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Carrefour espera converter 40 hipermercados em lojas Atacadão e Sam’s Club entre 2024 e 2026

Em relação à abertura de lojas, o Carrefour Brasil espera abrir entre 10 e 12 lojas Atacadão e entre 7 e 9 lojas Sam’s Club em 2024.

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28 de novembro de 2023
Vinicius Palermo
Carrefour espera converter 40 hipermercados em lojas Atacadão e Sam’s Club entre 2024 e 2026
O Carrefour registou também um sólido crescimento de 4,3% nas vendas na França e de 4,1% na Europa no terceiro trimestre, enquanto a atividade caiu 3,7% no Brasil.

O Grupo Carrefour Brasil divulgou na manhã de terça-feira, 27, novas projeções para o período entre 2024 e 2026, com a expectativa de que consiga converter aproximadamente 40 hipermercados em lojas Atacadão e Sams Club. Destas, cerca de 20 devem ocorrer em 2024, segundo fato relevante.

Em relação à abertura de lojas, o Carrefour Brasil espera abrir entre 10 e 12 lojas Atacadão e entre 7 e 9 lojas Sam’s Club em 2024. Quanto ao capex, a projeção é de que os gastos de capital para o ano fiscal de 2024 devem variar entre R$ 2,3 bilhões até R$ 2,6 bilhões. Já para capital de giro, os níveis de estoque devem ser reduzidos em aproximadamente 2 dias de custo das mercadorias vendidas em 2024.

O Carrefour Brasil, contudo, também informou a retirada do guidance divulgado em 24 de setembro de 2021 relativo à projeção de atingir R$ 100 bilhões em vendas brutas em sua unidade de negócios Atacadão para o exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2024. A retirada, segundo a empresa é “resultante das mudanças no ambiente macroeconômico do país”.

O Carrefour registou também um sólido crescimento de 4,3% nas vendas na França e de 4,1% na Europa no terceiro trimestre, enquanto a atividade caiu 3,7% no Brasil. O trimestre foi marcado por uma continuação das tendências observadas nos últimos meses, com avidade e comportamento dos clientes em linha com os do trimestre anterior.

Na França e na Europa, a evolução das vendas no terceiro trimestre de 4%, em comparação a expansão de 7% no segundo trimestre refletiu a evolução geral desaceleração da inflação alimentar em cerca de três pontos, acompanhando a forte aceleração da inflação no ano passado.

Os preços ao consumidor têm permanecido globalmente estáveis, mês após mês, desde o início do verão na Europa. Contra um contexto de pressão contínua sobre o poder de compra (inflação acumulada ao longo de 2 anos de cerca de 20% na Europa Ocidental e 30% na Europa Oriental), o comportamento do consumidor permaneceu inalterado.

Neste contexto, o Carrefour manteve um sólido impulso comercial, contando com a força da sua estratégia comercial modelo, o foco de suas equipes na satisfação do cliente e a atratividade de sua oferta. O Carrefour intensificou iniciativas para apoiar o poder de compra dos seus clientes, nomeadamente com as campanhas “Preços Congelados”

e diversas ondas de reduções de preços direcionadas. Os produtos da marca Carrefour continuam a ter uma base de clientes cada vez maior. Eles representam mais de 35% das vendas de alimentos no trimestre, um aumento de +3 pontos ano a ano. Este rápido aumento apoia a ambição do Grupo de atingir 40% das vendas de alimentos de empresas privadas.

O ambiente era mais difícil no Brasil, que tem visto uma deflação anual de alimentos desde agosto, com uma desaceleração de mais de 4 pontos em relação ao trimestre anterior, enquanto os volumes ainda caíram. O Atacadão está se comportando bem graças ao seu posicionamento de preços atraente e à rápida expansão de lojas convertido do Grupo BIG. O Grupo reitera sua meta de sinergia de pelo menos R$ 2,0 bilhões até 2025.

Na América Latina, as vendas cresceram 20,2%. No Brasil, as vendas caíram -3,7%, globalmente em linha com o desempenho do 2º trimestre, apesar de uma desaceleração de mais de 4 pontos na inflação alimentar, que foi negativa em agosto e setembro

O Atacadão cresceu 22,2% no terceiro trimestre. As vendas do Varejo do Carrefour foram mais impactadas pelo ambiente econômico e caíram 7,7% no terceiro trimestre. Já as vendas do Sam’s Club aumentaram 9,3%, com crescimento de 2,0% nas vendas e a adição de 5 lojas ao longo

últimos 12 meses. O número de membros ativos aumentou 10,2% em relação ao terceiro trimestre de 2022, graças ao recrutamento de novos clientes através de ferramentas digitais.

O GMV do e-commerce cresceu +50%, incluindo 67% no e-commerce alimentar, graças ao ramp-up do negócio online do Atacadão e a integração do Grupo BIG. Os serviços financeiros conuaram a crescer, com um aumento de 26% na carteira de crédito e um aumento no faturamento de 13% no tereciro trimestre, beneficiando nomeadamente da adição de antigos clientes do Grupo BIG.