Marvym de Brito
Marvym de Brito
Saúde e Bem Estar

Dieta da moda?

A busca por uma dieta saudável e equilibrada é uma jornada que muitas pessoas colocam no seu dia a dia em busca por saúde e bem-estar.

Compartilhe:
17 de outubro de 2023
Vinicius Palermo
Dieta da moda?
São várias as dietas tidas com "da moda".

É sabido que quando se fala sobre dieta, associamos essa palavra a diversas fontes de alimentos saudáveis. O verde dos legumes, o vermelho muitas vezes da carne que vem da proteína animal, ovos, leite, seus derivados e muitos outros. A busca por uma dieta saudável e equilibrada é uma jornada que muitas pessoas colocam no seu dia a dia em busca por saúde e bem-estar.

Existem várias abordagens dietéticas cada uma com suas próprias características e promessas de benefícios à saúde. Cada dieta tem sua especificidade e características distintas. A busca por se adaptar a alguma delas vai de encontro com o estilo de vida de cada pessoa.

A Dieta Mediterrânea é um padrão alimentar inspirado nas práticas culinárias e de estilo de vida dos países situados ao redor do Mar Mediterrâneo como Grécia, Itália e Espanha e essa abordagem nutricional é caracterizada por uma grande variedade de alimentos frescos e não processados destacando o grande consumo de frutas, vegetais, legumes, nozes, sementes, cereais integrais e azeite de oliva.

A ingestão de peixes, aves, laticínios e ovos também é moderada, enquanto o consumo de carnes vermelhas e alimentos processados é limitado. A base da dieta mediterrânea é a presença de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas encontradas no azeite de oliva e nos frutos do mar o que confere benefícios à saúde cardiovascular, promovendo a redução do colesterol LDL e o equilíbrio da pressão arterial. Além disso a riqueza de antioxidantes, fibras e micronutrientes presentes nos alimentos dessa dieta contribui para a prevenção de doenças crônicas e proporciona um estilo de vida mais saudável.

A Dieta Vegetariana é um padrão alimentar baseado em plantas que exclui o consumo de carne seja ela vermelha, branca ou frutos do mar. Os adeptos dessa dieta consomem principalmente frutas, vegetais, legumes, grãos, nozes, sementes e produtos à base de plantas, como tofu e tempeh. Existe variações dentro do vegetarianismo que podem incluir ovolactovegetarianismo (que permite ovos e laticínios), lactovegetarianismo (que permite laticínios) e o vegetarianismo estrito ou vegano (que exclui qualquer produto de origem animal).

A dieta vegetariana é reconhecida por promover diversos benefícios à saúde incluindo a redução do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, hipertensão e obesidade. Além disso, ela tem um menor impacto no meio ambiente já que a produção de alimentos à base de plantas é geralmente mais sustentável. Essa abordagem nutricional exige uma atenção especial para garantir que todas as necessidades nutricionais como proteínas, ferro, cálcio e vitaminas B12 e D sejam atendidas de forma equilibrada através de uma variedade de alimentos vegetais.

 A Dieta Cetogênica é uma abordagem com baixo teor de carboidratos e alta em gorduras saudáveis. O objetivo é fazer o corpo entrar em cetose, um estado em que utiliza gordura como principal fonte de energia. A dieta é composta principalmente por carnes magras, peixes, laticínios, nozes, óleos saudáveis e vegetais com baixo teor de carboidratos. Pode ser eficaz para perda de peso e controle do açúcar no sangue, mas requer monitoramento cuidadoso e é importante incluir alimentos ricos em nutrientes.

A dieta paleolítica mais conhecida como dieta paleo é uma abordagem nutricional inspirada nos padrões alimentares dos nossos ancestrais do Paleolítico período que se estendeu de cerca de 2,5 milhões a 10 mil anos atrás. Essa dieta fala sobre o consumo de alimentos que eram daquela época como carne magra, peixes, frutas, vegetais, nozes e sementes. Ao mesmo tempo exclui alimentos que foram introduzidos mais recentemente na dieta humana como grãos, laticínios, leguminosas, açúcares refinados e alimentos processados.

A filosofia por trás da dieta paleo é que nosso corpo é mais adaptado a uma dieta semelhante a de nossos antepassados falando dos benefícios como perda de peso, melhor digestão e aumento de energia. No entanto é importante notar que a ciência moderna nem sempre fala de algumas das reivindicações feitas por essa dieta e muitos nutricionistas recomendam moderação e equilíbrio incorporando uma ampla variedade de alimentos para garantir a ingestão de todos os nutrientes essenciais.

A dieta flexitariana é uma abordagem nutricional que combina elementos do vegetarianismo com flexibilidade para incluir as vezes carne ou peixe na alimentação. É uma escolha para aqueles que desejam desfrutar dos benefícios de uma dieta baseada em plantas ao mesmo tempo que tem a liberdade de ocasionalmente incluir fontes de proteína animal. A base da dieta flexitariana é composta por frutas vegetais, legumes, grãos integrais, nozes e sementes.

Essa dieta é vista como uma escolha sustentável pois promove uma redução no consumo de carne que tem um grande impacto ambiental. Os adeptos da dieta flexitariana podem ajustar suas opções alimentares de acordo com suas preferências levando em consideração tanto a saúde pessoal quanto a responsabilidade ambiental. Isso proporciona uma abordagem equilibrada e adaptável para manter um estilo de vida saudável e sustentável.

A Importância de uma dieta balanceada independentemente do tipo de dieta escolhida a chave para uma boa saúde está na moderação e equilíbrio. Uma dieta balanceada fornece uma ampla variedade de nutrientes essenciais, vitaminas, minerais e fibras. É de extrema importância ter uma variedade de alimentos para garantir que nosso corpo receba todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento. Uma dieta balanceada não apenas sustenta nossa saúde física, mas também influencia nossa saúde mental, energia diária e bem-estar geral.

Consultar um profissional de saúde ao fazer escolhas alimentares é fundamental para garantir que nossas decisões estejam em harmonia com nossas necessidades nutricionais individuais e objetivos de saúde. A busca por uma dieta balanceada é uma jornada para a vida toda, promovendo vitalidade e longevidade.