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Air France-KLM teve prejuízo de 256 milhões de euros

A receita da companhia aérea franco-holandesa somou 7,1 bilhões de euros no trimestre, uma alta de 3,9% em relação a um ano antes.

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01 de março de 2024
Vinicius Palermo
Air France-KLM teve prejuízo de 256 milhões de euros
Segundo o balanço da empresa, a capacidade no quarto trimestre aumentou significativamente em relação a 2022, em 34,4%

A Air France-KLM divulgou na quinta-feira, 29, que teve prejuízo líquido de 256 milhões de euros no quarto trimestre de 2023, ante lucro de 496 milhões de euros no mesmo período do ano anterior. A receita da companhia aérea franco-holandesa somou 7,1 bilhões de euros no trimestre, uma alta de 3,9% em relação a um ano antes. A expectativa de analistas consultados pela FactSet era de receita de 7,2 bilhões de euros.

Já o resultado operacional, uma métrica acompanhada de perto por analistas e investidores, mostrou prejuízo de 56 milhões de euros nos últimos três meses do ano passado, ante lucro de 134 milhões de euros no mesmo intervalo de 2022.

Segundo o balanço da empresa, a capacidade no quarto trimestre aumentou significativamente em relação a 2022, em 34,4%, mas ainda permaneceu 26% abaixo de 2019. O crescimento foi impulsionado principalmente pela China.

Benjamin Smith, CEO do Grupo, disse que, em 2023, a empresa cumpriu o compromisso com um forte desempenho operacional e financeiro, ao mesmo tempo que manteve a posição como Grupo de companhias aéreas de referência em sustentabilidade.”

Entre as grandes conquistas, ele citou os nossos esforços para fortalecer ainda mais o balanço e restaurar o patrimônio do Grupo. “Também fizemos um pedido histórico de cinquenta Airbus A350 com direitos de compra para quarenta aeronaves adicionais, acelerando assim a renovação da nossa frota com as mais recentes aeronaves de última geração que oferecem maior eficiência de combustível, menores emissões de CO2 e ruído e um experiência aprimorada para nossos clientes.”

Smith disse que a Air France-KLM confirmou a posição como líder mundial no utilizador de combustível de aviação sustentável, demonstrando a determinação em redobrar esta aposta fundamental na descarbonização para alcançar os objetivos de sustentabilidade. “Este ano será o 20º aniversário da Air France-KLM, uma ocasião marcada por todos, mais especial pelos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024, dos quais a Air France se orgulha de ser patrocinadora oficial.”

No quarto trimestre, as receitas aumentaram 6,7% em moeda constante em comparação com o quarto trimestre de 2022, apoiado por uma combinação de um aumento de capacidade (+6%) e um melhor rendimento de passageiros (+3,2%) absorvido em parte pela redução da receita unitária de carga (-31,8%).

O resultado operacional ficou 190 milhões de euros abaixo do ano passado, situando-se em 56 milhões de euros e foi impactado pela situação geopolítica em África e no Médio Oriente (65 milhões de euros) e um aumento da unidade de custo, embora parcialmente compensado por um preço mais baixo do combustível de aviação.

O custo unitário do grupo por ASK com combustível constante e moeda constante aumentou 3,5% em relação ao ano passado devido um aumento nos custos de interrupção operacional de 70 milhões de euros e um impacto único e não monetário (IFRS2) relacionado com o plano de participação dos empregados no valor de 30 milhões de euros”.

A Air France-KLM registou a maior receita da sua história em 2023, no valor de 30 mil milhões de euros, um aumento de 15,1% em moeda constante. A margem operacional ficou em 5,7%, melhorando sequencialmente em 1,2 ponto em comparação com o ano passado, graças a uma combinação de forte rendimento e fator de carga. O resultado líquido ascendeu a 934 milhões de euros, um aumento de 206 milhões de euros, o que, combinado com os financiamentos de capital próprio ocorrido durante o ano, conduziu a um retorno em capitais próprios positivos (0,5 mil milhões de euros).

O fluxo de caixa livre operacional ajustado para o ano inteiro foi impactado pelo pagamento dos impostos salariais, pensões e encargos sociais acumulados durante a Covid (350 milhões de euros).

Em janeiro de 2024, a Air France resgatou integralmente 610 milhões de euros do pagamento diferido de pensões ao Caisse des Retraites des Personnels Navigants (CRPN). O Grupo agradece aos pilotos do CRPN pelo apoio e irá resgatar os restantes encargos sociais e impostos salariais de cerca de 1,7€ bilhão até 2027.

A dívida líquida terminou em 5,0 mil milhões de euros, representando uma melhoria de 1,3 mil milhões de euros face a 2022.