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Expansão

Coca-Cola supera expectativas de lucro e receita no 1º trimestre

A Coca-Cola teve lucro líquido de US$ 3,11 bilhões no 1º tri, valor 11% maior do que o ganho em igual período de 2022.

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24 de abril de 2023
Vinicius Palermo
Coca-Cola supera expectativas de lucro e receita no 1º trimestre
A receita da Coca-Cola teve expansão anual de 5% no trimestre, a US$ 10,98 bilhões, também acima do consenso do mercado

A Coca-Cola teve lucro líquido de US$ 3,11 bilhões no primeiro trimestre de 2023, valor 11% maior do que o ganho de US$ 2,79 bilhões apurado em igual período do ano passado, segundo balanço divulgado na segunda-feira, 24. Com ajustes, a gigante americana do setor de bebidas registrou lucro por ação de US$ 0,68 entre janeiro e março, superando a previsão de analistas consultados pela FactSet, de US$ 0,65.

Já a receita da Coca-Cola teve expansão anual de 5% no trimestre, a US$ 10,98 bilhões, também acima do consenso do mercado, de US$ 10,80 bilhões. Às 8h14 (de Brasília), a ação da Coca-Cola subia 1,4% nos negócios do pré-mercado em Nova York.

“Estamos animados com nossos resultados do primeiro trimestre de 2023”, disse James Quincey, presidente e CEO da The Coca-Cola Company. “Nosso alinhamento de sistema está mais forte do que nunca e nossa organização em rede está nos permitindo adaptar conforme necessário. Continuamos a investir no longo prazo, fortalecendo nossas capacidades de gerar valor sustentável para nossos stakeholders. Temos o portfólio certo, a estratégia certa e a execução certa para entrega no mercado. Estamos confiantes em nossa capacidade de cumprir nossos objetivos de 2023”.

As receitas líquidas cresceram 5%, para US$ 11,0 bilhões, e as receitas orgânicas cresceram 12%. O desempenho da receita incluiu crescimento de 11% no preço/mix e crescimento de 1% nas vendas concentradas. As vendas de concentrados ficaram 2 pontos atrás do volume de caixas unitárias, em grande parte devido ao cronograma dos embarques de concentrados e ao impacto de um dia a menos no trimestre.

A margem operacional foi de 30,7% contra 32,5% no ano anterior, enquanto a margem operacional comparável (não-GAAP) foi de 31,8% contra 31,4% no ano anterior. O declínio da margem operacional foi impulsionado principalmente por itens que impactam a comparabilidade e dificuldades cambiais.

A expansão da margem operacional comparável (não-GAAP) foi impulsionada principalmente pelo forte crescimento da receita e pelo impacto da refranquia das operações de engarrafamento, parcialmente compensado por um aumento nos investimentos em marketing e custos operacionais mais altos em relação ao ano anterior, bem como dificuldades cambiais.

O EPS cresceu 12%, para US$ 0,72, e o EPS comparável cresceu 5%, para US$ 0,68. O desempenho comparável de EPS incluiu o impacto de uma queda cambial de 7 pontos.

A empresa ganhou participação de valor no total de bebidas não alcoólicas prontas para beber (NARTD). O fluxo de caixa das operações foi de US$ 160 milhões, uma queda de aproximadamente US$ 460 milhões em relação ao ano anterior, em grande parte devido ao cronograma de iniciativas de capital de giro e pagamentos relacionados a aquisições e desinvestimentos.

O fluxo de caixa livre (não-GAAP) diminuiu aproximadamente US$ 520 milhões em relação ao ano anterior, resultando em fluxo de caixa livre negativo de aproximadamente US$ 120 milhões.

A smartwater®, marca de bilhões de dólares que está disponível em 28 mercados, cresceu 8% em volume no primeiro trimestre. A empresa continua inovando com a marca, lançando recentemente água inteligente alcalina com antioxidante para oferecer hidratação premium para consumidores com estilos de vida ativos. A inovação apresenta um nível de pH mais alto, o selênio antioxidante e uma mistura única de eletrólitos para um sabor puro e fresco.

O lançamento foi apoiado pela campanha de marketing “Eleve como você se hidrata”, que foi promovida por meio de plataformas digitais como Spotify, Meta e TikTok, além de parcerias com o comediante Pete Davidson, o instrutor do Peloton Alex Toussaint e outros. A campanha usou aplicativos de geolocalização para gerar ocasiões incrementais com consumidores em movimento e amostragem experimental segmentada em academias e centros de fitness nos Estados Unidos.

A empresa, em estreito alinhamento com seus parceiros de engarrafamento, continua elevando o padrão na Índia em execução integrada para agregar valor a seus clientes e consumidores. A empresa ampliou seus negócios no primeiro trimestre na Índia, adicionando varejistas, investindo em equipamentos para bebidas geladas e oferecendo os produtos certos pelos preços certos para recrutar consumidores.

Durante o primeiro trimestre, a empresa e seus parceiros de engarrafamento aumentaram a disponibilidade em mais de 300.000 lojas e aproximadamente 40.000 refrigeradores antes da temporada de verão e geraram aproximadamente 3 bilhões de transações a preços acessíveis por meio de pacotes de dose única e pacotes de entrada em casa.

A empresa também aumentou a penetração doméstica por meio de promoções direcionadas em grandes pacotes para o canal doméstico. Essa execução integrada rendeu resultados sólidos, pois a empresa aumentou a receita antes das transações e cresceu as transações antes do volume, além de aumentar a participação de valor nas categorias de refrigerantes e sucos.