A Telefónica obteve lucro líquido de 10 milhões de euros no terceiro trimestre de 2024, representando apenas uma pequena fração do ganho de 502 milhões de euros apurado em igual período do ano passado, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira, 7.
O resultado da companhia de telecomunicações espanhola, que foi atribuído à desvalorização do real no Brasil e a uma baixa contábil no Peru, ficou bem abaixo da previsão de analistas, de lucro de 329 milhões de euros.
O Ebitda ajustado – medida de rentabilidade bastante acompanhada – da Telefónica caiu 2,5% na mesma comparação, para 3,26 bilhões de euros, e a receita diminuiu 3%, para 10,02 bilhões de euros, mas ficou acima do consenso, de 9,98 bilhões de euros. Para 2024, a Telefónica segue prevendo avanço de 1% na receita e ganho de 1% a 2% no Ebitda.
A Telefónica também confirmou a remuneração ao acionista para 2024, que consiste num dividendo em dinheiro de 0,30 euros por ação, pagável em duas parcelas: dezembro de 2024 (0,15 euros) e junho de 2025 (0,15 euros).
“Nosso plano de ação é ambicioso e continua a entregar resultados para avançar na direção certa e consolidar o crescimento rentável. Nos primeiros nove meses do ano, em um cenário global de incertezas, a Telefónica registrou um lucro líquido de quase € 1 bilhão e reiterou todas as suas metas financeiras para o ano inteiro. Também confirmamos nossa remuneração aos acionistas para 2024.
Continuamos a transformar as redes com foco estratégico em qualidade e robustez, e o fazemos com um maior grau de satisfação do cliente. As oportunidades à frente são enormes e a Telefónica continuará a alavancar efetivamente seus recursos para impulsionar o crescimento a serviço de nossos acionistas e clientes”, disse o presidente da Telefónica, José María Álvarez-Pallete.
A atividade comercial favorável em todos os mercados e as taxas de crescimento em moeda local foram afetadas nos resultados do terceiro trimestre pela evolução das taxas de câmbio, particularmente o real brasileiro. A depreciação cambial teve um impacto trimestral de € 429 milhões nas receitas e € 159 milhões no lucro operacional antes da depreciação e amortização (EBITDA).
Graças à estratégia de hedge implementada pela empresa, o efeito dos movimentos da taxa de câmbio no fluxo de caixa foi limitado a € 25 milhões nos primeiros nove meses do ano. O fluxo de caixa livre foi 4,2 vezes maior no trimestre do que nos três meses anteriores, em € 866 milhões, 89,5% a mais do que no terceiro trimestre de 2023.
No ano até setembro, atingiu € 1.030 milhões, 27,7% a mais ano a ano e, portanto, acima da meta anual de mais de 10%. Como resultado do desempenho da moeda, as receitas no terceiro trimestre caíram 2,9% para € 10.023 milhões, para atingir um total de € 30.418 milhões nos primeiros nove meses. Além disso, 60% das receitas trimestrais vieram do mercado residencial (B2C); 21% do segmento empresarial (B2B); e os 19% restantes de atacado, parceiros e outras receitas. Devido ao impacto do câmbio, o EBITDA caiu 2,5% no trimestre para € 3.260 milhões.
Nos primeiros nove meses do ano, o lucro operacional antes de depreciação e amortização totalizou € 9.684 milhões, alta de 0,4%. O CapEx no final de setembro foi de € 3.642 milhões (-4,8%) e representa 12% das receitas, em linha com as previsões anuais. O fluxo de caixa operacional (EBITDAaL-CapEx) foi de € 1.253 milhões no terceiro trimestre, em linha com o mesmo período de 2023, e atingiu € 4.001 milhões nos primeiros nove meses, alta de 2,2%. Crescimento e aumento da fidelidade na Espanha Por país, o EBITDA da Telefónica España confirmou seu retorno ao crescimento, aumentando 1% no terceiro trimestre para € 1.155 milhões e 0,6% nos primeiros nove meses para € 3.387 milhões.
Este desempenho ocorreu em um contexto de crescimento acelerado da atividade comercial, com as maiores adições líquidas de clientes na Espanha em seis anos; maior satisfação do cliente, com um Net Promote Score (NPS) de 34 pontos, 2 pontos percentuais a mais em relação a junho; e maior fidelidade, com uma taxa de churn de 0,8%, o menor nível da história.
Além disso, a receita média por cliente (ARPU) permaneceu acima de € 90. Na Alemanha, o EBITDA cresceu 3% no trimestre para € 694 milhões e 3,9% entre janeiro e setembro para € 2.027 milhões. A fidelidade do cliente no mercado alemão também melhorou, com o churn caindo para 1%. No Brasil, o EBITDA caiu 5,9% no trimestre para € 1.030 milhões, devido ao impacto das taxas de câmbio, mas nos primeiros nove meses cresceu 2,2% para € 3.066 milhões.
No Reino Unido, a VMO2 confirmou suas metas financeiras para o ano inteiro, incluindo o compromisso de pagar dividendos aos acionistas, e a Hispam manteve sua estratégia de reduzir a exposição de capital na região e continuar operando de forma mais eficiente e com custos mais baixos.
A Telefónica Tech reportou receitas de € 470 milhões no terceiro trimestre, para um total de € 1.453 milhões nos primeiros nove meses do ano, 9,5% a mais que no mesmo período do ano anterior, em um contexto de crescimento sustentável e dinamismo comercial refletido em um aumento de 40% nos pedidos.
A Telefónica Infra, que continua impulsionando o crescimento e acelerando a inclusão digital por meio da implantação eficiente de infraestrutura de última geração, fechou setembro com 24 milhões de instalações passadas com fibra.
A Telxius, a empresa de gerenciamento de cabos submarinos, relatou um crescimento de tráfego ano a ano de 12% nos primeiros nove meses e manteve sua alta taxa de rentabilidade (48,9%). Posicionamento competitivo favorável A Telefónica fechou setembro com 393 milhões de acessos, alta de 2%.
Os clientes de contrato de fibra e celular continuaram a aumentar, com crescimento acumulado de 11% e 3%, respectivamente, em comparação com setembro de 2023. Esses bons dados comerciais são sustentados, entre outros fatores, pela qualidade e força das redes da empresa.
Em termos de implementação de rede, a Telefónica manteve sua liderança global em fibra, de modo que a pegada internacional de redes ultrarrápidas em setembro ficou em 178 milhões de instalações (+4%), das quais 81,6 milhões eram FTTH (+13%). Este número inclui um total de 24,1 milhões de instalações dos vários veículos de fibra do Grupo (+19%). Além disso, no final de setembro, a tecnologia 5G cobria 90% da população na Espanha, 97% na Alemanha, 57% no Brasil e 68% no Reino Unido.
A implantação cumulativa nos quatro principais mercados do Grupo atingiu 71% da população, o que está mais de dois anos à frente da meta definida no plano estratégico do GPS para atingir 70% até 2026. Sustentabilidade Durante o terceiro trimestre de 2024, a Telefónica liderou uma avaliação de maturidade climática implementada por meio do Telco JAC (Joint Alliance for CSR) para abordar as emissões do escopo 3 (cadeia de valor). Isso inclui treinamento personalizado para aproximadamente 1.000 fornecedores-chave.
A empresa também lançou o relatório ‘Connected Living’, que detalha como a conectividade ajudou os clientes da empresa no Brasil, Alemanha e Espanha a evitar 69 milhões de toneladas de CO₂ em 2023. Na área social, a Telefónica está avançando em diversidade com 33,6% de mulheres executivas fazendo um progresso sólido em direção à meta de 37% até 2027.
Além disso, durante o trimestre, a Telefónica foi incluída como ‘FT Diversity Leader’ pelo quinto ano consecutivo e obteve uma pontuação de 81/100 na última avaliação EcoVadis, colocando a empresa no 99º percentil de todas as empresas classificadas (cerca de 130.000).
Em termos de governança, a Telefónica participou ativamente do desenvolvimento do Código de Práticas do AI Office e aderiu ao Pacto UE-UA para impulsionar o desenvolvimento de IA confiável e seguro. Além disso, em outubro passado, a Telefónica recebeu o prêmio máximo na categoria Reporting and Transparency do 2024 Reuters Sustainability Awards.