Economia
Revisão de portfólio

Danone vende negócios de laticínios orgânicos para Platinum Equity

A companhia francesa disse em comunicado na terça-feira (2) que a estratégia faz parte de uma revisão de portfólio lançada em 2022

Compartilhe:
02 de janeiro de 2024
Vinicius Palermo
Danone vende negócios de laticínios orgânicos para Platinum Equity
A Danone adquiriu as marcas Horizon Organic e Wallaby

A Danone venderá seus negócios de laticínios orgânicos Horizon Organic e Wallaby nos Estados Unidos para a empresa de investimentos em capital privado Platinum Equity por um valor não revelado, reduzindo seu portfólio em uma tentativa de impulsionar o crescimento das vendas e a lucratividade.

A companhia francesa disse em comunicado na terça-feira (2) que a estratégia faz parte de uma revisão de portfólio lançada em 2022, logo após Antoine de Saint-Affrique se tornar presidente-executivo.

A Danone adquiriu as marcas Horizon Organic e Wallaby como parte de um acordo de US$ 10,4 bilhões com a produtora norte-americana de alimentos orgânicos WhiteWave Foods, concluído em 2017. No entanto, em janeiro do ano passado, a empresa disse que considerava uma potencial venda do seu portfólio de produtos de baixo desempenho, que incluía a categoria nos EUA.

As marcas – que contam com produtos lácteos como cremes e branqueadores, queijo e manteiga, além de leite e iogurte – representaram cerca de 3% da receita global da Danone e tiveram um impacto diluidor no crescimento das vendas na comparação com período equivalente e margem operacional recorrente, disse em nota. A fabricante do iogurte Activia e da água Evian reportou vendas globais de 27,66 bilhões de euros (30,56 bilhões de dólares) em 2022.

“Esta venda, uma vez concluída, irá permitir-nos concentrar-nos ainda mais no nosso atual portfólio de marcas fortes e focadas na saúde e reinvestir nas nossas prioridades de crescimento”, disse o CEO da Danone. A empresa acrescentou que manterá uma participação minoritária que não será consolidada nos seus resultados após a conclusão da venda, que permanece sujeita às condições reguladoras habituais.

Separadamente, a Platinum Equity disse que as marcas se beneficiarão de sua experiência e conhecimento operacional. Seu portfólio inclui a fabricante de biscoitos Biscuit International, a produtora de vinhos Fantini Group Vini e a fornecedora de frutos do mar Iberconsa. O crescimento na categoria de lácteos está sendo impulsionado por ofertas premium, como produtos orgânicos e de valor agregado, sendo a Horizon Organic pioneira neste segmento, disse Adam Cooper, diretor administrativo da Platinum Equity. A Danone anunciou ainda uma parceria com a Global Methane Hub (GMH) para reduzir as emissões de metano e impulsionar soluções escaláveis ​​na agricultura.

A Danone se tornará a primeira financiadora corporativa da pesquisa e desenvolvimento de fermentação entérica Accelerator, o maior esforço de pesquisa já coordenado globalmente sobre metano entérico, coordenado pela GMH e apoiado por uma aliança de organizações filantrópicas e governos.

A Accelerator, que já arrecadou US$ 200 milhões em financiamento, investirá em projetos inovadores, investigação e inovação para criar novas soluções escaláveis ​​e práticas para os criadores de gado que pode mitigar a fermentação entérica, que é o processo digestivo do gado ruminante.

A investigação incluirá a mitigação do metano através de aditivos alimentares, genética vegetal e animal, vacinas contra metano, bem como tecnologias de medição acessíveis.

Através desta parceria, a Danone trabalhará com especialistas acadêmicos e fornecedores de tecnologia para soluções de teste que apoiam a construção de dossiês para aprovações regulatórias e impulsionam inovações para vários sistemas agrícolas em vários países.

Outra colaboração com GMH será o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão de contabilização de metano e otimização de alimentação, ferramenta para o gado leiteiro. Isto envolverá as explorações leiteiras dos pequenos produtores da Danone no Norte de África, começando com um primeiro piloto em Marrocos com 1.000 agricultores.

Esta ferramenta ajudará os consultores agrícolas a formular produtos lácteos com dietas baseadas em rações disponíveis regionalmente e qualidade alimentar bem definida. O principal objetivo do projeto é demonstrar os benefícios da melhoria da nutrição do gado em termos de melhoria, produtividade da pecuária, aumentando a renda dos agricultores e reduzindo as emissões de metano.

Uma redução nas emissões de metano terá benefícios imediatos para o clima, superiores a redução do dióxido de carbono, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre o Clima Mudança (IPCC). A produção de laticínios a partir do gado representa cerca de 8% do total humano.