A Toyota anunciou na quarta-feira, 19, que vai investir R$ 1,7 bilhão na produção no Brasil de um carro compacto com tecnologia híbrida flex, que combina um motor bicombustível, que funciona tanto a gasolina quanto a etanol, com outro elétrico, cuja bateria é autocarregada – não precisa de tomada.
O projeto foi lançado pelo presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, em cerimônia com o governador Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O investimento vai gerar 700 empregos diretos nas fábricas da Toyota em Porto Feliz, onde são produzidos motores, e Sorocaba, onde o novo modelo será montado.
Chang informou também que o carro será exportado a 22 países. “É um dia histórico para a Toyota e o Estado de São Paulo (…) Esse investimento vai gerar emprego, renda e contribuir para a descarbonização do Brasil”, declarou o presidente da montadora, que está comemorando dez anos do lançamento do seu primeiro modelo híbrido no País, o Prius.
O anúncio acontece um ano após a Toyota decidir fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde produzia peças fornecidas a outras unidades da montadora no Brasil e na Argentina. Na época, a empresa justificou que buscava mais sinergia entre as unidades produtivas para aumentar a competitividade.
Seguindo seus princípios orientadores de “Mobilidade para Todos” e não deixando ninguém para trás, a Toyota Motor North America anunciou na quarta-feira também o “Empact”, uma nova visão para ajudar na transição de comunidades carentes para um futuro de mobilidade eletrificada.
O Empact é baseado na combinação de “impacto ambiental”, com foco nos movimentos da empresa em direção à neutralidade de carbono, e “ação empoderadora”, que representa os esforços que a Toyota está fazendo para projetar uma estratégia de implantação mais equitativa e inclusiva em comunidades carentes. A estratégia centra-se em três áreas fundamentais: acesso ao carregamento, fornecimento de soluções de mobilidade acessíveis e redução das emissões de carbono.
“Nossa visão será nosso guia enquanto trabalhamos com autoridades locais e estaduais para identificar comunidades onde o Empact pode ajudar a resolver problemas relacionados ao acesso e acessibilidade de carregamento de VEs”, disse Christopher Reynolds, vice-presidente executivo e diretor administrativo de recursos corporativos da Toyota Motor. “Fornecer soluções de carregamento de veículos elétricos capacitará os consumidores a tomar decisões que não apenas terão um impacto positivo no meio ambiente, mas também acelerarão a adoção de veículos eletrificados”.
Para abordar o acesso ao carregamento, a Toyota trabalhará com parceiros e cidades para identificar locais ideais para implantação de estações de carregamento para atender os clientes com mais eficiência. Inicialmente, os locais visados incluirão locais sem estacionamento privado ou na rua, incluindo áreas de maior densidade populacional em habitações multifamiliares.
Para acessibilidade, a Toyota explorará como permitir um carregamento público mais econômico para permitir uma maior adoção de veículos elétricos a bateria. Hoje, o carregamento rápido DC pode ser até quase três vezes mais caro do que o carregamento doméstico, o que sobrecarrega desproporcionalmente aqueles que dependem do carregamento público.
A Toyota também continuará fornecendo um portfólio de opções de veículos eletrificados como parte da visão “Beyond Zero”, incluindo quatro veículos elétricos híbridos a partir de US$ 31.000, dois veículos elétricos híbridos plug-in e o Toyota bZ4X totalmente elétrico.
A Lexus também oferece oito opções de veículos eletrificados, incluindo o RZ 450e totalmente elétrico. A solução de mobilidade KINTO da Toyota está explorando como apoiar esse esforço, melhorando o acesso a veículos de aluguel com emissão zero para uso comercial ou pessoal, permitindo que mais motoristas se beneficiem de veículos elétricos a bateria sem a despesa de propriedade do veículo.
A terceira área em que a Toyota se concentrará é a redução das emissões associadas ao carregamento de veículos, ajudando a melhorar a qualidade do ar para todos os cidadãos, mas especialmente para aqueles em comunidades carentes que geralmente enfrentam uma parcela desproporcional do ônus.
A empresa já começou a trabalhar com a WattTime, uma organização sem fins lucrativos que recomenda horários para carregar a bateria e plug-in de veículos elétricos híbridos quando se prevê que o carregamento da rede tenha emissões de carbono mais baixas ou seja provável que tenha um menor impacto potencial na saúde a longo prazo. termo para pessoas que vivem perto de usinas de energia.
Além disso, o programa opcional Clean Assist™ da Toyota permite aos clientes uma avaliação ou assinatura ativa do Remote Connect e um Toyota ou Lexus BEV, ou Toyota ou Lexus PHEV na Califórnia, para obter 100% de sua carga combinada com eletricidade renovável.