Suellen Escariz
Suellen Escariz
Pelo mundo

Mudanças

Vale olhar para o presente com saudade e esperar o melhor da nova fase que se inicia. Compreendendo que desafios fazem parte das transições e completam o quadro da vida.

Compartilhe:
09 de maio de 2024
Vinicius Palermo
Mudanças
Como o ciclo da lagarta e da borboleta, a vida é feita de mudanças

Há aqueles que reparam nas mudanças das estações, ainda que no Brasil não haja tanta diferença, especialmente do Rio de Janeiro, de onde escrevo, estar atento ao que a natureza “fala” ajuda em muitas decisões e também ajuda a perceber que existem ciclos e fases diferentes.

Não adianta dar lugar à saudade, ela costuma idealizar muito o passado. Muito menos dar lugar à ansiedade, que prevê um futuro muito pessimista.

Vale olhar para o presente com saudade e esperar o melhor da nova fase que se inicia. Compreendendo que desafios fazem parte das transições e completam o quadro da vida.

Conquistas, novas escolhas, um salto de fé, mudanças de rota, retorno, sonho realizado são tantas as possíveis nomenclaturas, mas de qualquer forma, as mudanças podem ser encaradas com uma boa perspectiva, mesmo aquelas que não foram desejadas/planejadas.

A forma como olhamos para onde estamos vai influenciar completamente o que virá, porque parte dos acontecimentos ficam atrelados às emoções que depositamos enquanto esperamos que eles aconteçam.

Mudanças implicam abstenção, algum desconforto, alteração na rotina, mas também produzem maiores aprendizados, um desapego material, um novo olhar sobre a mesma vida, agora, em novas circunstâncias.

A decisão de mudar é a parte mais difícil, depois, tudo vai se encaixando. As coisas, os acontecimentos e nós.

Sorrisos com lágrimas de felicidade, lágrimas de saudade que regam o novo jardim. A certeza de ter feito a escolha certa, mesmo quando os desafios aparecem.

A coragem para mudar não é para todos, mas aqueles que conseguem, percebem que vale muito mais a pena seguir o caminho, do que reclamar todos os dias do que não pode mudar.

Nesses momentos, tanto da mudança em si, quanto de decidir mudar, é fundamental conhecer o propósito de vida.

Aquele que sabe o propósito que carrega, dificilmente se perde na trajetória, continua todos os dias com a certeza de que vai valer a pena, mesmo quando se sente contrariado. Mesmo quando a espera é longa!

O tempo não responde, mas quando ele passa, as respostas chegam. E é ainda melhor quando as respostas nos alcançam antes mesmo que o tempo passe. É mais leve dar um passo quando se sabe onde está indo, mesmo que pareça estar indo em sentido contrário.

2024 se aproxima da metade, e já é um ano de muitas mudanças, grandes realizações e ensinamentos. A vida é sempre repleta de motivos para agradecer e também novos aprendizados.

Vale a pena pensar quais resoluções de fim de ano já foram alcançadas, com a certeza de que a realização de sonhos não fica restrita a um só ano. Se não desistir, pode até passar uma década ou mais, o sonho vai se realizar.


Suellen Escariz – Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – Instagram