 acadêmicos do Departamento de Economia Kenneth C. Griffin, da Booth School of Business, da Harris School of Public Policy e da Law School para promover novas percepções sobre os problemas econômicos mais importantes do mundo.

A colaboração de pesquisa entre o BFI e o Insper fará parte do recém-lançado BFI Latin America, liderado por seu diretor inaugural, Fernando Alvarez, que é um Charles F. Grey Distinguished Service Professor in Economics and the College.

A missão do BFI Latin America é produzir pesquisas de ponta sobre as questões mais urgentes que as economias e os formuladores de políticas públicas da América Latina enfrentam atualmente e compartilhar essas descobertas com o mundo. A colaboração Insper-BFI é essencial para a crescente rede de parcerias do BFI na América Latina e é uma parte importante do trabalho do BFI Latin America para fortalecer e expandir as relações entre a Universidade de Chicago e as principais instituições da América Latina.

“O Brasil desempenha um papel incrivelmente importante na economia global, com implicações significativas para o comércio mundial, a conservação das florestas e a ação climática, para citar apenas algumas”, diz Alvarez. “Temos muito a aprender sobre a economia brasileira e seu papel como modelo para o resto da América Latina, e essa nova parceria com o Insper inspirará e apoiará pesquisas relevantes que podem ser amplamente compartilhadas.”