Economia
Aumento dos custos

Air France-KLM teve prejuízo maior que o esperado no 1º trimestre

A receita da companhia aérea franco-holandesa no trimestre somou 6,33 bilhões de euros, alta de 42% em relação a um ano antes.

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05 de maio de 2023
Vinicius Palermo
Air France-KLM teve prejuízo maior que o esperado no 1º trimestre
No primeiro trimestre de 2023, as receitas da Air France-KLM aumentaram 40,6% em relação a uma moeda constante em comparação com o primeiro trimestre de 2022

A Air France-KLM divulgou na sexta-feira (5) que teve prejuízo líquido de 344 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, menor do que a perda de 552 milhões de euros apurada no mesmo período do ano passado.

A receita da companhia aérea franco-holandesa no trimestre somou 6,33 bilhões de euros, alta de 42% em relação a um ano antes.

Já o resultado operacional, uma métrica acompanhada de perto por analistas e investidores, mostrou prejuízo de 306 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, ante perda de 350 milhões de euros no mesmo intervalo de 2022, gerando margem negativa de 4,8%.

A receita veio praticamente em linha com as expectativas de analistas, mas as perdas líquidas e operacionais foram maiores do que se previa. As projeções eram de receita de 6,32 bilhões de euros, prejuízo líquido de 340 milhões de euros e perda operacional de 294 milhões de euros, de acordo com consenso fornecido pela própria empresa.

Benjamin Smith, CEO do Grupo, disse que, no primeiro trimestre, a Air France-KLM aproveitou ainda mais o momento de recuperação, mostrou forte crescimento da receita, bem como uma geração robusta de fluxo de caixa, graças ao verão muito encorajador e a venda de ingressos.

“Isso está abrindo caminho para uma movimentada temporada de férias em nossa rede global, que todos de nossas equipes estão se preparando ativamente. Também estou satisfeito por termos reembolsado integralmente todos o que nos ajuda, nos liberta das restrições associadas e nos devolve toda a nossa capacidade estratégica de autonomia.”

No primeiro trimestre de 2023, as receitas aumentaram 40,6% em relação a uma moeda constante em comparação com o primeiro trimestre de 2022, principalmente impulsionado por uma maior capacidade e um maior fator de ocupação de passageiros. A margem operacional melhorou em relação a uma moeda constante em 3,4 pontos para -4,8%. No ano passado, o resultado operacional se beneficiou de uma licença de € 210 milhões de contribuição.

O fluxo de caixa operacional livre ajustado totalizou € 683 milhões, uma melhoria de € 53 milhões em relação ao ano passado, impulsionado pela forte venda de ingressos no verão. A dívida líquida fechou em € 5,5 bilhões, uma queda de € 0,9 bilhão em comparação com o final do ano de 2022.

A Air France-KLM recebeu 19,7 milhões de passageiros, 35,3% acima do ano passado. Como a capacidade aumentou 19,8% e o tráfego cresceu 38,9%, o fator de ocupação aumentou 11,8 pontos em relação ao ano passado. A receita unitária de passageiros do grupo por ASK aumentou em 35,3% em relação a uma moeda constante em relação ao ano passado. Este aumento foi impulsionado pelo rendimento.

O custo unitário do grupo por ASK com combustível e moeda constantes aumentou 5,2% em relação ao ano passado devido a contribuição de licença de € 210 milhões no ano passado e a pressão inflacionária sobre os custos em 2023.

A inflação começou no ano passado após a eclosão da guerra na Ucrânia e é vista em várias categorias de custos, como pessoal, manuseio e despesas gerais. O custo unitário do Grupo por ASK e o preço de combustível aumentou ligeiramente em 0,7%. A Air France-KLM pretende restaurar seu balanço, além da geração de lucro líquido, por meio de iniciativas como financiamento de capital e/ou títulos híbridos diretos.

A empresa anunciou que estava entrando em negociações exclusivas com a Apollo Global Management para um financiamento quase € 500 milhões em uma afiliada proprietária da Engineering e ativos de manutenção (MRO). Esta transação marcará mais um passo rumo ao reforço do capital próprio do Grupo. Entretanto, a empresa recebeu várias ofertas não vinculativas sobre financiamento quase patrimonial apoiado pelo Programa de Fidelidade. As discussões ainda estão em andamento com potenciais investidores.